segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Oficina: Gestão e planejamento museológico em Lages/SC

Sistema Estadual de Museus – SEM/SC, convida os profissionais atuantes em museus para participarem do Programa de Capacitação Museológica.

Dividido em sete módulos, as oficinas deverão acontecer de 2011 a 2014 de forma progressiva, em todas as regiões de Santa Catarina, possibilitando a continuidade de uma formação específica para os profissionais atuantes em museus.

Oficina: Gestão e planejamento museológico

Ministrante: Museóloga. Atuou na implantação do Museu Municipal Conde Francisco Matarazzo no Paraná e como consultora na confecção do Plano Museológico do Museu de Arte Contemporânea Luiz Henrique Schwanke. Atualmente leciona as disciplinas " museologia II e III" no curso de Bacharelado em Museologia da UNIBAVE de Orleans/SC e a disciplina de "Construção do Plano Museológico"como curso de extensão promovido pelo Programa de Pós Graduação em Bens Culturais da FAI de Caxias do Sul/RS

Ementa: Museu: dinâmica do conceito. Diferentes tipologias de museus. O museu e suas funções. Nova Museologia. Legislação vigente para a área museal. Política Nacional e Estadual de Museus. Importância, vantagens e limites do plano museológico. Metodologia para elaboração e implantação do plano. Missão institucional: finalidades, valores, metas e funções. Identificação de público-alvo e parceiros institucionais. Avaliação do plano museológico: Legalização, legislação e documentos institucionais: ata de fundação, decreto de criação, estatuto e regimento interno.

Período: 5 à 7 de dezembro de 2011, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h30;
Local: Universidade do Planalto Catarinense - Av. Castelo Branco, 170 -Bairro Universitário - Lages/SC

Público-alvo: As vagas são destinadas preferencialmente a profissionais atuantes em museus, centros culturais, memoriais e instituições afins da região sul catarinense. Instituições museológicas cadastradas no SEM/SC terão preferência na participação.

Carga horária: 24 horas/aula. Será fornecido certificado de participação aos participantes que obtiverem no mínimo 75% de freqüência.

Inscrições: até 1º de dezembro de 2011. Interessados em participar devem encaminhar seu pedido de inscrição (ficha anexa) para o e-mail: oficinasemsc@fcc.sc.gov.br

Mais informações: Sistema Estadual de Museus – SEM/SC
Fone: (48) 3953-2332 ou 3953-2382 - E-mail: oficinasemsc@fcc.sc.gov.br

Museu Histórico Thiago de Castro
Endereço:Rua Hercílio Luz, s/n – Centro – Lages/SC
Fone: (49) 3222-7603 | 9965-6909 - E-mail: mhtc_lages@yahoo.com.br

Realização:Fundação Catarinense de Cultura – FCC
Sistema Estadual de Museus – SEM/SC - Museu Histórico Thiago de Castro

Apoio:Secretaria de Desenvolvimento Regional de Lages
Universidade do Planalto Catarinense-Uniplac

Nenhum comentário:

Postar um comentário