sábado, 5 de novembro de 2011

SEMANA DO LIVRO E LEITURA EM JARAGUÁ DO SUL

É a Semana do Livro e da Leitura!

Semana do Livro e da Leitura de Jaraguá do Sul de 21 a 27 de novembro
Palestras, debates, oficinas e guias de leitura

o livro e a leitura vão dar as cartas em Jaraguá do Sul no final de novembro
Carlito Azevedo (RJ), Sérgio Fantini (MG), Ricardo Corona (PR), Sérgio Rodrigues (RJ), Paulo Sandrini (PR), Péricles Prade (SC), Henrique Rodrigues (RJ), Rubens da Cunha (SC), Manoel Ricardo de Lima (RJ), Gelson Bini (SC) e Marco Vasques (SC).

Em homenagem ao Dia Mundial do Livro, celebrado no dia 23 de Novembro, a Fundação Cultural de Jaraguá do Sul e Fundo Municipal de Cultura, com apoio da Design Editora e SESC Jaraguá do Sul promovem a Semana do Livro e da Leitura: um projeto de capacitação, fomento e difusão, que privilegia desde os alunos do ensino fundamental e médio, professores, leitores e escritores jaraguaenses. São sete dias em que o livro e a leitura estarão em pauta na cidade.

O projeto está amparado em três eixos: formação de leitores, capacitação dos escritores locais e palestras.

OFICINAS

OFICINA DE POESIA COM CARLITO AZEVEDO (10 vagas)

Um dos maiores poetas brasileiros vivos, Carlito ministra sua primeira oficina no estado. Estreou com o livro “Collapsus Linguae” (Prêmio Jabuti de melhor livro de poemas). Publicou ainda “As Banhistas” e “Sublunar” (Prêmio Alphonsus de Guimarães, da Biblioteca Nacional). É editor da revista de poesia Inimigo Rumor e seu livro “Monodrama” foi um dos dez finalistas do Prêmio Portugal Telecom.

ATENÇÃO: poetas devem enviar seus currículos e um poema para literaturanews@gmail.com (haverá seleção).

Sábado – 26 de novembro, 14h – 20h no SESC Jaraguá do Sul (Jorge Czerniewicz, 633)

OFICINA DE CONTOS COM SÉRGIO FANTINI (10 vagas )

Um dos mais inventivos contistas brasileiros, o escritor mineiro Sérgio Fantini ministra há duas décadas uma concorrida oficina literária em Belo Horizonte. Autor dos cultuados “Silas”, “Diz Xis” e “Cada um cada um”.

Veja um programa dedicado a Sérgio Fantini, o Entrelinhas, na TV Cultura: Fantini no Entrelinhas

ATENÇÃO: escritores devem enviar um pequeno currículo e um conto (este conto será analisado na oficina) para literaturanews@gmail.com para concorrer às vagas. (Haverá seleção).

Sábado – 26 de novembro, 14h – 20h no SESC Jaraguá do Sul (Jorge Czerniewicz, 633)

PALESTRAS E DEBATES

Segunda 21/11

Apresentação de “Curare”, de Ricardo Corona (livro contempaldo com a Bolsa Petrobrás) e debate “Pequenas editoras, grandes ideias”, com os editores-escritores Carlos Henrique Schroeder (SC), Ricardo Corona (PR) e Paulo Sandrini (PR), 19h, no SESC (Jorge Czerniewicz, 633)

Quarta 23/11

Debate “Jornalismo, crítica e literatura”, com Sérgio Rodrigues (RJ), do blog Todo Prosa, da Revista Veja, 19h, no SESC (Jorge Czerniewicz, 633) http://veja.abril.com.br/blog/todoprosa/

Quinta 24/11

Lançamento do livro “Dialeto Vêneto: persistência e evolução — uma ponte entre Belluno e o Vale do Itajaí”, de Iria Tancon, 19h, no SESC (Jorge Czerniewicz, 633)

Sexta 25/11

Debate com o Presidente da Academia Catarinense de Letras, o escritor Péricles Prade, e lançamento da Revista-livro Osíris (os presentes receberão gratuitamente a revista). Mediação de Marco Vasques e Rubens da Cunha, 19h, no SESC (Jorge Czerniewicz, 633)

http://www.revistaosiris.com.br/

Sábado 26/11

Palestra “Filosofia, artes visuais e literatura”, com o Prof. Dr. Manoel Ricardo de Lima, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 19h, no SESC (Jorge Czerniewicz, 633)

20 Guias de Leitura em 10 escolas jaraguaneses

O Guia de Leitura é um projeto de formação de leitores, que apresenta obras de maneira descontraída, contando a história, falando sobre a vida do autor, mostrando as referências e instigando a interdisciplinariedade. O Guia de Leitura será executado por Gelson Bini, que realiza o projeto em todo o estado através do SESC. Dias 21, 22, 23, 24 e 25 de novembro

5 palestras com o tema Literatura & Música: Legião Urbana

Um bate-papo sobre música e literatura, com o escritor carioca Henrique Rodrigues, organizador da coletânea “Como se não houvesse amanhã”, de contos inspirados em músicas da Legião Urbana. Dias 21,22 e 23 de novembro.

TODAS AS ATRAÇÕES SÃO GRATUITAS!

Espiem aqui: http://semanadolivro.blog.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário