sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

"Desenho. Espaço. Tempo."


Juliana Natal e Vitor Maccari - (Criciúma/SC)
Curadoria de Helene Sacco

Abertura e conversa com os artistas: 13 de Dezembro, às 20h
Após, apresentação do projeto de música eletrônica do Dj Ademir Andrade

Desenho. Espaço. Tempo.

Tempo e espaço são coordenadas que nos localizam, conferem um quando e um onde, e dão certa estabilidade ao viver. O mundo contemporâneo por vezes, parece diluir essas coordenadas ao virtualizar experiências e sobrepor espaços, tornando assim o tempo uma referência completamente anacrônica.

Como pensar esse mundo que sempre escapa? Como dar conta da realidade, dar sentido às coisas? Essa tarefa parece incondicional a todo artista, ação que se realiza ao abrir uma fissura no real através do ato criador. Ato que é pensamento em potência máxima, mesmo sendo quase involuntário. Pensamento que para um artista, na maioria das vezes, se faz através do desenho, e essa imagem criada, portanto, não é uma derivação e nem uma ilustração, mas sim um meio ativo do processo de pensamento.

Vitor Maccari e Juliana Natal nos trazem produções em que todo processo de pensamento ou seu estágio final, acontecem intensivamente no desenho. Os dois jovens artistas apresentam formas diferentes de processos, caminhos e meios, que nos relembram uma célebre frase de Van Gogh: “O que é desenhar? É a ação de abrir passagem através de uma parede de ferro invisível, que parece situar-se entre o que se sente e o que se pode.” Um sentir espacial e temporal que gera e um “poder fazer”, que abre futuro ao expandir possibilidades, ao designar e dar passagem no vir a ser do desenho. Um desenho que migra de suporte, de meio e técnica, e se expande num pensamento sobre tempo e espaço. Aqui tudo é possível!

Helene Sacco.

Juliana Natal é artista plástica, educadora da Escola Técnica SATC e colunitas de Arte e Cultura do site Sul Notícias. É graduada em Educação Artística, com habilitação em Artes e metodologias alternativas pela BAGOZZI, atualmente cursa a pós-graduação em Design de Interiores pelo SENAC. Desde de 2007 vem apresentando a série "Pintanto Criciúma" em diversos espaços da cidade, como Museu Augusto Casagrande, Feira do Livro, Aniversário de Criciúma, Galeria de Arte Octávia Búgigo Gaidzinski, Banco Itaú, Corredor Cultural SESI, Espaço Cultural ACIC, entre outros. Algumas de suas obras desta série foram publicadas no livro "Praça Nereu Ramos: o coração de Criciúma" do escritor Aguinaldo Augustinho.

Vitor Maccari é graduando em Artes Visuais - Bacharelado na UNESC - Universidade do Extremo Sul Catarinense. Atua como artista plástico e Profissional na área da computação gráfica em Criciúma. Participou da Mostra Coletiva "Mostrando a Cara" no Espaço Arte e Cultura da UNESC nos anos de 2009 e 2010. Ainda em 2010 participou da Exposição Coletiva "Pretexto Cidade" promovido pelo SESC na Galeria de Arte da Fundação Cultural de Criciúma, da "10ª Mostra de Pintura Artística do Ateliê Assisi" no Criciúma Club e da Exposição Coletiva de Arte Criciumense "NÓS" na Galeria de Arte Octávia Búrigo Gaidzinski.

Helene Sacco é artista-pesquisadora, doutoranda em Arte Visuais, com linha de pesquisa em Poéticas Visuais no PPGAV/UFRGS. Orientação Profa. Dra. Elida Tessler. Possui Mestrado em Artes Visuais, com ênfase em Poéticas Visuais, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS (2009). Especialização em Didática e Metodologia de Ensino Superior na Universidade do Extremo sul Catarinense UNESC (2004). Bacharelado em Artes Visuais pela Universidade Federal de Pelotas UFPEL (1999), atuando principalmente nos seguintes temas: Inserções de dispositivos urbano-relacionais, objeto, lugar, construção in progress, transitoriedade, tempo, movente, livro de artista, desenho e ensino. Principais exposições: 12º Salão Nacional de Itajaí, 2010. Panorama SESC/SC, Chapecó, 2010. Arte no Porto IV, IAD/UFPEL, Pelotas, 2010. Pretexto Cidade, SESC e Fundação Cultural de Criciúma, 2009. Casa-movente: diário de construção, (ind.) Pinacoteca Barão de Santo Ângelo, IA/UFRGS, Porto Alegre, 2009. Pretexto Cidade, SESC e Galeria da Fundação Cultural de Criciúma, 2009. Objeto/lugar (ind.) Fundação Cultural de Criciúma, 2008. Passagens, (col.) Uberlândia, 2007. Dias azuis (ind.) Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo, Pelotas, 2007. Arte no Porto I. (col.) Porto de Pelotas, 2006. Desenho = Arte? Que? Como? Onde? (col.) Ufpel – IAD, 2006. Professores, Artistas, Pesquisadores (col.) Ufpel – IAD, 2005. Antologia Feminina (ind.) Centro Cultural Jorge Zanatta, 2004. Porções de tempo. (ind.) Centro Cultural Jorge Zanatta, 2001. Geração Atual. I Mapeamento das Artes Plásticas em Santa Catarina. (col., itin.), MASC, 2001. Rumos Visuais, Mapeamento Nacional da Produção Emergente, (col. itin.), Itaú Cultural, 2000.

Visitação até 13 de Janeiro de 2011.

Fundação Cultural de Criciúma
Centro Cultural Jorge Zanatta
Rua Cel. Pedro Benedet, 269
Centro - Criciúma/SC

Realização: Fundação Cultural de Criciúma/Governo do Município de Criciúma
Apoio:Kasburg & Vargas - Vitivinicola Urussanga - Souratur Palace Hotel
Ouro Negro Transportes - Restaurante Eliza - Restaurante Coliseum

Nenhum comentário:

Postar um comentário