sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Igrejas Históricas de Alagoas


Parlamentares alagoanos pedem ao MinC a retomada dos projetos de restauração

A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, recebeu na manhã desta quarta-feira (16), em seu gabinete, em Brasília, vários parlamentares alagoanos. Estiveram presentes a senadora Ada Mello (PTB) e os deputados federais Joaquim Beltrão (PMDB), coordenador da bancada alagoana na Câmara dos Deputados, e Célia Rocha (PTB), ex-prefeita do município de Arapiraca. Também acompanharam a audiência o vereador Daniel Rocha (PTB) e o assessor parlamentar do Ministério da Cultura, José Ivo.

Durante o encontro, os parlamentares disseram à ministra que existe necessidade de execução de obras de restauração em duas igrejas históricas que integram o Patrimônio Artístico Cultural de Alagoas: Bom Jesus dos Martírios, em Maceió, e Nossa Senhora Mãe dos Homens, em Coqueiro Seco, situado às margens da Lagoa Mundaú.

Empenho

Ana de Hollanda afirmou que vai conversar com o Iphan e com outros setores do MinC, como a Consultoria Jurídica, por exemplo, para se certificar do que de fato aconteceu. “Temos que ver daqui para frente”, disse a ministra, referindo-se ao fato de que isso não aconteceu agora, na atual gestão. Ela afirmou que vai se empenhar para encontrar uma solução para o problema, mas que só daqui a pouco mais de um mês poderá voltar a falar sobre o assunto.

No final da audiência, a ministra foi presenteada com uma camiseta trabalhada artesanalmente por integrantes da Associação de Artistas do município alagoano de Massaranduba.

Algumas reformas

A igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens, em Coqueiro Seco, começou a ser erguida no final do século XVIII e vem passando por um processo de restauração desde 2009, por iniciativa do próprio MinC e do Iphan.

Bom Jesus dos Martírios foi, originalmente, uma capela até transformar-se em igreja, em 1881, após passar por diversas reformas. Ela está localizada no centro de Maceió, na praça Marechal Deodoro.

(Texto: Gláucia Ribeiro Lira, Comunicação Social/MinC)
(Fotos: Pedro França/MinC)
(Edição de imagem: Marina Ofugi e Ygor Bernardes, Ascom/MinC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário