domingo, 23 de janeiro de 2011

Jaraguá do Sul se transforma no maior palco de música erudita do país07 janeiro 2011

Uma maratona de quase 200 eventos entre concertos, recitais e apresentações em espaços alternativos forma a programação do Femusc – 6º Festival de Música de Santa Catarina, em Jaraguá do Sul, norte do Estado.

Com início no próximo dia 20 de janeiro, o Femusc abre oficialmente o calendário da cultura de Santa Catarina. Até o dia 5 de fevereiro, tem como um dos principais objetivos investir no desenvolvimento da música em Santa Catarina e oportunizar ao público espetáculos eruditos.

Em sua sexta edição, mais uma vez metade dos mais de mil participantes esperados serão provenientes do Estado por meio do Coral do Femusc, Seminário de Regência Coral, do Encontro Catarinense de Bandas, Encontro Catarinense de Corais, Simpósio de Educação Musical, o Femusckinho, e, pela primeira vez, no Seminário de Regência de Bandas Sinfônicas, todos direcionados exclusivamente a participantes catarinenses.

O diretor artístico do Femusc, maestro Alex Klein, avalia que, além de “abrir oportunidades a jovens que de outra forma não teriam oportunidades de estudar em um festival deste nível”. Ele entende que o evento inicia em 2011 um novo degrau evolutivo: “A edição 2010 fechou um primeiro ciclo, onde as prioridades foram consolidar o evento como um dos mais importantes no Brasil, estabelecer uma fonte de turismo cultural para Jaraguá do Sul, apontar deficiências na arte musical dentro de Santa Catarina e providenciar inspiração. O Femusc não é somente um festival de música, mesmo que a arte musical seja o seu principal protagonista, mas é um festival que promove o desenvolvimento em diversas áreas que vão muito além das aulas com os grandes mestres”.

Relaciona neste sentido simpósios para definir o caminho para o desenvolvimento da educação musical no estado, seminários para professores desenvolverem e atualizarem suas técnicas de ensino, conferências para profissionais multiplicarem seus contatos e experiência, uma experiência na variedade cultural para o público, uma porta de ascensão profissional para as dezenas de alunos que já saíram do festival com bolsas para o exterior, assim como os benefícios para a economia local, nos bares, restaurantes, shopping, hotéis e lojas.

Todas as apresentações ocorrem no Centro Cultural e em locais alternativos de Jaraguá do Sul e de cidades da região. Os ingressos são gratuitos e estarão disponíveis no local, a partir de 17 de janeiro. Informações pelos telefones (47) 3373-8652 (secretaria do Femusc) e (47) 3275-2477 (secretaria do Centro Cultural) ou pelo e-mail festival@femusc.com.br.

O Festival é uma realização conjunta do Instituto Festival de Música, Sociedade Cultura Artística (SCAR), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional, Vale dos Encantos Convention & Visitors Bureau e Fundação Cultural de Jaraguá do Sul. Tem patrocínio da WEG, Tractebel Energia, Governo do Estado/Funcultural, Ministério da Cultura/Lei Rouanet e Prefeitura de Jaraguá do Sul, com apoio do Angeloni, Celesc Distribuição, Celesc Geração, Mime, Lunender, Duas Rodas, SC Gás e Bradesco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário