quinta-feira, 21 de outubro de 2010

4 Exposições de Artes Visuais na Fundação Cultural de Blumenau



A Fundação Cultural de Blumenau (FCB), por meio do Museu de Arte de Blumenau (MAB), abre nova exposição, nesta quinta-feira, dia 21, às 19h30min. As Artistas Hannelore Klomfass e Marlene Karin Werner expõem “Duas Primas pintando a quatro mãos” na sala Oficial, “Arte Contemporânea - um percurso” através do SESC, na sala Especial , SESC – Pretexto Cidades na sala Alberto Luz. Juan Sone com “La Mirada de los otros” na sala Elke Hering, e “Unica-mente” de Bryan Rowell na Galeria do papel. Haverá o lançamento dos catálogos do 8 e 9 Salão Elke Hering.

Duas Primas Pintando a Quatro Mãos: O projeto consiste na pintura simultânea em telas feitas por duas primas a quatro mãos. O objetivo foi uma experiência de tentar harmonizar dois estilos totalmente diferentes. A exposição mostra três tipos de pintura com características diferentes. Os três primeiros quadros foram feitos em 1995, o primeiro em tela, os outros dois em papel. Em 2006 foram pintadas três telas. Em 2009 foram pintados os quadros restantes sobre eucatex, sempre com tinta acrílica.

As artistas são as primas Hannelore Klomfass e Marlene Karin Werner que se conhecem desde criança em Blumenau e frequentaram a mesma escola. Desde cedo começaram com aula particular de pintura, Hannelore no Colégio Sagrada Família e Marlene com o professor Emmerich. Aos 17 anos se separaram. Marlene foi para São Paulo e praticamente perderam contato. Cada uma continuou as suas atividades artísticas, mas por caminhos totalmente diferentes. Em 1995 Marlene voltou e foi morar em Armação.

Para Hannelore Klomfass o objetivo da exposição é projetar as obras na mídia artística. Para Marlene o importante é que o bom entendimento pessoal agora estende-se também para as telas.

Pretexto Cidades: O projeto pretexto teve 36 realizações entre 2005 e 2009 envolvendo a maioria das unidades do Sesc Santa Catarina. O projeto que já atingiu aproximadamente 360 artistas do Estado tem forte enfoque na formação. São três etapas preparatórias de repasse de teoria sobre o circuito de arte, as feituras do portifpolio do artista, o conhecimento do processo de curadoria e montagem que resultam na produção de obras de arte contemporânea e fotografia; em 2009 a unidade de Blumenau incluiu no projeto a Mostra Contemporânea de Artes Visuais.

Desta maneira o projeto mapea efetivamente a produção de arte catarinense, qualifica a produção dos artistas, instaura circuitos locais de arte, registra a recente produção catarinense e promove o debate com o público. O Pretexto é o maior projeto de artes visuais já realizado no Estado. Mas não é um projeto apenas de identificação dos artistas com o mero intuito de expor trabalhos de arte. O objetivo maior é trazer conhecimento qualificado sobre o processo criativo, mercadológico e artístico da arte para todas as cidades onde o Sesc atua. Neste sentido ele é um projeto de longo prazo com resultados no presente e no futuro.

Enquanto cada Pretexto se constrói os resultados são colocados à disposição do público. Daí a sua característica de organicidade. Em Blumenau foi apresentado aos artistas dessa nova edição, um desafio: refletir sobre o papel do artista enquanto morador da cidade e seu espaços urbanos ocupados ou não e de como a arte pode ser uma ferramenta para provocar a discussão e reflexão e o papel de cada um na formação cultural da comunidade.

Arte Contemporânea – um percurso: O projeto Arte Contemporânea: um percurso, contemplado pelo Edital Elisabete Anderle, reuniu inicialmente os artistas catarinenses Aline Dias, Diego Rayck, Fabiana Wielewicki, Julia Amaral e Letícia Cardoso que convidaram os assessores Fernando Lindote (SC), Jailton Moreira (RS) e Thaís Rivitti (SP) para alguns encontros de discussão sobre suas poéticas individuais de trabalho.

Tais discussões determinaram o formato da exposição 3° rodada realizada em Florianópolis na Fundação Cultural BADESC e com itinerância prevista em Criciúma, Blumenau e Jaraguá do Sul em parceria com o SESC/SC. Os assessores propuseram uma espécie de “jogo” que conforma a mostra: selecionaram um trabalho de cada artista catarinense para funcionar como matriz para a elaboração de outras obras. Essas matrizes também funcionaram como ponto de partida para o convite de mais cinco artistas: Débora Bolsoni, Fabio Flaks, Luiz Roque, Márcia Sottili e Mila Jung. O projeto suscita deslocamentos na poética individual de cada artista e cruzamentos entre os trabalhos presentes na exposição.

ARTISTAS:

Aline Dias (SC)
Diego Rayck (SC)
Débora Bolsoni (SP)
Fabiana Wielewicki (SC)
Julia Amaral (SC)
Letícia Cardoso (SC)
Márcia Sottili (RS)
Mila Jung (PR)
Fabio Flaks (SP)
Luiz Roque (RS)

Exposição unica-mente de Bryan Rowell: Bryan Rowell artista argentino que reside em Bombinhas – trás para Blumenau a exposição unica-mente. São esculturas confeccionadas com areia de fundição que retratam os anseios do ser humano, suas preocupações, frustrações, em um turbilhão de ideias que culminam na essência da obra de Bryan Rowell. O artista aproveita para mostrar alguns trabalhos realizados em aço cirúrgico.

“La mirada de los otros” de Juan Sone: Artista plástico e músico, Juan Sone é natural de Buenos Aires, Argentina, e vive no Brasil há 15 anos. Expôs em diversos estados e no Exterior. Suas obras figuram entre as mais bem cotadas, com grande aceitação entre artistas, particulares, arquitetos e decoradores. As diversas fases do pintor revelam não apenas o amadurecimento artístico, como também o perfil cosmopolita e a leitura eclética através de pinceladas que traduzem sua ótica acerca do mundo, num conceito onde filosofia, literatura, sociologia, política, cultura e música identificam uma formação abrangente e diversificada.

Programação
Sala Oficial Hannelore Klomfass e Marlene K. Werner “Duas primas pintando a quatro mãos”
Sala Especial SESC - ArteContemporânea com “Um percurso”
Sala Elke Hering Juan Sone com “La Mirada de los otros”
Sala Alberto Luz SESC – Pretexto Cidades
Galeria do Papel Bryan Rowell com “unica-mente”

Visitação: 22/10/10 a 12/11/10
Horários: segunda a sexta-feiras (9h às 16h)
Sábados e domingos (10h às 16h)
Local: Fundação Cultural de Blumenau Rua XV de Novembro, 161 – Centro
Entrada: Gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário