segunda-feira, 11 de abril de 2011

Zoona -Encontro literário de Curitiba,

Encontro reúne durante três dias mais de 35 escritores, poetas, performers e artistas, de diferentes localidades, em homenagem às obras dos escritores Valêncio Xavier e Wilson Bueno.

Mesas-redondas, performances, mostra de vídeo, intervenções, lançamento de livros e publicações, leitura de poesia e prosa (poema ao vivo), exposição documental e lançamento do suplemento literário vagau – edição exclusiva do evento. Essas são as atividades que integram a programação do ZOONA literária, que agitará Curitiba nos dias 15, 16 e 17 de abril.
Incentivado pelo Fundo Municipal de Incentivo à Cultura de Curitiba, com realização da editora Medusa, o evento ZOONA literária acontecerá no Solar do Barão (Rua Carlos Cavalcanti, n. 533), à exceção da mostra de vídeo que terá suas sessões no Paço da Liberdade (Praça Generoso Marques, 189). A curadoria do evento, assinada pelo poeta e editor Cláudio Daniel (SP) e pela poeta e artista visual Joana Corona (PR), tem como referência os trabalhos dos escritores Valêncio Xavier e Wilson Bueno. Uma homenagem que, sobretudo, realizar-se-á com a apresentação de trabalhos, ações e pensamento inventivos, modos de acessar o extraordinário legado composto pelas obras destes autores.
Embora seja um encontro literário, ZOONA transita por diferentes formas expressivas e portanto abrange um público heterogêneo, expandindo-se para outros campos artísticos. Entre os convidados das mesas-redondas estão os escritores Luis Ruffato (SP), Paulo Venturelli (PR), Raquel Stolf (SC), Victor Sosa (México) e Luis Serguilha (Portugal). Documentário, entrevista, videoarte, videopoema e filmes do Valêncio Xavier comporão a mostra de vídeo ZOONA, além de curtas de ficção de diversos diretores. As performances serão de Marcelo Sahea (RS), Ricardo Corona e Eliana Borges (PR). Maiores detalhes sobre a programação do evento estão disponíveis em:
http://www.zoonaencontroliterario.wordpress.com.
“De uns tempos pra cá, tenho percebido um discurso que diz o que é literatura e o diz ocupando o seu centro. Um discurso que, ingênua ou intencionalmente, tem empurrado para a margem autores inventivos como Leminski, Valêncio, Wilson, Karam, Josely, entre outros. E literatura, definitivamente, não se faz com discursos polidos e centralizados. Sequer é coisa para se decifrar e depois conquistar. Em ZOONA, que traz em si a coerência de ser um espaço efêmero e passageiro, com três dias de duração, discutiremos não a margem excludente e o discurso que articula, mas a zona extrema, a zona de invenção que vem sendo habitada por certa literatura contemporânea e que muito nos diz respeito nestes platôs curitibanos”, afirma o poeta Ricardo Corona, coordenador do evento.
Serviço:
Dias 15,16 e 17 de abril
- Mesas-redondas, performances, poema ao vivo e lançamentos: Museu da Gravura Cidade de Curitiba – Solar do Barão – Sala Scabi (Rua Carlos Cavalcanti, n. 533).
- Mostra de vídeo ZOONA: Paço da Liberdade – Sala cinepensamento(Praça Genoroso Marques, 189)
- Exposição apegos: de 16 de março a 17 de abril, Museu da Gravura Cidade de Curitiba (Rua Carlos Cavalcanti, n. 533)

PROGRAMAÇÃO GERAL

SEXTA – 15/04
10h – mostra de vídeo
O mistério da japonesa (2005), de Beto Carminatti e Pedro Merege
Repontual (2007), de Adriano Esturilho e Henrique Faria
Generoso (2007), de Eduardo Baggio
Mar paraguayo (2004), de Nivaldo Lopes
só tenho um norte (2007), de júlia studart, manoel ricardo de lima, demétrio panarotto e alexandre veras
14h30 – mesa-redonda: Escritas – contaminações entre literatura e artes visuais
Debatedores: Joana Corona (Curitiba-PR), Raquel Stolf (Florianópolis-SC) e Manoel Ricardo de Lima (Rio de Janeiro-RJ)
Mediadora: Eliana Borges (Curitiba-PR)
17h – mostra de vídeo
Entrevista com Valêncio Xavier e com Wilson Bueno. Projeto Encontros: Memória da Literatura Paranaense (2004), coordenado por Silvanah Santos
18h15 – breve depoimento de Luiz Carlos Pinto Bueno
19h – performance: Pletórax
Marcelo Sahea
20h – mesa-redonda: Poéticas da simulação e do dilatamento
Debatedores: Ricardo Corona (Curitiba-PR), Victor Sosa (México) e Claudio Daniel (São Paulo-SP)
Mediador: Ricardo Pedrosa Alves (Curitiba-PR)
22h – lançamentos e poema ao vivo
lançamento do suplemento literário vagau
lançamento dos livros e publicações: ZOA’E, de Luis Serguilha, crostácea, de Joana Corona, musga, de Mário Domingues, Poesiaénão, de Estrela Leminski,oAtlas, de Eliana Borges, Rostos e rastros do século XX, de Victor Sosa, os anomenos, de Manoel Ricardo de Lima, Poemas de 3000 anos, de Emerson Pereti, A Cortesã do Infinito Transparente, de Andréia Carvalho e lab #2 – laboratório de crítica de arte.
poema ao vivo: Andréia Carvalho, Adriano Esturilho, Francine Canto, Luiz Felipe Leprevost, Vanessa Rodrigues, Manoel Ricardo de Lima e Luiz Carlos Pinto Bueno (lendo textos de Wilson Bueno).
intervenção: Poluição sonora
Eliana Borges

SÁBADO – 16/04
11h – mostra de vídeo / sessão Valêncio Xavier
O pão negro (1994), de Valêncio Xavier
Carta ao signore Fellini (1979), de Valêncio Xavier
14h30 – mesa-redonda: A prosa do mínimo
Debatedores: Luci Collin (Curitiba-PR), Carlos Henrique Schroeder (Jaraguá do Sul-SC) e Luis Serguilha (Portugal)
Mediadora: Assionara Souza (Curitiba-PR)
17h – mesa-redonda: A prosa de arte e o subespaço urbano
Debatedores: Paulo Sandrini (Curitiba-PR) e Luiz Ruffato (São Paulo-SP)
Mediador: Mário Domingues (Curitiba-PR)
19h30 – performance: tsantsa
Ricardo Corona e Eliana Borges
20h30 – mesa-redonda: Fronteiras linguísticas, em Wilson Bueno, e de linguagens, em Valêncio Xavier
Debatedores: Joca Terron (São Paulo-SP) e Paulo Venturelli (Curitiba-PR)
Mediadora: Joana Corona (Curitiba-PR)
23h – lançamentos e poema ao vivo
lançamentos dos livros e revistas: arquitetura da luz, de Francine Canto, barato,de Ricardo Pedrosa Alves, Eita! (n. 5, dez. 2010) – revista de literatura, Tatuí Crítica de Arte 11, Antônio Maria – crônicas de escritores contemporâneos do Recife, Os justos, de Cristhiano Aguiar, ocupado, de Adriano Esturilho, manual de puts sem pesares, de Luiz Felipe Leprevost.
poema ao vivo: Cristhiano Aguiar, Emerson Pereti, Mário Domingues e Denis Nunes (sound-design), Alexandre França, Sabrina Lopes, Estrela Leminski, Victor Sosa e Luis Serguilha.
DOMINGO – 17/04
11h – mostra de vídeo
preamar (2010), de Joana Corona
FORA [DO AR] – Kit para terceiros socorros (2003-2004), de Raquel Stolf
zero-sufur, de Mário Domingues
pulso descalço, de Glauco Pessoa
medo (fear) (2009), de Marcelo Sahea
14h30 – mesa-redonda: A autoridade do original e a autoria da tradução
Debatedoras: Sabrina Lopes (Curitiba-PR) e Virna Teixeira (São Paulo-SP)
Mediador: Claudio Daniel (São Paulo-SP)
17h – poema ao vivo: Claudio Daniel, Virna Teixeira, Edson Falcão, Leonarda Glück, Rodrigo Madeira, Ricardo Pedrosa Alves, Fernando Karl e Ricardo Pozzo.
A exposição apegos faz parte do ZOONA literária, é uma exposição documental com objetos e manuscritos de Valêncio Xavier e Wilson Bueno, que está no Museu da Gravura Cidade de Curitiba, Solar do Barão, do dia 16 de março a 17 de abril de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário