sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

“Ontem o dia estava assim e outras anotações gráficas”



Exposição individual de Elke Coelho

Projeto Diálogos com a Desterro

“Ansicht der Stadt Nosso Senhor do Desterro auf der Insel St. Catharina”, 1814,

de Wilhelm Gottlieb von Tilesius von Tilenau

Elke Coelho, da série Ontem o dia estava assim, 2007, 15 x 16,5 cm, caneta, grafite e lápis de cor sobre papel.

08 de dezembro de 2010
18h: Encontro com a Artista
19h: Abertura da exposição
Visitação: 08 de dezembro de 2010 a 17 de fevereiro de 2011





Na próxima quarta-feira, 08 de dezembro, às 19 horas, o Museu Victor Meirelles promove a abertura da última mostra selecionada pelo Edital de Exposições Temporárias 2010, com a individual da artista Elke Coelho, intitulada Ontem o dia estava assim e outras anotações gráficas. A exposição individual apresenta séries de obras onde o desenho é o registro de estados sensíveis que perpassam a experiência cotidiana da artista. Neste sentido, as séries apresentadas possuem uma importante comunicação entre si, agindo, também, como uma espécie de diário gráfico, um registro frequente de percepções.



No mesmo dia, será aberta a nova edição do Projeto Diálogos com a Desterro, dentro da exposição de longa duração “Victor Meirelles: Construção”, com a obra “Ansicht der Stadt Nosso Senhor do Desterro auf der Insel St. Catharina”, de Wilhelm Gottlieb von Tilesius von Tilenau (1769-1857), artista, médico e explorador alemão, na época professor da Universidade de Moscou, naturalista (junto a Langsdorff) da primeira expedição de circunavegação russa (1803-1806). O desenho de von Tilenau foi realizado na expedição do Capitão Tenente Adam J. von Krusenstern, a bordo Nadesha (Esperança) que chegou a Ilha de Santa Catarina em 21 de dezembro de 1803, partindo em 2 de fevereiro de 1804. A gravura foi publicada no Atlas zur Reise em São Petersburgo em 1814. A obra foi gentilmente emprestada por Ylmar Corrêa Neto.



Sobre a artista:
Elke Coelho (São Paulo) possui graduação em Educação Artística - Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Londrina, 2005; especialização em Literatura Brasileira, pela mesma instituição, 2007 e mestrado em Artes Visuais - Poéticas Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2009. Participou de exposições coletivas e individuais, dentre elas: 2º Salão de Arte 10x10, Galeria de Arte Loíde Schwambach, Fundação de Artes de Montenegro / SESC – RS, 2009; Delicadezas Incisivas, Pinacoteca Barão de Santo Ângelo - Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – RS, 2009; Dos objetos e desejos de transparência, Sala de exposições da Divisão de Artes Plásticas, Casa de Cultura da Universidade Estadual de Londrina – PR, 2006.

--------------------------------------
O quê: Abertura da exposição Ontem o dia estava assim e outras anotações gráficas de Elke Coelho e Projeto Diálogos com a Desterro.
Onde: Sala de exposição temporária do Museu Victor Meirelles.
Quando: 08 de dezembro de 2010, às 18h.
Quanto: Entrada gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário