sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Felixfônica e as Manifestações Populares do Brasil



Em Outubro quem se apresenta na Temporada Maria João é a banda " Felixfônica e as Manifestações Populares do Brasil" , em um show formado por diversos elementos da música regional.
No repertório,composições próprias, com canções do primeiro disco e apresentação de músicas inéditas do próximo disco, além de algumas versões, de poesia irreverente e sarcástica, em ritmos marcantes como frevo, samba, baião, jazz, maracatu, rock, além de manifestações populares como boi-de-mamão, caboclinho e ciranda.
Nos dias 09, 16 e 23 às 21h.

E no último sábado, dia 30 de outubro,o show será realizado no espaço externo à partir das 17hs, ... prometendo um clima mais descontraído e festivo, regado a Cerveja Artesanal Sambaqui.

www.myspace.com/felixfonica
www.felixfonica.com.br

A Felixfônica foi formada em 2004 em Florianópolis, Santa Catarina. Compõem o sexteto Guilherme Gouvêa (voz, violão), Marco Lorenzo (clarinete, flautas, rabeca, trompete, gaita de boca), Luis Canela (guitarra, cavaco), Alexandre Vicente (baixo), Eduardo Vidili (bateria) e Osvaldo Pomar (percussão).
A banda foca seu trabalho na produção e execução de canções calcadas em estilos diversos da tradição musical brasileira: baião, samba, maracatu, frevo, ciranda, caboclinho, marcha-rancho, galope, maculelê, boi-de-mamão, fundidos numa sonoridade fortemente influenciada pelo rock e pelo jazz.
A primeira apresentação da Felixfônica aconteceu em novembro de 2004. Desde então ela tem tocado regularmente em casas noturnas de Florianópolis e participado de eventos como: III Fórum Social Mundial de Porto Alegre, em 2005; Panorama SESC de Música de Santa Catarina, em 2006, 2007 e 2008; apresentações em teatros da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), da Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina) e do SESC de Joinville, Jaraguá do Sul e Lages.
A estréia fonográfica da Felixfônica ocorreu no CD infantil No dorso do rinoceronte, de Emilio Pagotto e Silvio Mansani, no qual a banda arranjou e gravou a marchinha “Parque de diversões”. O disco foi lançado em julho de 2008.
No final do mesmo ano a Felixfônica foi premiada pelo Projeto Pixinguinha, edital promovido pelo Funarte em nível nacional. O prêmio possibilitou à banda a realização de seu primeiro CD, Felixfônica e as Manifestações Populares do Brasil, contendo 12 músicas autorais. Foi gravado em Florianópolis em fevereiro e março de 2009 e masterizado no Estúdio Oficina Art Viena, Áustria. O disco, independente, foi produzido por Alegre Corrêa e lançado no dia 10 de junho de 2009, no Teatro Álvaro de Carvalho, em Florianópolis.
Uma das faixas do CD, Maracatu zen, foi incluída na compilação Soundtrack for the Rainforest, produzida para o braço austríaco da WWF (World Wide Fund for Nature), uma das mais conhecidas ONGs ambientalistas do planeta. Participam desta coletânea alguns grandes nomes da música instrumental brasileira como Yamandu Costa, Alegre Corrêa e Alessandro Kramer.
Em novembro de 2009 a banda foi selecionada para participar do projeto Pauta Funarte de Música Brasileira, apresentando-se na Sala Guiomar Novaes em São Paulo. Em dezembro de 2009 a Felixfônica apresentou-se no IV Festival de Música Continental – Fusiones Latinas, realizado em um centro cultural do governo de Buenos Aires. Este festival, realizado anualmente, tem por objetivo difundir as novas tendências musicais da América Latina.
2010 foi marcado pelo circuito SESC de Santa Catarina, levando ao conhecimento de outras cidades do estado as composições do primeiro CD e também outras recentes e enquanto se preparam para registrar novamente suas novas composições, o grupo apresenta-se em temporada na capital durante o mês de outubro no espaço Coisas de Maria João

Nenhum comentário:

Postar um comentário