segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Curso de Bacharelado em Museologia

O Curso de Bacharelado em Museologia, do UNIBAVE, está com as matrículas abertas para ingresso por histórico escolar para o ano de 2011. As matrículas podem ser feitas diretamente na secretaria do UNIBAVE ou via banco e via correio até dia 10 de janeiro.
Horários: no período matutino: das 9h as 12h, período vespertino: das 14h as 17h, no período noturno: das 19h as 22h.
Documentos necessários para matrícula na secretaria do UNIBAVE.
Obs. As fotocópias dos documentos devem ser apresentadas juntamente com as originais.
Para a matrícula via banco e via correio:
Ø Certificado ou Diploma do Ensino Médio ou equivalente (fotocópia autenticada)
Ø Histórico Escolar (fotocópia autenticada)
Ø Título de Eleitor (1 fotocópia) (fotocópia autenticada)
Ø Certidão de nascimento ou casamento (1 fotocópia) (fotocópia autenticada)
Ø Cédula de Identidade (1 fotocópia) (fotocópia autenticada)
Ø CPF (1 fotocópia) (fotocópia autenticada)
Ø Certificado de reservista (para homens) (1 fotocópia) (fotocópia autenticada)
Ø Atestado de vacina contra rubéola (para mulheres) (1fotocópia)
Ø Comprovante de quitação eleitoral de 2010 (1 fotocópia) (fotocópia autenticada)
Ø 1 foto 3x4 (recente)
Ø Comprovante de depósito da primeira parcela de R$ 227.50.
(Banco do Brasil: Conta Corrente: 9420-X Agencia: 09555
Em nome de: Fundação Educacional Barriga Verde)
Os documentos devem ser enviados por correio até dia 10 de janeiro para o endereço:
Aos cuidados da Coordenação de Museologia Rosani Hobold Duarte
Rua Padre João Leonir Dall Alba, s\n, Bairro Murialdo - Orleans, SC. Cep. 88870-000

Algumas informações: O museólogo tem sua profissão reconhecida e regulamentada através de lei (Decreto 91.775 de 15 de outubro de 1985). A Museologia, como ciência aplicada, se apóia no tripé: pesquisa, preservação e comunicação. Desta forma, a atuação do profissional se estende para além dos museus conforme tradicionalmente conhecidos. Envolve instituições culturais e educacionais, públicas e privadas, centros de memória, empresas, planejamento e desenvolvimento de exposições, programas educativos e culturais, entre outras.

O Curso de Museologia do UNIBAVE foi reconhecido em 2007 (Parecer n° 353 e Resolução n° 106 de 20 de novembro de 2007, do Conselho Estadual de Educação e Decreto n° 1002, de 18 de dezembro de 2007). Essa informação pode ser acessada no site do INEP (www.educacaosuperior.inep.gov.br). O Conselho Regional de Museologia – COREM/ 5ª região (Paraná e Santa Catarina) já procedeu ao registro da maioria dos profissionais formados na primeira e segunda turma para o exercício de todas as prerrogativas legais.

Para melhor atender estudantes oriundos de outros municípios e regiões de Santa Catarina, o Curso de Museologia funciona em Regime Especial, isto é, com aulas às sextas-feiras à tarde e a noite e sábados nos períodos matutino e vespertino, além de aulas concentradas no mês de julho (na primeira e última semana do mês de julho, de modo a integralizar conteúdos e carga horária – 3225 horas-aula). O UNIBAVE dispõe de alojamento aos estudantes de outros municípios, mediante taxa de manutenção, contribuindo para a redução de gastos por parte do acadêmico.

Outro ponto positivo do Curso de Museologia do UNIBAVE é a oportunidade de conviver com estudantes de diversos municípios catarinenses, conhecendo a diversidade do campo museológico em Santa Catarina, representado pelas particularidades de cada município, tornando as aulas do curso um interessante espaço de trocas de experiências e soluções para problemas comuns.

Os acadêmicos da região Norte do Estado de Santa Catarina e litoral, possuem um fretamento que parte da região e vem diretamente ao campus universitário em Orleans, retornando ao final das aulas no sábado. Este transporte além de ser feito em tempo menor, representa economia aos estudantes, pois a tarifa é menor que a praticada nas linhas regulares. Esta experiência pode ser feita por outras regiões do Estado de Santa Catarina.

Para os que já são formados - graduados, o candidato portador do diploma de graduação pode solicitar aproveitamento de disciplinas, total ou parcialmente, reduzindo o número de créditos a cursar.

Neste seletivo, outra novidade é a oferta de bolsas de 50% (cinqüenta por cento) do valor da mensalidade. Esta bolsa é para todo o curso. Além desta, existem outras possibilidades de bolsas ou de financiamento que podem ser conferidas no site do UNIBAVE www.unibave.net, e mais um desconto de 10% sobre o valor efetivo da mensalidade para os estudantes que fizerem o pagamento até o quinto dia útil de cada mês.

Lembrando a carência de profissionais museólogos para atenderem às demandas do Sul do País – só em Santa Catarina temos cerca de 300 museus – esperamos que você se junte a nós e aguardamos a sua presença em 2011. Se desejar maiores esclarecimentos, entre em contato através dos telefones do UNIBAVE 48-3466-0192 – 96193798 (Rosani), pelos endereços eletrônicos: museologia@unibave.net, rosanihd@gmail.com

Informa: Rosani Hobold Duarte - 96193798
Coordenadora do curso de Museologia - UNIBAVE - Orleans
Rosani Hobold Duarte - 96193798 - 48/34663177 -

Nenhum comentário:

Postar um comentário