quinta-feira, 24 de novembro de 2011

TURISMO CULTURAL: DESTINO MATA RS

A cidade de Mata possui grandes depósitos de paleobotânica com de árvores fossilizadas e outros atrativos culturais e naturais.

Mata teve como primeiros moradores os indígenas Humaitá, Umbu e Tupi-Guarani. No ano de 1836, o Governo Imperial destinou uma légua de sesmaria de campo a um casal português, vindo de Pernambuco, porto de Portugal, para a criação de gado. Somente em 1976, com a chegada do padre Daniel Cargnin, apreciador dos estudos de Paleontologia, é que a comunidade passou a conscientizar-se do valor científico dos fósseis existentes na região.

Jardim Paleobotânico um dos pontos turístico mais visitados de Mata, além de ser um Atrativo Natural, serve de campo de estudos de botânica, paleontologia e turismo cultural. O parque fica numa reserva delimitada com área de 36.000m², onde o visitante poderá apreciar a única reserva delimitada do Brasil que conservam fósseis vegetais com mais de 200 milhões de anos, Triássico Superior em formatos, cores e dimensões diferentes. O parque fica próximo ao Centro da Cidade, na Rua do Sertão, 67
e fica aberto diariamente das 8h às 11h30 e das 13h às 17h30.

Museu Padre Daniel Cargnin é um museu do Geoparque da Paleorrota, que recebeu este nome em homenagem ao Paleontólogo Daniel Cargnin, que coletou mais de 80 por cento dos fósseis da região de Mata. Museu guarda um acervo de 2.500 peças fósseis vegetais e animais, reunidos pelo religioso e naturalista. Na região é um centro de informações e orientações sobre o geoparque da paleorrota, fica na Rua do Comércio, 582 funiciona de segunda a sexta das 8h às 18h, sábado e domingo das 9h às 11h30min e das 13h30min às 17h30min.

Gruta do Morro é um local de devoção religiosa, que adentra a mata nativa, o acesso é pela escadaria construída de fósseis vegetais e no topo as imagens da N. Sra. de Lourdes e Santa Bernadete, fica próximo a Igreja na Rua da Matriz, s/n

Praça Medianeira toda ornamentada com fósseis vegetais ostenta um tronco fossilizado pesando aproximadamente 15 toneladas. A praça é usada como local de missa campeira, realizada nos meses de janeiro ou fevereiro, no altar de madeira fossilizada, com participação de cavalarianos das cidades da região. Rua Gen. Osório, com RS 532.

Balneário Municipal conta com infraestrutura para camping, localizado a 4 km do centro da cidade. É banhado pelo rio Toropi. Local de realização do Volei Verão, Circuito Matense de Volei, Circuito Gaúcho de Volei (SESC), Aventura Náutica Ecológica, Garota Verão entre outras atividades. A temporada de verão abre na segunda quinzena de novembro, conta com a operação Golfinho (bombeiros salva-vidas) e encerra no final do mês de março.Prolongamento da Rua Duque de Caxias

Museu Fragmentos do Tempo é composto por um acervo histórico da família Haesbaert e Xavier, além de uma coleçã de porcelana de várias procedências e porcelana brasileira, com recorte nas linhas da Posane. O Museu surgiu com a necessidade de manter viva a história de uma família alemã que se entrelaçou com portugueses, italianos, brasileiros, etc... O acolhimento do acervo promove, o resgate da história antepassados através de relatos que passaram de geração em geração, fontes bibliográficas, pesquisas, fotografias e objetos. São José do Louro - Bairro 1º Distrito - (55) 3259-1374 de segunda a domingo das 8h às 18h.

Cascata Boa Esperança é uma Queda dágua de 40m em meio à mata com exuberantes paredões de pedra, trilhas, cascatas e ponte pencil. Situada na localidade de Boa Esperança. Informações fone: (55) 3259-1272

Cascata do Burraco, situada a 6 Km da sede, na localiade de Sertão. No local há uma queda dagua que passa por dentro de uma pedra, onde se pode contemplar a intensa flora e fauna da região.

Lageado Poraíma circunda a cidade - Apresenta pequenas áreas para banho e lazer, de onde se pode avistar a Ponte de Ferro. Travessia de trem com 60m de comprimento, envolto em mata nativa.

Ponte de Vila Clara, está instalada sobre o Rio Toropi, a maior ponte férrea em vão livre da América Latina na época de sua construção.

Hotel Paleon - Rua da Matriz, 295 - (55) 3259 - 1165

Aconselho o simpático sr. Auri para ser seu guia turistico em Mata, além da sua bela piucha ele sabe como nínguém sobre os fosséis vegetais, pois durante 30 anos recebeu visitantes e pesquisadores do pais e de outras parte do mundo, que vinham até a pequena cidade gaúcha pesquisar ese evento natural que aflora nas terras da cidade.



A cidade de Mata é o ponto final da PALEORROTA gaúcha

O Museu de História Geológica do Rio Grande do Sul esta localizado na cidade de São Leopoldo, dentro da UNISINOS e fica a trinta quilômetros de Porto Alegre. A UNISINOS tem se destacado nas pesquisas com Paleobotânica.

Para conhecer a Paleorrota, iniciando a viagem em Porto Alegre, devesse percorrer a BR-287 em direção a Santa Maria, que esta a 300 Kms de distância. Seguindo o caminho, passamos pela cidade de Venâncio Aires, que é o inicio da área com fósseis. Na cidade Candelária, podemos visitar o Museu Aristides Carlos Rodrigues.

Chegando a Santa Maria, podemos visitar o campus da UFSM, o Museu Vicente Pallotti e o Museu Educativo Gama D'Eça. Na cidade de Santa Maria, foi onde toda a história da Paleontologia da Paleorrota começou. A própria cidade esta sob um grande depósito de fósseis. A cidade tem muitos hotéis, shoppings centers e restaurantes.

Mais 40 km de viagem, e chegamos até São Pedro do Sul, onde esta o Museu Paleontológico e Arqueológico Walter Ilha. Mais 40 km e chegamos até a cidade de Mata, onde está o Museu Padre Daniel Cargnin. Aqui há muita madeira petrificada que são encontradas por toda a cidade. Em Mata termina nossa viagem.

Nos dias 21 e 22 de maio de 2011, foi realizado o primeiro dia da Paleorrota, onde os museus de paleontologia da Grande Porto Alegre, Candelária, Santa Maria, São Pedro do Sul e Mata, abriram suas portas para a visita de turistas. O dia da Paleorrota deverá ocorrer todo ano no mês de maio durante a semana nacional do museu.

De Porto Alegre até Mata, são aproximadamente 400 Kms. É melhor percorrer a Paleorrota de automóvel. Se preferir vá de ônibus até Santa Maria.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Paleorrota

Nenhum comentário:

Postar um comentário