domingo, 23 de janeiro de 2011

FILOSOFIA DA DIFERENÇA

CURSOS 2011 - PROGRAMAÇÃO
Evolução Criadora

05 a 06 de fevereiro de 2011 Curso Intensivo

Mil Platos - Micropolítica e o Uso dos Afetos
Turma Semanal • Início 22 de fevereiro de 2011

Turma Mensal • Início 05 de fevereiro de 2011

Biopolitica, governamentabilidade e cuidado de si em Foucault
Início 09 de fevereiro de 2011

Nietzsche e o Eterno Retorno
Início 01 de fevereiro de 2011

_______________________________________________

Evolução Criadora


05 a 06 de fevereiro de 2011 Curso Intensivo

• sábado das 16h00 às 19h00 / domingo das 09h00 às 12h00 e das 15h00 às 18h00


Síntese do programa - Cruzaremos conceitos de Bergson, com os de Spinoza, Nietzsche, Deleuze e Foucault na questão do saber racional ou do pensamento simbólico como função da ação e/ou função de poder nas sociedades contemporâneas, disciplinares e de controle versus o pensamento intuitivo criador de valor.
A razão do Acontecimento primeiro, infinito, eterno e sempre inédito, coincide com a necessidade radical de uma potência absoluta de existir. É impossível que na extrema ponta de cada presente vivo o Mesmo ou a Identidade do Ser como fundamento último retorne, se sobreponha ou sobreviva à diferença do Devir.


Mil Platos - Micropolítica e o Uso dos Afetos

Turma Semanal • Início 22 de fevereiro de 2011

• terças feiras das 9h30 às 11h30 (duração: 04 meses / 32 horas)

Turma Mensal • Início 05 de fevereiro de 2011

• sábados das 9h00 às 13h00 (duração: 06 meses / 24 horas)
Síntese do programa - Assim como os modos de usar a linguagem podem capturar, assujeitar e controlar o pensamento dos homens ao inseri-los em regimes discursivos e produzir cadeias coletivas de expressão incorporais ou semióticas; e os modos de usar a sensibilidade podem capturar, submeter e organizar as forças do corpo no seu acoplamento com um regime dominante de luz e sombra de uma rede microfisica de modulação de movimentos constitutiva do corpo da sociedade; assim também os modos de usar os afetos, isto é, os usos que se faz daquilo que acontece ao desejo nos encontros que experimenta e que o preenchem (afetos-paixões/ações) e que exprime uma variação da capacidade de existir podem…ou capturar (por estagnação ou fixação passional), fabricar a falta e gerar demandas moralizantes por objetos e formas de empoderamento (impotência como vontade de poder / desejo como falta de objeto), acoplando-se a uma rede de poder que constitui o Juízo, enquadra a vida, esmaga as singularidades, violenta as diferenças e promove o triunfo de uma política do ódio e dos juízos morais como gosto generalizado pelos devires reativos… ou então, ao contrário, promover uma micropolítica dos afetos cujos outros usos podem pôr em movimento devires ativos, investindo uma ética da potência pautada nas alegrias ativas, na invenção de si e de modos libertadores de existir.
Aulas expositivas, extratos de leituras e tranversalização dos conceitos para pensar e praticar novos modos de fazer política (uma mircopolítica do desejo), problematizar as políticas públicas e inventar uma maneira de pensar e praticar as artes, as técnicas e as ciências, os modos de sociabilidade, de ensino e aprendizado, de saúde e de uma clínica cujo crivo é a desmedicalização e a descriminalização ou desjudicialização da vida e a afirmação de seus modos intensificados.

Biopolitica, governamentabilidade e cuidado de si em Foucault

Início 09 de fevereiro de 2011

• quartas feiras das 20h30 às 22h30 (duração: 04 meses / 32 horas)

Síntese do programa - Desconstrução do sujeito e do objeto natural do conhecimento. Traçado de algumas das formações de poder e saber ocidentais cujos sujeitos, objetos e formas de conhecimento emergem no quadro de suas relações de força, simultaneamente como produtos e meios do exercício e da cadeia de transmissão e continuação do poder constituinte do tecido social.
Natureza relacional e diagramática do poder. O saber não como forma objetiva universal e neutra da verdade, mas como condição necessária de integração e continuidade dos poderes difusos que produzem a verdade necessária a sua continuidade e expansão. Três formas de poder e de saber…a que incide sobre territórios e bens; a que incide sobre o corpo e tempo dos homens; e aquela que incide sobre a vida, sobre as necessidades e os modos de desejo e crença das populações, isto é, que faz da própria vida e das condições de existência da espécie humana objeto e sujeito de poder, modo de poder e de saber que se exprime naquilo que Foucault designa como governamentabilidade.
Enquadramento e captura da dimensão virtual do desejo nas sociedades disciplinares - produção formal da dívida e lógica punitiva da consciência moral.
Dispositivos de enquadramento, vigilância e controle e a exclusão dos tempos e movimentos próprios do corpo e da mente.
Gestão e controle sobre a vida nos novos modos de governamentabilidade.
Práticas veladas de violência e a lógica da criminalização dos afetos que combatem por outros modos de existir. 
A natureza não-intencional, a subversão universal e a estilização da existência nas práticas de si.


Nietzsche e o Eterno Retorno

Início 01 de fevereiro de 2011
• terças feiras das 20h30 às 22h30 
(duração: 04 meses / 32 horas)

Síntese do programa - Aulas expositivas alternadas com leituras de textos especialmente extraídos das obras Além do Bem e do Mal, de F. Nietzsche / Nietzsche e o Círculo Vicioso, de P. Klossowski / Diferença e Repetição, de G. Deleuze.
O Eterno Retorno como experiência vivida, como criação de si e como proposição seletiva para uma ética da potência. A experiência simultânea da morte de deus e da perda da identidade em contraste com a afirmação das identidades infinitas - eterno retorno do mesmo versus eterno retorno do diferente. A produção de uma nova coesão para o corpo a partir da abertura dupla para o caos que vem de dentro ou que chega de fora - criação de um novo corpo e de um novo pensamento para as forças inauditas do homem.

_______________________________________________
Local: rua Arruda Alvim, 112 - Pinheiros (metro Clínicas), SP/SP

mais informações: equipe@escolanomade.org / 11 6490 8807 / 6406 9075 / 8175 7423 / escolanomade.org

Em suas práticas, a Escola Nômade de Filosofia produz movimentos e eventos que catalisam, aceleram e provocam novos modos de viver e de pensar. Atua desde 2002 promovendo atmosferas de dinamizacão do desenvolvimento crítico e criativo. Oferece diversas atividades gratuitas, entre elas as oficinas de Cinema, Vídeo e Fotografia; e o Cinema Nômade: exibições de filmes que inauguram um pensamento diferenciado seguidas de debates. No site escolanomade.org divulgamos registros de encontros e palestras, transcrições de aulas, produções audiovisuais e textos. Acesso gratuito - DITOS E ESCRITOS / RÁDIO NÔMADE áudio de aulas
Ministrante dos cursos: Luiz Fuganti, filósofo, arquiteto e escritor, desde 1986 ministra cursos destinados a instigar a produção de uma nova maneira de pensar. Autor de Saúde, desejo e pensamento, ed Hucittec; Espaço, Poder, Estética e Sentido; Univocidade do Ser em Duns Scot; Diferença e Analogia em Platão; Ética como Potência e Moral como Servidão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário