segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Fotógrafo Catarinense recebe reconhecimento de seu trabalho por contrato com Aldeias Infantis

Aldeias Infantis SOS é uma organização não governamental e sem fins lucrativos que promove ações na defesa e garantia dos direitos de crianças, adolescentes e jovens por meio de uma atuação de desenvolvimento sócio comunitário. Respeitando as diversas religiões e culturas, presente em mais de 132 países e territórios, atuando com crianças em situação de vulnerabilidade social, que perderam ou estão prestes a perder os cuidados de suas famílias. Trabalha para integrar social e familiarmente essas crianças e jovens, impulsionando sua autonomia para que se sintam protegidos e incluídos na sociedade.

As Aldeias Infantis iniciaram suas atividades no Brasil em 1967 e hoje presta atendimento direto a mais de 10.000 crianças e adolescentes caracterizando-se assim como uma das mais importantes e atuantes entidades do mundo no amparo, proteção e consolidação do desenvolvimento infantil.

Visando registrar e mostrar as condições em que estas crianças vivem e usar da fotografia como uma ferramenta de comunicação social a Aldeias Infantis busca fotógrafos, voluntários, que tenham em sua obra a conotação Sócio-Documental para apoiar e fortalecer seu trabalho. No Brasil as Aldeias Infantis, travou conhecimento do trabalho do Fotografo catarinense Flávio de Oliveira, voluntário que dedica seus esforços numa batalha de longo tempo para registrar e usar a fotografia como um documento formal de denúncia e de apoio as comunidades segregadas no Brasil.


Após algumas experiências em jornadas de fotografia nas favelas e comunidades em São Paulo a Aldeias Infantis fecha um contrato para usufruir de todo o Banco de Dados das imagens de Flávio de Oliveira. Bem como para que novos projetos sejam realizados no Brasil, ou onde se faça necessário, para que a arte deste vigoroso fotógrafo possa ser usada no intuito de facilitar o trabalho desta que se caracteriza como uma das mais importantes entidades mundiais de atendimento e apoio a crianças e adolescentes.

Sobre a forma de uma parceria, Flávio de Oliveira é o primeiro Fotografo Brasileiro convidado a atuar em projetos desta espécie, unindo-se ao time das Aldeias Infantis, de maneira formal, para que a fotografia possa ampliar o trabalho da entidade no Brasil. Também este contrato caracteriza-se pelo reconhecimento do trabalho deste fotografo que entende que a fotografia, como arte ou como registro sócio-documental, faz parte como ferramenta fundamental para a melhoria do mundo em que vivemos.

Entenda um pouco mais das Aldeias Infantis.

O objetivo das Aldeias Infantis é oferecer a crianças, adolescentes e jovens que por algum motivo foram privados dos cuidados de suas famílias de origem, um ambiente familiar e uma formação sólida para alcançarem uma vida autônoma.

Fundada em 1949, Aldeias Infantis SOS é membro da UNESCO e conta com um acento permanente no Conselho Econômico e Social da ONU.
Como tudo começou

A organização Aldeias Infantis SOS foi fundada em 1949 na Áustria. A II Guerra Mundial havia terminado recentemente, deixando muitos danos materiais e emocionais. Milhares de crianças tinham perdido suas famílias, suas casas e sua segurança.

Ali vivia Hermann Gmeiner, fundador das Aldeias Infantis SOS. Diante de tal desolação e desespero, ele sentiu que algo precisava ser feito com urgência: ele não podia permitir que tantas crianças órfãs fossem deixadas nas mãos do destino, e que tantas mães que haviam perdido seus filhos e maridos durante a guerra ficassem sozinhas. Foi então que ele sugeriu a um grupo de mulheres que criassem essas crianças.

E assim foi criada a primeira Aldeia Infantil SOS. Ele chamou todas as pessoas que conhecia e disse: "Me dê um Chelím por mês, e eu construirei uma Aldeia para as crianças órfãs e abandonadas." E com a ajuda dessas pessoas, foi o que ele fez.

A primeira Aldeia está localizada na cidade de Imst, na região do Tirol, próximo aos Alpes austríacos. Desde aquela época, mais de 60 anos se passaram e a idéia das Aldeias Infantis SOS se expandiu para mais de 132 países.

As Aldeias Infantis SOS se estabeleceram na maior parte do mundo por meio de suas associações nacionais. Cada país opera de maneira independente, coordenando o trabalho de suas instalações com a colaboração de autoridades, instituições parceiras e Amigos SOS do país.

A SOS Kinderdorf International, sediada em Innsbruck (Áustria), é a federação de todas as Aldeias infantis SOS no mundo.

Atualmente, mais de 73.000 crianças, adolescentes e jovens são acolhidos em todos os continentes; Em junho de 2007, 95 países já tinham programas para fortalecer famílias e comunidades: 39 em África, 17 na Ásia, 20 na Europa e 19 na América Latina, beneficiando um total de 97 mil pessoas.

Mundialmente, mais de 5.000 mulheres trabalham como mãe sociais.
Cerca de 46.000 crianças, adolescentes e jovens das Aldeias Infantis SOS tornaram-se independentes até agora.

O que fazemos
É possível existir um lar sem crianças, mas uma criança não pode se desenvolver sem um lar. Por isso, nós das Aldeias Infantis SOS dedicamos nossos esforços para que cada criança que não esteja sob os cuidados de uma família ou que esteja em uma família desestruturada, possa viver um futuro cheio de oportunidades, crescendo em um lar sadio, com amor, respeito e segurança.

Além disso, apoiamos famílias em situação de risco para prevenir situações difíceis que podem levar ao abandono físico e emocional dessas crianças.
No Brasil por meio de um Programa Integral para cerca de 10.000 crianças, adolescentes e jovens em duas áreas de atuação: “Fortalecimento Familiar e Comunitário” e “Acolhimento”.

Fortalecimento Familiar e Comunitário
A finalidade do Fortalecimento Familiar e Comunitário é contribuir para a diminuição do abandono infantil, facilitar processos que propiciem o desenvolvimento e a autonomia de famílias e comunidades, na promoção e proteção de crianças, adolescentes e jovens.

Acolhimento
É um serviço de proteção integral a crianças, adolescentes e jovens que por motivo de risco (negligência, discriminação, abuso e exploração) tiveram seus vínculos familiares fragilizados e/ou rompidos. Atualmente cerca de 1.700 crianças, adolescentes e jovens estão acolhidos.

Advocacy
A organização Aldeias Infantis SOS Brasil atua na promoção, defesa e garantia integral dos direitos das crianças adolescentes e jovens com foco na convivência familiar e comunitária. Isso é feito através da participação em diversas redes, campanhas e com um intenso trabalho de apoio em políticas públicas junto a conselhos municipais, estaduais e federal (CONANDA), com o objetivo de trazer ou evitar mudanças que firam os direitos da criança e do adolescente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário