segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Criação Literária

Ficções.com

Com Joca Reiners Terron, Sérgio Fantini e Carlos Henrique Schroeder
Três escritores conversam sobre o ofício da escrita. Uma conversa franca sobre a criação literária , as dificuldades de ser escritor no Brasil e os caminhos da escrita na era da internet.

Quarta-feira (27 de outubro)
19h, no V Fórum Brasileiro de Literatura de Blumenau, na Auditório Carlos Jardim - Fundação Cultural de Blumenau
Joca Reiners Terron (Cuiabá, 1968) é escritor. Publicou “Eletroencefalodrama” (Ciência do Acidente, 1998), “Não há nada lá” (Ciência do Acidente, 2001). “Animal anônimo” (Ciência do Acidente, 2002), “Hotel Hell” (Livros do Mal, 2003), “Curva de rio sujo” (Planeta, 2003), “Sonho Interrompido por Guilhotina” (Casa da Palavra, 2006), entre outros. Acaba de lançar seu romance da coleção Amores Expressos, cujo título é Do Fundo do Poço se Vê a Lua (Companhia das Letras, 2010).
Sérgio Fantini (Belo Horizonte, 1961 )publicou zines e livros de poemas; realizou shows, exposições, recitais e performances. Publicou os livros Diz Xis, Cada Um Cada Um, Materiaes (Dubolso), Coleta Seletiva (Ciência do Acidente), A ponto de explodir e Camping Pop (Yiyi Jambo, Paraguai). Têm textos em dezenas de antologias, com destaque para Geração 90 - Manuscritos de Computador (Boitempo), Os Cem Menores Contos Brasileiros do Século (Ateliê), Contos Cruéis (Geração), Quartas histórias, contos baseados em narrativas de Guimarães Rosa (Garamond), Cenas da favela – as melhores histórias da periferia brasileira (Geração/Ediouro), 35 maneiras de chegar a lugar nenhum (Bertrand Brasil), Capitu mandou flores - contos para Machado de Assis nos cem anos de sua morte (Geração), Pitanga (Lisboa, Portugal), 90-00 - cuentos brasileños contemporáneos (Ediciones Copé, Peru) e Como se não houvesse amanhã - 20 contos baseados em músicas da Legião Urbana (Record).
Carlos Henrique Schroeder nasceu na década de 1970 na cidade de Trombudo Central, no interior de Santa Catarina. Estreou na literatura em 1998 e de lá para cá lançou quase uma dezena de livros, com destaque para os romances A rosa verde (Editora da UFSC, 2005), Ensaio do Vazio (7 Letras, 2006), e para a coletânea de contos As certezas e as palavras (Editora da Casa, 2010). Em 2010 foi agraciado com a Bolsa Funarte de Criação Literária, do Governo Federal, para pesquisa e conclusão de seu romance A mulher sem qualidades. Desde 2007 é cronista fixo (escreve todos os sábados) dos diários A notícia e O correio do povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário