sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Exposição Vozes do Barro fica até final de novembro na UNIVALI


A Exposição de Instrumentos Musicais Cerâmicos VOZES DO BARRO, do artista e ceramólogo itajaiense Silvestre João de Souza Júnior, integra a série de exposições que acontecem desde julho deste ano em comemoração aos 40 anos de trajetória artística.

A mostra apresenta esboços, textos, fotografias e instrumentos musicais cerâmicos como udus, ocarinas, shakers e gathans, que conjugam formas e sonoridades. Aconteceu durante o 13º Festival de Música de Itajaí, 09 a 13 de novembro de 2010 em dois espaços na cidade onde acontecem atividades do Festival: no Teatro Municipal de Itajaí e na UNIVALI, e neste último fica disponível a visitação até final de novembro das 08:00 as 22:30 horas.

Instrumentos Musicais Cerâmicos que realizou a partir da pesquisa de Ceramista e agora como Luthier que sabe como apurar a sonoridade do instrumento Silvestre comercializou instrumentos em Itajaí, na Argentina e Rio de Janeiro.
Percussionistas como Naná Vasconcelos, Robertinho Silva e Cláudio Infante em festivais passados, visitaram o Ateliê Cerâmica Alquímica, conheceram e levaram consigo instrumentos do artista.

“Vozes do Barro” tem pesquisa, textos, fotografias, arte da curadora Cláudia Regina Telles, realizadora da exposição que conta com apoio da Fundação Cultural de Itajaí, Arte e Cultura/UNIVALI Itajaí.

Os instrumentos apresentados nesta exposição são do acervo do artista, não estão a venda, interessados podem solicitar cadastro através: (47) 8424-0717 - ceramicalquimica@gmail.com


Silvestre João de Souza Júnior, nasceu na década de 50 no bairro Fazenda, em Itajaí/SC/Brasil, onde desde menino demonstrou sensibilidade para as artes, em especial a modelagem de argila. Desde a década de 1970, expressa suas percepções e impressões através de desenhos, textos e empreende estudos em múltiplas linguagens: pintura, escultura, cerâmica, instalação, arte mural, xilogravura e intervenção urbana.
Nos anos 80 regressa ao contato com a argila e desde então se dedica a estudos teóricos e pesquisas práticas sobre a Arte Cerâmica, sendo uma destas pesquisas a construção de instrumentos musicais cerâmicos, para as quais sua passagem pela Índia entre 1999 e 2003 enriqueceu ainda mais sua percepção musical e contribui para a realização dos Gathans.

Ateliê Cerâmica Alquímica
(47) 8424-0717 - ceramicalquimica@gmail.com
acesse o blog saiba mais sobre o artista http://ceramicalquimica.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário