domingo, 17 de outubro de 2010

“Dicionário do Palavrão”



Entre os escritores mais lidos da literatura brasileira, o romancista baiano Jorge Amado (1912-2001) é um dos que mais usa o palavrão em sua vasta obra literária.

A informação, obtida pelo folclorista pernambucano Mário Souto Maior (1920-2001) durante sua pesquisa para elaborar o “Dicionário do Palavrão e Termos Afins” (Editora Leitura), consta no glossário.

Souto Maior percorreu várias regiões do país para ajudar o brasileiro a entender a origem dos vocábulos impróprios. Distribuiu 8.000 formulários para penetrar em todos os cantos do país e consultou pessoas de diferentes níveis intelectuais, das mais variadas idades e condições econômicas.

Cinco anos de pesquisa renderam mais de 3.000 verbetes, tidos como chulos. O pernambucano entrevistou várias fontes e leu mais de 200 romances para finalizar o exemplar.

Falando em romances, Amado não é o único intelectual que tem lugar garantido em cada letra do alfabeto. José Lins do Rego (1901-1957), Gilberto Freyre (1900-1987) e Oswald de Andrade (1890-1954), por exemplo, também figuram entre os “bocas-sujas” letrados.

Publicado originalmente em 1974, com prefácio assinado por Freyre, o dicionário sofreu censura dos militares. O compêndio foi lançado na década de 1980, durante o governo de João Figueiredo (1918-1999). A primeira edição esgotou rapidamente. O poeta Carlos Drummond de Andrade (1902-1987) chegou a defender o glossário publicamente na edição de 20 de março de 1980 do “Jornal do Brasil”.

À época, a pesquisa revelou que muitos brasileiros acreditavam que o escritor baiano usava o palavrão no momento certo, sem abusar. “Merda”, o palavrão mais utilizado pelos franceses, também era o mais utilizado pela população do país.

A Livraria da Folha selecionou cinco palavrões colhidos por Souto Maior na obra literária de Amado. Reproduzimos conforme o “Dicionário do Palavrão e Termos Afins”.

Sinopse
Não se trata de um livro de palavrões, mas de uma das mais completas pesquisas dentro da sociolinguística e a mais completa acerca do uso de palavrões e termos afins da Língua Portuguesa. Este aspecto do dicionário é bastante ressaltado na apresentação do livro produzida pelo jurista Eliézer Rosa. Que diz tratar-se de “um levantamento da gíria, da linguagem especial, ou, talvez, de uma língua especial de minorias; de palavras, expressões e modismos que fazem parte da linguagem do povo”.

O volume apresenta os palavrões característicos de todas as regiões do país. Ou seja, ele nacionaliza a cultura popular, levando o palavrão típico do Amazonas ao conhecimento da população do Rio Grande do Sul. E quem nunca ouviu dizer que o uso do palavrão é necessário para evitar o enfarte do miocárdio e descarregar o homem de tensões emocionais?

Nenhum comentário:

Postar um comentário