quinta-feira, 21 de outubro de 2010

livro “Memória: um patrimônio irrenunciável – comunidades do Distrito de Ribeirão Pequeno da Laguna”

Este livro foi organizado pelo Professor Laércio Vitorino de Jesus, participação de 106 alunos e depoimentos de 82 pessoas das comunidades do Distrito.

O livro “Memória: um patrimônio irrenunciável – comunidades do Distrito de Ribeirão Pequeno da Laguna”, narra as lembranças de seus moradores. Registros que nos possibilitam imergir no passado de inúmeras pessoas, personagens de suas construções históricas.
Neste trabalho há evidente esforço coletivo para a preservação destas recordações, e permanência de tradições e crenças.
Tudo começou num projeto disciplinar e escolar, anos de pesquisa, aventuras em campo, onde preconceitos foram quebrados, onde surgiram novas amizades, e onde, principalmente, vínculos de identidade foram criados.
A busca por respostas simples do cotidiano, como a feitura de uma broa de polvilho desencadeou outros tantos questionamentos e o livro virou uma obra sem fim.
Apesar da dinâmica da vida estes espaços mantiveram fotografias, hábitos intactos, cachoeiras com a presença de lavadeiras, que “quaram” a roupa na grama, e fabricam seus sabões com gordura animal. Mulheres tecendo tarrafas. Gamela e alguidar servindo as mesas. Folha de bananeira protegendo do fogo o “nego deitado”. Farinha de mandioca moída e torrada no moinho. Fogão à lenha aromatizando o ar destas comunidades, misturado ao cheiro do alambique de cachaça. Procissões religiosas, cantorias de reis e a brincadeira pagã do boi de mamão.
Narrativas extensas e fragmentos de memórias guiam possíveis interpretações dos tempos apresentados, contextualizados historicamente pelo Professor Laércio.
A essência deste livro está na sua predestinação a ensinar, e como diz Edgar Morin parafraseando Platão: “para ensinar necessita-se de Eros”, que significa amor e prazer pelo conhecimento e pelas pessoas.

Texto: Gizely Cesconetto.
--
Gizely Cesconetto de Campos
(48) 3644-1144 (Etec-IPHAN/SC)
(48) 9614-5657

CineClube Laguna
http://cineclubelaguna.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário