domingo, 17 de outubro de 2010

37º Salão Internacional de Humor de Piracicaba



O 37º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, um dos mais tradicionais do gênero, criado em 1974 por Millôr Fernandes, Jaguar, Fortuna, Ziraldo, Zélio e Paulo Francis, à época responsáveis pelo jornal O Pasquim. A edição do salão reune artistas brasileiros e estrangeiros, desde que enviem trabalhos inéditos e de temática livre.

O Júri de Seleção do 37º Salão Internacional de Humor de Piracicaba reuniu-se no último final de semana para definir quais trabalhos participam da exposição principal do evento que começa no próximo dia 28, no Engenho Central e prossegue até o dia 17 de outubro.

O processo de seleção dos 1752 trabalhos enviados por 613 autores nas categorias Cartum, Charge, Caricatura, Tira e Vanguarda iniciou-se às 10 horas do sábado, dia 07 e terminou por volta das 12 horas do domingo, dia 08, no Bristol Center Flat.

Ao todo, foram selecionados 275 trabalhos de 173 artistas. O Júri de Seleção esteve composto por Walmir Américo Orlandelli (Cartunista), Raimundo Rucke Santos Souza (Cartunista), Octávio Novaes de Oliveira (Cartunista), Fausto Longo (Arquiteto), Adolpho Queiroz (Jornalista), Erik Tedesco (Jornalista – A Tribuna Piracicabana) e Luiza Villaméa (Jornalista – Revista Istó É).

Este ano o 37º Salão Internacional de Humor de Piracicaba recebeu trabalhos de 51 países e 17 estados brasileiros. Em 2009 o Salão recebeu 1.261 trabalhos de 498 autores, 34 países e 20 estados brasileiros.

Eduardo Ferreira Grosso, cartunista, artista plástico e diretor do Centro Nacional de Documentação, Pesquisa e Divulgação do Humor Gráfico de Piracicaba (CEDHU) acompanhou todo o processo de seleção e considerou muito sério o trabalho dos integrantes do júri, disse que é preciso pensar desde já no Salão de 2011 e preocupou-se várias vezes em elogiar a qualidade dos trabalhos recebidos e a atuação competente de cada jurado.

Os últimos momentos dos trabalhos do Júri de Seleção foram de elogios à organização do evento deste ano. O arquiteto Fausto Longo disse que nunca, na história do Salão, viu uma equipe de seleção tão profissional. “Da minha parte, como coordenador voluntário, que há 36 anos vive o Salão, considero este o melhor juri do qual fiz parte”. O jornalista Adolpho Queiroz, outro pioneiro do Salão agradeceu a oportunidade e acrescentou que se não fosse o apoio da Prefeitura nesses 37 anos de Salão, ele não existiria mais. Disse que o Salão não pode ter dono e que as comissões não podem permanecer as mesmas por muitos anos. Elogiou o volume de trabalhos dos outros países, dos Estados brasileiros e a qualidade dos mesmos. “Temos que dar oportunidade aos novos talentos do humor gráfico, aos novos atores no grupo.”

O cartunista Raimundo Rucke agradeceu ao convite para participar do corpo de jurados de seleção. Disse que participou várias vezes mas não tinha noção da organização que está nos bastidores. Além de elogiar a seriedade de toda a equipe organizadora e do júri de seleção, ressaltou que há muito tempo os cartunistas pediam essas mudanças no Salão. Novaes, outro cartunista membro do júri de Seleção também não deixou de agradecer a oportunidade, elogiou a organização e disse que este Salão irá revelar muitos talentos do humor gráfico. A Secretária Municipal da Ação Cultural, Rosângela Rizzolo Camolese, em sua fala, mostrou-se muito feliz com os primeiros resultados do Salão. Cumprimentou e agradeceu a todos os membros do Júri de Seleção e disse que o CEDHU é dos cartunistas e está à disposição de todos para ações que agreguem valor às páginas da história do humor gráfico no Brasil e no mundo. Deixou claro a todos que o Salão de Humor não pertence a esta ou aquela pessoa. O cartunista Walmir Américo Orlandelli, que participa do Salão há 11 anos observou que as mudanças neste 37º são salutares e que o Salão tem que se modernizar. A jornalista Luiza Villaméa considerou que o trabalho do júri foi muito rápido e eficiente. “Ninguém ficou estressado, e a experiência foi das melhores”. Acrescentou que a partir de agora irá olhar os cartuns com outro olhar.

No geral, de acordo com o resultado do trabalho do Júri de seleção, o 37º Salão Internacional de Humor de Piracicaba será um dos melhores.

Avenida Maurice Allain, 454 - 13.405-123 - Piracicaba - SP

Telefones: (19) 3403-2620 / 3403-2623 / 3403-2624 / 3403-2615
E-mail: contato@salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br

www.salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário