segunda-feira, 25 de outubro de 2010

V Fórum Brasileiro de Literatura de Blumenau

Esta semana o SESC, a Fundação Cultural, a SEB e a ALB, promovem o V Fórum Brasileiro de Literatura de Blumenau com mesas literárias, dentro da programação da Feira do Livro de Blumenau.

Terça-feira (26 de outubro)
Produção Literária de Blumenau
Com Susana Sedrez, Paulo Bornhofen, Raquel Furtado e Jamil Antônio Dias
Três escritores e conversam sobre produção local. Um bate papo sobre as formação e qualificação da escrita, a produção a literária, seus vários formatos e formas de alcançar o leitor.
19h, no V Fórum Brasileiro de Literatura de Blumenau, na Auditório Carlos Jardim - Fundação Cultural de Blumenau

Quarta-feira (27 de outubro)
Ficções.com
Com Joca Reiners Terron, Sérgio Fantini e Carlos Henrique Schroeder
Três escritores conversam sobre o ofício da escrita. Uma conversa franca sobre a criação literária , as dificuldades de ser escritor no Brasil e os caminhos da escrita na era da internet.
19h, no V Fórum Brasileiro de Literatura de Blumenau, na Auditório Carlos Jardim - Fundação Cultural de Blumenau
Joca Reiners Terron (Cuiabá, 1968) é escritor. Publicou “Eletroencefalodrama” (Ciência do Acidente, 1998), “Não há nada lá” (Ciência do Acidente, 2001). “Animal anônimo” (Ciência do Acidente, 2002), “Hotel Hell” (Livros do Mal, 2003), “Curva de rio sujo” (Planeta, 2003), “Sonho Interrompido por Guilhotina” (Casa da Palavra, 2006), entre outros. Acaba de lançar seu romance da coleção Amores Expressos, cujo título é Do Fundo do Poço se Vê a Lua (Companhia das Letras, 2010).
Sérgio Fantini (Belo Horizonte, 1961 )publicou zines e livros de poemas; realizou shows, exposições, recitais e performances. Publicou os livros Diz Xis, Cada Um Cada Um, Materiaes (Dubolso), Coleta Seletiva (Ciência do Acidente), A ponto de explodir e Camping Pop (Yiyi Jambo, Paraguai). Têm textos em dezenas de antologias, com destaque para Geração 90 - Manuscritos de Computador (Boitempo), Os Cem Menores Contos Brasileiros do Século (Ateliê), Contos Cruéis (Geração), Quartas histórias, contos baseados em narrativas de Guimarães Rosa (Garamond), Cenas da favela – as melhores histórias da periferia brasileira (Geração/Ediouro), 35 maneiras de chegar a lugar nenhum (Bertrand Brasil), Capitu mandou flores - contos para Machado de Assis nos cem anos de sua morte (Geração), Pitanga (Lisboa, Portugal), 90-00 - cuentos brasileños contemporáneos (Ediciones Copé, Peru) e Como se não houvesse amanhã - 20 contos baseados em músicas da Legião Urbana (Record).
Carlos Henrique Schroeder nasceu na década de 1970 na cidade de Trombudo Central, no interior de Santa Catarina. Estreou na literatura em 1998 e de lá para cá lançou quase uma dezena de livros, com destaque para os romances A rosa verde (Editora da UFSC, 2005), Ensaio do Vazio (7 Letras, 2006), e para a coletânea de contos As certezas e as palavras (Editora da Casa, 2010). Em 2010 foi agraciado com a Bolsa Funarte de Criação Literária, do Governo Federal, para pesquisa e conclusão de seu romance A mulher sem qualidades. Desde 2007 é cronista fixo (escreve todos os sábados) dos diários A notícia e O correio do povo.

Quinta-feira (28 de outubro)
Agora é que são elas!
Com Ana Paula Maia, Manoela Sawitzki e Carola Saavedra
Mediação de Carlos Henrique Schroeder

Três escritoras falam sobre o ofício da escrita e o que é ser mulher e escritora num país de poucos leitores.
19h no V Fórum Brasileiro de Literatura de Blumenau - Auditório Carlos Jardim - Fundação Cultural de Blumenau
Naturalizada brasileira, Carola Saavedra (1973, Santiago do Chile, Chile) publicou seu primeiro livro em 2005, Do lado de fora (7 Letras). Mais recentemente, lançou Toda terça (Cia das Letras, 2007) e Flores azuis (Cia das Letras, 2008), pelo qual recebeu o prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (Apca) de melhor romance. Em Paisagem com dromedário (Cia das Letras, 2010), sua última obra, Carola conta, por meio de 22 mensagens, a história de um casal de artistas plásticos. Nesse livro, a autora atualiza radicalmente o gênero epistolar, aproximando-o do cinema e do radioteatro. Participou da FLIP 2010. Ana Paula Maia, nascida no Rio de Janeiro, é autora dos romances O habitante das falhas subterrâneas (7 letras, 2003), A guerra dos bastardos (Língua geral, 2007) e Entre rinhas de cachorros e porcos abatidos (Record, 2009). Em 2006 publicou o primeiro folhetim pulp da Internet brasileira em 12 capítulos. Têm contos publicados em diversas antologias, entre elas 25 Mulheres que estão fazendo a nova literatura brasileira (Record, 2004) e Sex´n´Bossa (Mondadori, Itália, 2005). Manoela Sawitzki nasceu em Santo Ângelo, Rio Grande do Sul, Brasil, em 1978. É escritora, dramaturga e jornalista. Publicou o romance Nuvens de Magalhães (Mercado Aberto, 2002), a peça Calamidade (Funarte, 2004), cuja primeira montagem lhe rendeu o Prêmio Açorianos de Melhor Dramaturgia de 2006. Seu segundo romance, Suíte Dama da Noite, foi publicado no Brasil em 2009 pela Record e em Portugal, pela Editora Cotovia. Já trabalhou em roteiros para cinema e televisão, e é colaboradora da revista brasileira Bravo!, escrevendo críticas de teatro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário