domingo, 5 de dezembro de 2010

Ernesto Meyer Filho



Ernesto Meyer Filho nasceu em Itajaí, no dia 4 de dezembro de 1919. Era filho da escritora Rachel Liberato Meyer, autora do livro (póstumo) Uma Menina de Itajaí, e de Ernesto Meyer, que foi fazendeiro, exportador de arroz e banana, contador e representante comercial, entre outras profissões.

Bacharel em Ciências Contábeis, Meyer Filho foi o primeiro pintor modernista catarinense a expor sua arte sem sair de seu estado natal. Expôs individualmente em galerias profissionais e museus do Rio de Janeiro (Galeria Penguim, 1960), Belo Horizonte (Museu de Minas Gerais Pampulha, 1961) e São Paulo (Casa do Artista Plástico, 1963 e 1964).



Quintais e galos fantásticos estão entre os temas preferidos do artista, que buscava inspiração em Marte, e foi taxado de maluco pelos conservadores. Deixou sua arte em diferentes espaços culturais, mas também em objetos inusitados como guardanapos dos bares e nas costas de folhas de cheque.

Seu quadro “Idílio fantástico” (1957) foi a primeira pintura fantástica produzida e exibida no estado de Santa Catarina em exposição individual, no Museu de Arte Moderna de Santa Catarina. As obras de Meyer Filho estão expostas em Florianópolis, Belo Horizonte, Joinville, e na Pinacoteca de Porto Alegre, Museu de Arte Contemporânea de São Paulo (Coleção Theon Spanoudis), além de coleções particulares no Brasil e exterior. Ernesto Meyer Filho faleceu no dia 22 de junho de 1991.

Fonte: Dieve Oehme - Assessoria de Comunicação FCFFC

Nenhum comentário:

Postar um comentário