quinta-feira, 25 de novembro de 2010

NOVIDADES DA EXPOSIÇÃO A CERÂMICA ALQUÍMICA DO ARTISTA SILVESTRE

A Cerâmica Alquímica de Silvestre João de Souza Júnior
A exposição apresenta Cerâmicas, trabalhos artísticos frutos de pesquisas que desenvolve a cerca de 20 anos e que integram acervos do artista.

A abertura da exposição aconteceu em 18 de novembro a dezembro de 2010, na Sala I de Exposições do Museu Histórico de Itajaí, no Palácio Marcos Konder à Rua Hercílio Luz, 681 - Centro – Itajaí – SC, e estará disponível a visitação de terça a sexta-feira das 09:00 as 18:00, sábado das 09:00 as 13:00 e domingo das 14:00 as 18:00 horas e tem apoio cultural do Porto de Itajaí e apoio da Fundação Genésio Miranda Lins e equipe do Museu Histórico de Itajaí.
“A Cerâmica Alquímica de Silvestre João de Souza Júnior”, tem pesquisa, fotografias, arte e textos da curadora e realizadora da exposição, a artista Cláudia Regina Telles e conta com o apoio cultural do Porto de Itajaí, apoio do Museu Histórico de Itajaí/Fundação Genésio Miranda Lins.
A Exposição “A Cerâmica Alquímica de Silvestre João de Souza Júnior”, é parte de uma série de exposições acontecem desde junho de 2010, “Memorial da trajetória artística - 40 anos dedicados à Arte”.

SILVESTRE E A CURADORIA DA EXPOSIÇÃO CERAMICA ALQUIMICA DE FAZEM FORMAÇÃO COM A EQUIPE DO MUSEU HISTÓRICO DE ITAJAÍ

Na terça-feira dia 23 de novembro aconteceu a formação da equipe do Museu Histórico de Itajaí sobre o trabalho e trajetória do artista.
O encontro com o artista e Cláudia (curadora) busca complementar as informações oferecidas pela exposição, via catálogo, folder e material expográfico.
A intenção é prover os monitores e funcionários do MHI de informações que possam ser úteis durante a monitoria, caso seja solicitada pelo visitante da exposição.
No espaço expositivo há um catálogo que pode servir de guia para o entendimento e apreciação do conteúdo da exposição.
As visitas com monitoria da curadora acontecem somente com agendamento prévio.

ALUNOS DO COLÉGIO SÃO JOSÉ VISITARAM A EXPOSIÇÃO CERAMICA ALQUÍMICA DO ARTISTA ITAJAIENSE SILVESTRE NO MUSEU HISTORICO DE ITAJAÍ


A professora Denise Pasqualine, agendou a visita dos alunos do 4º ano do Ensino Fundamental do Colégio São José de Itajaí, a saída de campo complementa projeto realizado com os alunos sobre cerâmica.
No dia 23 de novembro, as 14:00 horas após visita a exposição permanente do sala principal de exposições do Museu Histórico de Itajaí, as crianças acompanhados, das professoras Luciana e Jaqueline, puderam apreciar a exposição do artista local.
Durante a visita os alunos já sensibilizados pelas informações sobre a exposição e sobre o artista, enviadas previamente à professora, tiveram seus questionamentos a cerca da exposição e do trabalho do artista respondidos pela curadora, Cláudia Regina Telles. Suas percepções, conhecimentos, impressões e curiosidades foram complementadas com as informações e histórias compartilhadas neste momento.
A tarefa da monitoria é de preencher as lacunas deixadas pelos textos e auxiliar os visitantes a compreender aspectos do trabalho do artista e da arte cerâmica, e esclarecer sobre as escolhas da curadoria para a exposição A Cerâmica Alquímica de Silvestre João de Souza Júnior.
Agendamentos podem ser realizado através: ceramicalquimica@gmail.com ou 8424-0717

sobre o artista

Silvestre João de Souza Júnior, nasceu na década de 50 no bairro Fazenda, em Itajaí (Santa Catarina/Brasil) e desde menino demonstrou sensibilidade para as artes, em especial a modelagem de argila.
Desde a década de 70, expressa suas percepções e impressões através de desenhos, textos e empreende estudos em múltiplas linguagens como desenho, modelagem, pintura, escultura, cerâmica, instalação, arte mural, xilogravura, serigrafia, performance, intervenção urbana.
Nos anos 80 regressa ao contato com a argila e desde então se dedica a estudos teóricos e pesquisas práticas sobre a Arte Cerâmica.
http://silvestrejoaodesouzajunior.blogspot.com/

Sobre curadora

Cláudia Regina Telles, natural de Luis Alves a artista busca formação e expressão em diversas linguagens artísticas.
Desde 1998, realiza performances poéticas que misturam artes visuais e poesia; participou de exposições coletivas e exposições do Projeto Pretexto.
Em 2009 realizou quatro mostras de sua primeira exposição individual “Cartografia”, 2009 desenho-instalação foi selecionada pelo curador Charles Narloch, para representar Itajaí na Exposição Panorama Sesc de Artes Visuais, realizado em Joinville, 2009. Suas Cartografias foram tema de pesquisa vinculada ao Projeto de Extensão do CEART/UDESC, que resultou o ensaio “A conversa infinita das cartografias de Claudia Telles”, foi apresentado no Congresso Internacional "Criadores Sobre outras Obras", em 2010 na Faculdade de Belas-Artes, Universidade de Lisboa. A instalação “Território Poético” desta exposição foi selecionada para a Exposição do 12º Salão, Nacional de Artes de Itajaí, “poéticas pessoais em construção” julho/2010, curadoria Josué Mattos.
Como curadora, assina suas 9 exposições individuais e 3 exposições de Silvestre realizadas em 2010.

http://www.claudiareginatelles.blogspot.com/ e http://www.escritasfemininas.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário