quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Semana de Conservação de Bens Culturais do Museu Victor Meirelles



de 22 a 26/11/2010 Inscrições até 18/11- Florianópolis/SC.

O Museu Victor Meirelles em continuidade a sua política de conservação preventiva de bens culturais promoverá a Semana de Conservação de Bens Culturais. A programação contemplará duas oficinas teóricas voltadas para a capacitação de profissionais do setor.

Oficina 01 – Gestão de riscos para o patrimônio cultural, com José Luiz Pedersoli Júnior
22 e 23/11, segunda e terça-feira, das 14 às 18h (20 vagas – preferencial para funcionários do Museu Victor Meirelles e de outras instituições museológicas locais)

Ementa:
O gerenciamento de riscos constitui ferramenta eficaz para otimizar a tomada de decisões dirigidas à conservação do patrimônio cultural. Sua utilização fornece uma visão abrangente e simultânea dos diversos tipos de risco, desde eventos emergenciais e catastróficos até os diferentes processos de degradação que ocorrem de forma mais lenta e contínua. A partir da identificação e análise desses riscos, é possível estabelecer prioridades de ação e alocação de recursos para mitigá-los. Estratégias sustentáveis podem então ser estabelecidas para minimizar impactos negativos sobre o objetivo de transmitir o patrimônio cultural para as gerações futuras com a menor perda de valor possível. Ao final da oficina, os participantes serão capazes de reconhecer a importância do gerenciamento de riscos nas tomadas de decisão em conservação, identificar, analisar e avaliar riscos específicos relevantes em um dado contexto. Além disso, estarão aptos a desenvolver e analisar opções de tratamento de riscos. Os participantes terão uma noção consistente da metodologia adequada para aplicar o gerenciamento de riscos ao patrimônio cultural.

Sobre o ministrante:
José Luiz Pedersoli Júnior é bacharel em química pela Universidade Federal de Minas Gerais e mestre em química de polímeros, com ênfase em materiais celulósicos e aplicações na área da conservação patrimonial, pela Universidade de Helsinki, Finlândia. Possui experiência profissional na área da ciência dos materiais aplicada à preservação patrimonial, mais especificamente à conservação de acervos de papel e materiais relacionados, com vários trabalhos científicos publicados em revistas especializadas. Foi cientista da conservação no Instituto Holandês do Patrimônio Cultural, em Amsterdã, entre 1997 e 2003, e no ICCROM - Centro Internacional para o Estudo da Preservação e Restauração do Patrimônio Cultural, em Roma, entre 2005 e 2008. Desenvolveu cursos nacionais e internacionais voltados à capacitação profissional no setor patrimonial. Membro do conselho editorial da revista Restaurator – International Journal for the Preservation of Library and Archival material.

Oficina 02 – Conservação preventiva e gerenciamento ambiental das coleções, com Cláudia Carvalho
25 e 26/11, quinta e sexta-feira, das 14 às 18h (40 vagas)

Ementa:
A oficina apresentará uma abordagem estratégica do gerenciamento ambiental para preservação das coleções, discutindo os fatores que definem um ambiente para preservação e de que forma eles se relacionam, a luz dos princípios da conservação preventiva. Será destacado o papel do edifício como principal barreira para as agressões do clima, assim como serão analisadas as soluções de projeto sustentáveis para o controle do clima interior em regiões tropicais. Será utilizado como estudo de caso o sistema de controle climático da Biblioteca da Fundação Casa Rui Barbosa. Em discussão os tópicos: “O edifício e o clima”, “Materiais nos edifícios e nas coleções: a deterioração ambiental das coleções”, “Aspectos gerais da conservação preventiva: o ambiente construído versus o ambiente humano” e “Gerenciamento ambiental”.

Sobre a ministrante:
Claudia Carvalho é arquiteta pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ, mestre pelo PRO-ARQ-FAU/UFRJ, na área de concentração Conforto Ambiental. Doutora pelo Programa de Pós-graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, Departamento de História da Arquitetura e Estética do Projeto. Realizou cursos de especialização em Preservação da Arquitetura Moderna no ICCROM – International Center for Study of Preservation and Restoration of Cultural Property e Conservação Preventiva no Center for Sustainable Heritage – University College London. É tecnologista sênior da Fundação Casa de Rui Barbosa e atualmente coordena as ações para preservação arquitetônica do Museu Casa de Rui Barbosa, no Centro de Memória e Informação. É membro do grupo de pesquisa Museu Casa – Memória, Espaços e Representações (CNPQ-FCRB), coordenando a linha de pesquisa Estratégias de Conservação Preventiva para edifícios históricos que abrigam coleções. Tem ministrado palestras e cursos, organizado seminários e oficinas, prestado consultoria a várias instituições e publicado textos relacionados à preservação do patrimônio cultural, preservação da arquitetura moderna, arquitetura e preservação integrada de edifícios que abrigam coleções, conservação preventiva e adequação ambiental.

Pré-inscrição até 18 de novembro de 2010.

A oficina é gratuita e tem como público-alvo profissionais da preservação/restauração de bens culturais, museólogos, funcionários de museus e centros culturais, professores e estudantes de áreas afins. Interessados em participar devem encaminhar até o dia 10 de novembro de 2010 seu pedido de pré-inscrição com os dados abaixo para museu.victor.meirelles@iphan.gov.br. O resultado da seleção será divulgado por e-mail até o dia 19 de novembro. Os critérios para a seleção nas oficinas são de responsabilidade da equipe técnica do Museu Victor Meirelles.

Assinale o(s) número(s) da oficina que você deseja participar:
[ ] 01 - Gestão de riscos para o patrimônio cultural, com José Luiz Pedersoli Júnior
[ ] 02 - Conservação preventiva e gerenciamento ambiental das coleções, com Cláudia Carvalho
Nome completo:
Telefone:
E-mail:
Formação:
Área de atuação profissional:
Instituição:
É membro da Associação de Amigos do Museu Victor Meirelles?
Por que tem interesse em participar desta oficina?

Pedimos aos inscritos que tiverem seu pedido de inscrição deferido e não puderem comparecer à oficina que avisem o quanto antes para que possamos disponibilizar as vagas para outros interessados.

O quê: Semana de conservação de bens culturais do Museu Victor Meirelles.
Onde: Sala multiuso do Museu Victor Meirelles.
Quando: 22 a 26 de novembro de 2010.
Quanto: Gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário