sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Exposição de Instrumentos Musicais Cerâmicos VOZES DO BARRO



A Exposição de Instrumentos Musicais Cerâmicos VOZES DO BARRO, do artista e ceramólogo itajaiense Silvestre João de Souza Júnior, fica até dezembro na vitrines 3 e 4 da Biblioteca Central da UNIVALI.
Vozes do Barro, integra a série de exposições que acontecem desde julho de 2010 em comemoração aos 40 anos de trajetória artística.
A mostra apresenta esboços, textos, fotografias e instrumentos musicais cerâmicos como udus, ocarinas, shakers e gathans, que conjugam formas e sonoridades.
Instrumentos Musicais Cerâmicos realizados a partir da pesquisa de Ceramista e Luthier que sabe com arte apurar a sonoridade do instrumento.
Realizada a princípio de 09 a 13 de novembro de 2010, durante o 13º Festival de Música de Itajaí, em dois espaços na cidade onde aconteceram atividades do Festival: no Teatro Municipal de Itajaí, local dos shows e na UNIVALI onde aconteceram as oficinas, Vozes do Barro se estendeu por todo mês de novembro e ficará ainda nas duas primeiras semanas de dezembro.
Silvestre comercializou instrumentos em Itajaí, na Argentina e Rio de Janeiro.
Percussionistas como Naná Vasconcelos, Robertinho Silva e Cláudio Infante em festivais passados, visitaram o Ateliê Cerâmica Alquímica, conheceram e levaram consigo instrumentos do artista.
“Vozes do Barro” tem pesquisa, textos, fotografias, arte da curadora Cláudia Regina Telles, realizadora da exposição que contou com apoio cultural do Porto de Itajaí e Fundação Cultural de Itajaí e apoio do Conservatório de Música de Itajaí, Arte e Cultura/UNIVALI Itajaí, Biblioteca UNIVALI e Teatro Municipal de Itajaí
Silvestre João de Souza Júnior, nasceu na década de 50 no bairro Fazenda, em Itajaí/SC/Brasil, onde desde menino demonstrou sensibilidade para as artes, em especial a modelagem de argila. Desde a década de 1970, expressa suas percepções e impressões através de desenhos, textos e empreende estudos em múltiplas linguagens: pintura, escultura, cerâmica, instalação, arte mural, xilogravura e intervenção urbana.
Nos anos 80 regressa ao contato com a argila e desde então se dedica a estudos teóricos e pesquisas práticas sobre a Arte Cerâmica, sendo uma destas pesquisas a construção de instrumentos musicais cerâmicos, para as quais sua passagem pela Índia entre 1999 e 2003 enriqueceu ainda mais sua percepção musical e contribui para a realização dos Gathans.

Ateliê Cerâmica Alquímica
(47) 8424-0717 - ceramicalquimica@gmail.com
acesse o blog saiba mais sobre o artista http://ceramicalquimica.blogspot.com/

parceria
Fundação Cultural de Itajaí/Conservatório de Música de Itajaí
Arte e Cultura/UNIVALI Itajaí/Biblioteca da UNIVALI
Teatro Municipal de Itajaí
http://vozesdobarro.blogspot.com/
vozesdobarro@gmail.com - 47 – 8424-0717

Nenhum comentário:

Postar um comentário