quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Exibição e debate sobre o vídeo

pelo deserto americano até a cidade de Paris, cumprindo assim o ideal de Pasárgada acalentado pelos personagens do filme: a busca de um lugar de trégua e felicidade possível. Durante o trajeto, Letícia gravaria pequenas cenas, colhidas com o telefone celular para depois editá-las em contraponto à sequência do filme quando o telefone é ao mesmo tempo aparelho de aproximação e distância entre Jane e Travis. Visitando Letícia no outono chuvoso de Florianópolis, comentei a possibilidade de utilizarmos o auditório da Fundação como espaço adequado para a exibição do seu trabalho, já que no filme de Wenders o paralelo da sequência do peep show com o público da sala de cinema é evidente. Da mesma forma que o personagem masculino, praticamos o voyeurismo ao mergulharmos, protegidos pelo anonimato da escuridão, num plano repleto de luzes onde a vida se teatraliza. O ambiente de uma sala de projeção é insubstituível para que este espelhamento possa ser provocado. Letícia aceitou, animada, o desafio”.

(Trecho do texto do curador Jailton Moreira no catálogo da mostra Convivências. Dez anos da Bolsa Iberê Camargo, de 12 de novembro de 2010 a 20 de fevereiro de 2011 em Porto Alegre).

Sobre a artista:
Leticia Cardoso é graduada em Artes Plásticas pela Universidade do Estado de Santa Catarina em 2001 e mestre em Poéticas Visuais no Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 2005. Atualmente, participa do 32º Panorama da Arte Brasileira do MAM-SP. Em 2010, participou da mostra Convivência na Fundação Iberê Camargo, de Porto Alegre, Em 2009 recebeu a Bolsa de Residência para Artistas pela Fundação Iberê Camargo no Blantom Museum of Arts na Universidade do Texas em Austin, no Texas. Em 2008, ganhou o Prêmio FUNCINE de Produção Audiovisual Armando Carreirão, de Florianópolis, Bolsa Residência de Artista para o SPA das Artes em Recife e selecionada pelo Projeto de Intervenção Schawnke, de Joinville. Em 2002, recebeu Menção Especial no 59º Salão Paranaense do MAC-PR, participou do Salão Schwanke de Arte Contemporânea, de Jaraguá do Sul. Em 2001, foi contemplada pelo Projeto Rumos Itaú Cultual Artes Visuais 2001/2003, São Paulo, e com o primeiro Prêmio Vº Salão Novos Valores nas Artes Plásticas-Pintura, pela Fundação Franklin Cascaes, de Florianópolis. Coordenou de 2007 a 2009, o Arquipélago com Fabiana Wielewicki.

Sala de exposições temporárias do Museu Victor Meirelles
24 de novembro de 2011, às 19h

O Projeto Agenda Cultural do Museu Victor Meirelles exibe e propõe a discussão, no dia 24 de novembro, quinta-feira, às 19h, do vídeo resultante da produção de Leticia Cardoso para a Bolsa Iberê Camargo de residência para artistas, realizada no Blanton Museum of Art University of Texas/Austin, de outubro a dezembro de 2009.

O filme Austin <-> Paris: um ruído entre Jane e Travis, de Leticia Cardoso, foi editado por Yannet Briggler, com assistência técnica de Pedro MC e performances de André França e Leslie Moody de Castro. A duração é de 23 minutos e logo após a exibição, será realizado um debate entre a artista e o público.

A entrada é gratuita, respeitando a capacidade máxima da sala de 30 pessoas.

Comentário do curador Jailton Moreira sobre o filme

“Paris/Texas/Austin/Florianópolis/Porto Alegre

Participei como júri da última edição da Bolsa Iberê Camargo que contemplou o projeto de Letícia Cardoso Austin <-> Paris: um ruído entre Jane e Travis com uma residência no Blantom Museum. Inspirada no filme de Wim Wenders – Paris, Texas – ela propôs fazer uma viagem
O quê: Exibição e debate do filme Austin <-> Paris: um ruído entre Jane e Travis, de Leticia Cardoso,
Onde: Museu Victor Meirelles
Quando: 24 de novembro de 2011, às 19h.
Quanto: Gratuito.

Mais informações: Museu Victor Meirelles
Rua Victor Meirelles, 59 - Centro - Florianópolis (48) 3222 0692
http://museuvictormeirelles.blogspot.com / mvm.ac@museus.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário