sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Câmara Brasileira de Jovens Escritores

A Câmara Brasileira de Jovens Escritores foi fundada em 1986 com uma proposta pedagógica bem definida no art. 1º do seu Estatuto: "... incentivar a produção literária de jovens autores publicando em livro suas poesias, contos, crônicas, romances ou qualquer outra forma de expressão literária..."

Desde sua fundação, a CBJE publicou mais de 1.300 poetas nas 23 antologias Painel Brasileiro de Novos Talentos (projeto encerrado em julho de 2003) e mais de 4.000 autores - entre poetas, contistas e cronistas - nas séries Antologia de Poetas Brasileiros Contemporâneos, Antologia de Contos de Autores Contemporâneos, Antologia de Contos Fantásticos e na Antologia Novos Talentos da Crônica Brasileira, além das edições especiais: Antologia Os Donos da Vida, Livro de Ouro da Poesia Brasileira Contemporânea, Os Mais Belos Poemas de Amor, Antologia de Poemas Dedicados, entre outras. E muitos desses autores acabaram publicando livros independentes contando a com nossa assessoria editorial. Assim, a cada livro ou antologia publicados, temos a sensação de que cumprimos o dever cívico de estar oferecendo, dentro das nossas possibilidades, "um novo destino ao jovem brasileiro".

Com o passar do tempo, entretanto, a CBJE também reviu seu conceito de "jovem", alargando seu significado e abrindo suas portas para "todos os que se sintam assim", independentemente da idade. Desta forma, já publicamos "jovens" cujas idades variam de 7 a 92 anos. A jovialidade, para a CBJE não é uma questão cronológica mas sim de expressão vital.

Em outubro de 2004, a CBJE assumiu definitivamente o Projeto Saber - um programa integrado para acelerar a aprendizagem, fundado em maio de 1971, por Luiz Carlos Martins - incorporando-o ao site para que nossos jovens visitantes tivessem fácil acesso às modernas técnicas de Condicionamento Mental para melhorar o rendimento escolar.

Em janeiro de 2005, foi a vez da Literatura de Cordel, uma das mais importantes formas de expressão literária do povo brasileiro, ser incorporada, também, à nossa página. Nesse capítulo, os leitores poderão conhecer a história do cordel, os cordelistas mais famosos e suas obras mais significativas.

A CBJE não tem patrocínio comercial. Todas as despesas são cobertas exclusivamente pela venda das antologias e pela cessão de direitos autorais do escritor Luiz Carlos Martins. É essa receita - e tão-somente essa - que nos permite dar sequência ao projeto, editando e publicando continuadamente novos autores.

Reeleita em 27 de dezembro de 2009, para o biênio 2010/2011, a mesa diretora da CBJE está assim constituída:

Gláucia Helena/Presidente do Conselho de Administração
Luiz Carlos Martins/Presidente do Conselho Editorial
Prof. Leo Martins/Presidente da Comissão de Avaliação
Georges Luiz/Editor-executivo
Alexandre Campos/Editor de Arte
Neuza Maria Martins Rodrigues/Secretária Geral
Profª Fernanda Redon/Projeto Saber
Drª Milena Patrícia Ramos/Jurídico
Profª Carina Rodrigues Dutra/Departamento de Informática
Jornalista Leonardo Ach/Relações Institucionais
Jornalista Bruna Gala/Projetos Especiais
Prof. Wagner Lázaro/Supervisão Geral

Os contatos com CBJE podem ser feitos pelo telefone (21) 3393-2163

poesiascbje@gmail.com
http://www.camarabrasileira.com/p3.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário