quinta-feira, 25 de novembro de 2010

"O Anjo de Butes" a autobiografia que caiu como uma bomba no meio artístico mais conservador

Fonte: Juliana Mattos

"O Anjo de Butes: Uma vida de tintas, sexo e rock'n'roll" é a autobiografia de Fernando Carpaneda, artista plástico brasileiro radicado em Nova Iorque, lançada recentemente nos Estados Unidos e que cai como uma bomba no meio artístico mais conservador do Brasil e exterior.

O livro conta a trajetória de um artista underground, saído de Taguatinga, cidade-satélite de Brasília, e que encontra fama e reconhecimento mundial após expor na Galeria do CBGB. Fernando descreve em detalhes sua vida no submundo das grandes metrópoles (Brasília, São Paulo, Londres e Nova Iorque), seu relacionamento com as drogas e suas experiências amorosas e sexuais. Tudo regido por uma trilha sonora que vai de Ramones a Boy George.

André Pomba, DJ e editor de conhecidas revistas de rock, afirma no texto de apresentação que é "ótimo saber de como os habitantes noturnos de São Paulo (a verdadeira paulicéia desvairada vive à noite) o adotaram. Como, por exemplo, a travesti Geórgia, que ele conheceu e conviveu ainda quando era o garoto Henrique, habituè da cena clubber paulistana dos anos 90; bem como os lugares que eles frequentavam: Retrô, Madame Satã, Treibhaus e Massivo; e também a relação de amor e ódio que ele sente por Brasília e vice-versa.

Algo que lembra a um road movie, a um Sid e Nancy tupiniquim sem um trágico final, apesar de por vezes ter chegado perto disso. Tudo é escrito de uma forma a achar que um dia será chegada a hora do juízo final deste reencontro e que muitos capítulos ainda serão escritos."

Sem sombras de dúvidas, "O Anjo de Butes" incomodorá muita gente ligada a cultura na capital do país e a principalmente aos leitores mais moralistas e preconceituosos. O livro traz uma novidade: os leitores poderão escolher entre duas versões de capa diferentes: uma com um nu frontal do autor e outra com uma de suas pinturas. "O Anjo de Butes" tem 240 páginas e é ilustrado com 26 reproduções de obras do artista.

O livro está à venda no site da editora americana BLURB. Quem quiser comprá-lo, basta se cadastrar no endereço abaixo:
http://www.blurb.com/bookstore/detail/1414818

Site do artista: http://www.fernandocarpaneda.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário