quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Floripa Tem Festa e exposição fotográfica

As edições do Floripa Tem Festa animam as noites a partir desta quinta-feira, na Temakeria Nomuro, com exposições e música, tem sido um grande sucesso.
E nesta semana não será diferente. Muita gente bonita e descontraída deve curtir a festa, a partir das 21h, na Lagoa da Conceição. Desta vez, os fãs de fotografia poderão conferir a exposição dos badalado fotógrafo Flávio de Oliveira, com curadoria de Juliana Wosgraus.

“Arquitetura da Dor”
Onde residem nossos pesadelos

Este projeto tem como finalidade visitar, conviver, entender, registrar e demonstrar através de um trabalho de arte fotográfica as condições Residenciais em que se encontram as comunidades, que sobrevivem através da reciclagem e da coleta seletiva de lixo nos grandes centros urbanos.

O Fruto deste trabalho de “Arte e Sócio Documental” além de viabilizar o esclarecimento e a conscientizarão de nossa sociedade sobre as condições Residenciais dos Trabalhadores e Familiares de uma das mais importantes funções de nossa era, estará explicitamente narrando a realidade que se esconde de nossos olhos.

Uma realidade dura, opressiva, desigual, desumana e muitas vezes marginal ao padrão social que se impõem ao nosso convívio diário. Uma realidade que transcende as barreiras geográficas de nossa cidade, estado e País tornando-se verdade em qualquer lugar que estejam alocados comunidades menos favorecidas.

Almejamos com este projeto construir ferramentas que possam abrir os olhos todos vivem nos centros urbanos mostrando que nosso dejeto social gera um dano imensurável a nossa própria sociedade.

Nosso trabalho tem a expectativa de conscientizar as pessoas para este quadro e ainda gerar meios para que algumas ações de melhorias efetivas possam ser implementadas.

Com o uso da fotografia temos a expectativa de conscientizar as pessoas para este quadro que demonstra que ao lado de nossos Centros Urbanos, criaram-se verdadeiras prisões sociais, onde Seres Humanos tentam sobreviver em pleno estado de miséria e sujeira absolutas.

As margens de todos os recursos sociais e a beira de falência completa de seus meios de sobrevivência encontramos nestes locais verdadeiros celeiros para recrutamento de novos viciados, doentes, flagelados e todos os atributos que conotam a mais profunda degradação de nosso conceito de “Ordem e Progresso”.

São estas comunidades prisioneiras de seu meio social, prisioneiras incapazes de romper com o futuro degenerado que as esperam, prisioneiras da falta de esperança, prisioneiras do lixo que se transforma em seu alimento direto ou indireto, prisioneiras sobre tudo de uma sociedade injusta para com o seus semelhantes.

São fotos que tentam abrir os olhos dos que produzem lixo, sujeira, detritos e, sobretudo sobras de uma sociedade consumista, que estamos criando uma nova forma de presídio, uma nova forma de cadeia social, uma nova forma de segregação e que com toda certeza está abrindo as portas do futuro onde irá imperar a Sociedade do Lixo.
Além da mostra, a festa vai levantar o astral do público com muita música boa. No comando das picapes estarão os DJs Jeco Thompson, Milena Scheide e o Warm Up Itapema FM com Dj Thon Soriedem, com o melhor som eletrônico.
O Floripa Tem 2011 é uma realização do Grupo RBS em parceria com a prefeitura de Florianópolis e tem patrocínio da Embratel, Petrobras e Funturismo – Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte e Governo do Estado de Santa Catarina. O apoio é do Florianópolis e Região Convention & Visitors Bureau (FC&VB). A programação completa e mais detalhes do evento podem ser acessados no site www.floripatem.com.br.
Saiba mais sobre os artistas:
Flávio de Oliveira – Vai levar imagens da série Arquitetura da Dor, que demonstra as condições sociais em que se encontram as residências nas comunidades que sobrevivem através da reciclagem e da coleta seletiva de lixo nos grandes centros urbanos. Carioca, mudou-se para Florianópolis onde continua mantendo efetivo relacionamento com o meio cultural, em especial com a fotografia. Já realizou trabalhos na Dinamarca, Holanda, África do Sul, Suíça, Israel, França e outros países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário