sábado, 13 de novembro de 2010

Museu Alfredo Andersen comemora 150 anos do artista



Desde 03 de novembro de 2010, data em que se comemora 150 anos do nascimento de Alfredo Andersen, o Governo do Paraná por meio da Secretaria de Estado da Cultura – Museu Alfredo Andersen, e outros parceiros, oferecem ao público atividades culturais na Semana Andersen. Serão exposições de caráter histórico, apresentando obras significativas de diferentes fases e temas do artista, pertencentes a instituições e coleções particulares. Também acontece o lançamento de um catálogo de pinturas e um selo comemorativo do artista. A comunidade poderá assistir a um seminário e um documentário relacionados ao Andersen - considerado o pai da pintura paranaense. Um dos destaques da programação é a exposição Primeiro Salão Paranaense de Artes Plásticas: a continuidade do trabalho de Andersen, que acontece, a partir das 19h, no Salão de Exposições do MAA (Rua Mateus Leme, 336 – São Francisco) com obras do pintor que representam a diversidade e qualidade de sua produção artística. As mostras têm entrada franca e permanecem até o dia 31 de janeiro de 2011.

Programação

A programação começou dia 03 de novembro,na Praça Alfredo Andersen (Rua Augusto Stellfeld com Capitão Souza Franco – Bigorrilho), com uma solenidade de abertura. No mesmo dia, no Museu Alfredo Andersen acontece o lançamento do selo e carimbo comemorativos dos Correios, divulgando a imagem do artista, e o Catálogo de Pinturas de Alfredo Andersen, no qual serão apresentados imagens e dados de todas as obras do artista até hoje conhecidas. Logo após, as exposições Primeiro Salão Paranaense de Artes Plásticas: a continuidade do trabalho de Andersen, com obras algumas obras do artista expostas no Salão de 1941, além de documentos, fotografias e objetos do evento, e Alfredo Andersen em família, com as mais espontâneas criações de Andersen, retratando seu universo familiar.

Há 20 anos, mais especificamente no dia 03 de novembro de 1990, uma cápsula com materiais referentes ao cenário cultural da época, como folders, cartazes e documentos, foi enterrada no Museu Alfredo Andersen com a intenção resgatá-la apenas em 2010, sesquicentenário de Andersen. A abertura aconteceu no dia 04 de novembro.

No dia 4, acontece o seminário Alfredo Andersen 150 anos: da Noruega ao Brasil, aberto ao público em geral. Na ocasião, haverá apresentação de estudos que vem sendo desenvolvidos sobre o artista e suas obras por pesquisadores do MAA e de outras instituições paranaenses. A palestra acontece, às 16h, na Secretaria de Estado da Cultura – Auditório Brasílio Itiberê (Rua Cruz Machado, 138 – Centro). E, no início da noite, às 19 horas, acontece a abertura da exposição A Curitiba de Alfredo Andersen, que apresenta pessoas e lugares da cidade nas telas do pintor. A mostra será montada no Paço da Liberdade (Praça Generoso Marques – Centro) com entrada gratuita, e fica em cartaz até o dia 27 de dezembro.

No dia 5, foi aberta em Paranaguá a exposição Alfredo Andersen 150 anos e os Tesouros de Paranaguá, na Casa da Cultura Monsenhor Celso (Rua Conselheiro Sinimbú, 23 – Paranaguá). As obras expostas fazem parte da chegada de Andersen ao Brasil, desembarcando em Paranaguá, onde desenhou e pintou paisagens do litoral e, para sobreviver, pintava retratos sob encomenda. A entrada é franca e a mostra fica aberta até o dia 05 de dezembro.

Museu

O Museu Alfredo Andersen tem a finalidade de cadastrar, conservar, catalogar, expor e divulgar a obra e a memória de Alfredo Andersen como artista e mestre; bem como de seus discípulos; promover exposições; dar continuidade ao ofício de ensinar arte com cursos de formação e de atualização; realizar encontros, simpósios e estudos na área das artes visuais. Está situado na Rua Mateus Leme, na casa onde o artista residiu e produziu grande parte de sua obra pictórica, além de ensinar pintura e desenho aos seus alunos.

A contribuição de Alfredo Andersen para as artes plásticas foi a base e o alicerce que se refletem até a contemporaneidade na produção da arte paranaense. Por sua atuação, tanto na vida artística quanto no ensino da arte, é considerado o pai da pintura paranaense. O local abriga a exposição permanente de obras do Mestre Alfredo Andersen, pertencentes ao acervo e/ou emprestadas graças à gentileza de colecionadores, no Salão Superior do Museu Alfredo Andersen, objetos e fotos do artista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário