quinta-feira, 10 de novembro de 2011

EXPOSIÇÃO "RIO SÃO FRANCISCO NAVEGADO POR RONALDO FRAGA"

A exposição foi inspirada na pesquisa que o estilista Ronaldo Fraga fez para a coleção desfilada no São Paulo Fashion Week em junho de 2008.

É uma exposição sobre a cultura popular presente às margens do “Velho Chico”, interpretada pelo olhar do Ronaldo, e representa o projeto número 1 da moda incentivada pela Lei Rouanet, ou seja, é um projeto pioneiro junto ao Ministério da Cultura e uma abertura de portas para a moda brasileira ser reconhecida como instrumento cultural. Pronac 089325.

A exposição é composta de 13 ambientes, verdadeiras instalações de arte contemporânea, integralmente produzidas por uma ONG, e conta com duas participações muito especiais:

a cantora Maria Bethânia declama o poema “Águas e Mágoas do rio São Francisco”, escrito por Carlos Drummond de Andrade em 1977, e a voz de Bethânia ecoa de 16 vestidos que compõem o ambiente “A Voz do Rio”, ou seja, são vestidos musicais nos quais as pessoas podem encostar e ouvir.
o ator Wagner Moura produziu e narra um documentário sobre a cidade de Rodelas (BA) onde ele foi criado e que foi inundada para dar lugar à barragem da hidrelétrica de Itaparica. É um dos ambientes mais emocionantes da exposição.

Com acesso gratuito, a exposição foi inaugurada em 19 de outubro de 2010, ficando em cartaz até 19 de dezembro de 2010, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte.
Após temporada em São Paulo sob o título “Rio São Francisco navegado por Ronaldo Fraga: Cultura Popular, Moda e História”, a exposição agora ocupa o Palácio da Cultura Gustavo Capanema, na capital carioca.

Será inaugurada nesta sexta-feira (11), no Rio de Janeiro, a mostra "Rio São Francisco, um rio brasileiro", do estilista Ronaldo Fraga. O estilista usou o tema como referência para sua coleção de Verão 2009, apresentada no SPFW, e sentiu que sua pesquisa precisava ser continuada e apresentada de outra maneira, além de roupas.

A exposição conta com dez diferentes ambientes que contam sobre a história do Rio São Franscisco através de instalações de arte, vídeos, sons, músicas e poesia. O visitante ainda tem a oportunidade de ver de perto as peças da coleção de Verão 2009 apresentada no SPFW.

Em 2012 a mostra segue para Brasília e cidades do Nordeste.

ORIGEM DA RELAÇÃO COM O VELHO CHICO
"Desde a infância, minhas memórias são banhadas pelas águas do São Francisco.

Meu pai, que nem “barranqueiro” era, vivia pescando por aquelas “bandas”. Sua volta era sempre uma festa, quando ele trazia surubins gigantes, lendas e casos do mágico universo ribeirinho.

Eram histórias e estórias, cultura, música, gente e bicho em cada conto trazido de lá. Meus sonhos eram povoados por caboclos d’água, uiaras, tutumarambás, serpentes do rio...

Eu já tinha a certeza de que o São Francisco é mais que um rio. Em 2008, satisfazendo antigo desejo, escolhi o “Velho Chico” como objeto de pesquisa para a coleção de verão 2009. Seria a desculpa para ir de encontro a um universo que eu já conhecia das histórias e da literatura. PIRAPORA, CARRANCAS, GAIOLAS a VAPOR , BOM JESUS DA LAPA, PIRANHAS E LAJEDO, PETROLINA E JUAZEIRO... palavras que no meu imaginário chegavam como um afago, agora se tornavam mundo real. Por três meses viajei e me embebi das águas e da cultura do rio.

A coleção foi colorida com as cores barranqueiras, com os pontos e bordados característicos do universo às margens do rio, com as imagens das texturas das sacas de café e tábuas de madeira de lei que remendam os barcos e a alma ribeirinha...
Lançada a coleção, na sequência, a desfilamos no Chile e no México e o universo gráfico da mesma foi exposto no MOT, Museu de Arte Contemporânea de Tóquio. Outras coleções vieram, mas como dito pelos ribeirinhos “uma vez que se bebe da água do rio, o rio nunca mais sai da gente”.

Passados dois anos, realizamos agora outro grande projeto: transportar parte da magia do São Francisco para uma exposição itinerante que circulará em pelo menos doze cidades do Brasil.

É um diálogo entre a minha narrativa de moda e a rica cultura do rio que mais desperta afeto entre os brasileiros. As “águas” do São Francisco não cabem em uma só coleção de moda, em um só livro e muito menos em uma única exposição, portanto essa não é uma mostra de acervo. São instalações costuradas entre a moda e a cultura ribeirinha.

Caminharemos por um convés imaginário, como o do vapor Benjamim Guimarães, observando o universo gráfico dos mercados populares, das carrancas e da arte popular; as histórias de amor de idas e vindas dos caixeiros viajantes; as cidades submersas pelo progresso desenvolvimentista... Tudo numa vasta ciranda amorosa em torno do “Velho Chico"."

Ronaldo Fraga, outubro de 2010.

http://saofranciscoronaldofraga.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário