quinta-feira, 25 de novembro de 2010

MUSEU EM CURSO

palestra com Ricardo Gomes Lima - 25/11 - Florianópolis
Palestra com o Antropólogo Ricardo Gomes Lima (Pesquisador do Centro Nacional de Cultura Popular/ IPHAN/MINC) no Museu Universitário da UFSC

Formação e discussão sobre temas relativos aos museus. Este é o objetivo do projeto Museu em Curso, uma realização do Museu Universitário Professor Oswaldo Rodrigues Cabral em parceria com a Associação dos Amigos do Museu Universitário. A cada mês, será realizada uma palestra voltada para as diversas áreas da teoria e da prática museológica.

A terceira palestra ocorrerá no dia 25 de novembro, das 18h30 às 20h30, no auditório do Museu Universitário. O ministrante será o Antropólogo Ricardo Gomes Lima, pesquisador do Centro Nacional de Cultura Popular e Diretor do Departamento Cultural da UERJ do Rio de Janeiro. A palestra intitulada "Museu e Cultura Popular" abordará entre outros pontos a experiência do pesquisador no Museu de Folclore Edison Carneiro do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular, órgão do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Quem é Ricardo Gomes Lima?
Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais pelo Instituto de Ciências Humanas e Filosofia / UFF (1978). Mestre em Artes Visuais / Antropologia da Arte pela Escola de Belas Artes / UFRJ (1993). Doutor em Antropologia Cultural pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais / UFRJ (2006). Professor Adjunto do Instituto de Artes / UERJ (desde 1995), onde leciona na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Artes, coordena o Núcleo de Cultura Popular e é co-editor da Revista Textos Escolhidos de Cultura Popular. Pesquisador do Centro Nacional de Cultura Popular / IPHAN / MinC (desde 1983), onde é Responsável pelo Setor de Pesquisa e Coordenador da Sala do Artista Popular. Realiza pesquisas sobre o universo da cultura popular, em especial o campo da arte e do artesanato populares. Assumiu a Direção do Departamento Cultural da UERJ em janeiro de 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário