sexta-feira, 11 de novembro de 2011

73ª Festa das Flores de Joinville - 2011

A Festa das Flores de Joinville apresenta em 2011, entre os dias 11 e 16 de novembro, sua 73ª edição. Com o tema: “JOINVILLE E SUA GENTE: 160 ANOS DE UMA HISTÓRIA DE AMOR”, mais de 200 mil pessoas são aguardadas pela Agremiação Joinvilense dos Amadores de Orquídeas (AJAO) e Fundação Turística de Joinville, organizadores do evento. A entrada é gratuita. A abertura dos pavilhões do Complexo Expoville para visitação pública acontecerá no dia 11, a partir das 14 horas, e o cerimonial de abertura acontecerá na sequência, às 19:30 horas, e inclui apresentação da Orquestra Sinfônica de Florianópolis.

Entre as atrações já confirmadas, destaca-se a grande novidade desta 73ª edição, os shows nacionais. No pátio do Complexo Expoville, será montado um Pavilhão Externo, que acomodará, com conforto e segurança, o Show da Banda Capital Inicial, no dia 11/11; e o Show de Luan Santana, no dia 14/11. Apenas para os shows nacionais, serão vendidos ingressos.
No dia 12, acontecerá a apresentação do Balé Bolshoi e o Concurso da Rainha. Além disso, a 73ª Festa das Flores de Joinville oferecerá Exposição de Flores, Mostra de Paisagismo, Mercado de Flores e Plantas, Oficinas de Cultivo, Feira de Artesanato, Praça Gastronômica, Palco Cultural, eleição da Rainha e Princesas da Festa, Concurso de Jardins, Concurso de Gastronomia da Área Rural, XVIII Congresso Brasileiro de Floricultura e Plantas Ornamentais e V Congresso Brasileiro de Cultura de Tecidos de Plantas.

Flores em Joinville

A Festa das Flores de Joinville nasceu com o objetivo de manter a tradição do cultivo e encanto pelas flores. Há mais de sete décadas, a cidade rende sua homenagem às orquídeas, todos os anos, no mês de novembro. É a festa oficial da cidade, prestigiada anualmente por cerca de 180 mil pessoas, vindas de todo o Brasil e do exterior.

São mais de 4,5 mil exemplares de orquídeas, selecionadas entre expositores nacionais e internacionais. Além da exposição de plantas ornamentais e flores, o evento promove também workshops sobre cultivo de plantas, Mercado de Flores e Plantas; de Artesanato, Mostra de Paisagismo, apresentações folclóricas e musicais e shows. Possui espaço infantil e uma diversificada Praça Gastronômica.

A Festa das Flores de Joinville é considerada a mais antiga do gênero no Brasil. Desde 2008, acontece a cada dois anos, a Exposição Internacional. O evento é realizado pela Agremiação Joinvilense de Amadores de Orquídeas (AJAO) e pela Prefeitura Municipal de Joinville, por meio da sua Fundação Turística.

73ª Festa das Flores de Joinville

Data: de 11 a 16 de novembro de 2011

Local: Complexo Expoville
Rua XV de Novembro, nº 4315
Bairro: Glória
Joinville – SC

Horários:
11/11, das 14 às 22 horas.
12 a 15/11, das 9 às 22 horas.
16/11, das 9 às 20 horas.
Shows nacionais no Pavilhão Externo: a partir das 22 horas.

Um pouco de história

A história do cultivo de flores em Joinville tem origem no processo de ocupação do território pelos imigrantes europeus, a partir de 1851. Ao abrirem espaço na Mata Atlântica para a construção de suas casas e do novo povoado, se depararam com exuberantes espécies de orquídeas nativas. Encantados pela beleza dessas flores nativas, passaram a recolher as plantas e, vez por outra, as reuniam para admirá-las e comparar as variedades. Neste contexto é que surge a primeira Exposição de Flores e Artes (EFA), em 1936. Desde esta data, a festa somente foi interrompida nos anos de 1942 e 1943, em decorrência da 2ª Guerra Mundial.


Registros da festa na década de 50 e 60.

A cada ano, a Festa das Flores tem um tema central. Em 2005 o tema foi “Preservação da Água”; em 2006, “Jardim dos Sentidos”; em 2007 o tema foi “Biodiversidade”, em 2008 o tema foi “Aquecimento Global“, em 2009, a comemoração dos “180 Anos de Imigração Alemã em Santa Catarina” e, em 2010, "SOS Mata Atlântida", em sintonia com o Ano Internacional da Biodiversidade das Nações Unidas.

Festa premiada e reconhecida

O forte apelo turístico rendeu à Festa das Flores diversos prêmios ao longo dos anos. Em 1982, a Festa das Flores foi “Destaque Artístico do Turismo Nacional”, em premiação do Jornal Última Hora, do Rio de Janeiro (RJ). Em 1991, a Festa recebeu o Prêmio Imprensa Turismo – PIT, como “Evento de Destaque Turístico”, promoção do Jornal do Comércio e Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo do Rio de Janeiro (RJ). Em 2007, o “Swiss Tourism Awards”, conhecido como "Oscar" suíço do turismo, reconheceu Joinville como "Cidade das Flores, destinação de forte vocação turística", na categoria "Patrimônio a ser protegido", com ampla divulgação na imprensa europeia.

A festa conta com reconhecimento legal através da Lei Estadual 14.697, de 21 de maio de 2009, onde é declarada Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural do Estado de Santa Catarina. A Lei Municipal 6.728, de 19 de julho de 2010, a institui como Festa Oficial do Município de Joinville.

http://www.festadasflores.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário