terça-feira, 19 de abril de 2011

Tradição açoriana resiste no Caeira “ Dança da Ratoeira”

DANÇA DA RATOEIRA - Dia: 19 de abril de 2011 - Hora: 18:00

Tradição açoriana resiste no Caeira “ Dança da Ratoeira”

"Meu galho de malva, meu manjericão, dá três pancadinhas no meu coração"... Há mais de 30 anos, era muito difícil que alguém nascido e criado em Florianópolis não ouvisse versinhos como esses, cantados na Dança da Ratoeira, numa ciranda. Esta é uma das tradições açorianas que resiste na Ilha de Santa Catarina.

Os versinhos eram endereçados a alguém da roda. Podiam ser declarações de amor, de amizade, de paixão, de gratidão, mas também podiam ser declarações sarcásticas ou irônicas entre rivais presentes na dança.

Com incentivo do Projeto Patrimônio Caeira, esta manifestação cultural foi retomada pelo Grupo Alegria da Terceira Idade da comunidade do Caeira do Saco dos Limões.

No próximo dia 19 de abril (terça-feira), o Grupo Alegria voltará a apresentá-la. Haverá uma breve explicação do que foi, como e onde se dançava a Ratoeira e de que modo permaneceu naquele bairro. O evento ocorre a partir das 18 horas, no Jardim do Palácio Cruz e Sousa - Museu Histórico de Santa Catarina.

A organização do evento está por conta do Projeto, que acompanha as manifestações culturais da comunidade desde agosto de 2010. O Projeto Patrimônio Caeira possui patrocínio cultural da Fundação Catarinense de Cultura, através do Edital Elizabeth Anderle, e busca registrar a memória cultural da comunidade, através de fotografias, textos, encenações e material virtual. A Dança da Ratoeira é, com certeza, uma tradição cultural que não merece ser esquecida.

O quê: Apresentação da Dança da Ratoeira do Caeira.
Quando: Dia 19 de abril (terça-feira), às 18 horas.
Quanto: Gratuito.
Onde: Jardim do Palácio Cruz e Sousa - Museu Histórico de Santa Catarina
Obs (se chover será transferido para o interior do museu)

contatos: Sumaya Lima coordenadora Projeto Patrimônio Caeira (48) 99269019
Christiane Castellen - Museu Histórico de Santa Catarina (48) 3028-8091 / 3028-8092
christianecastellen@fcc.sc.gov.br / mhscconvida@fcc.sc.gov.br

MUSEU HISTÓRICO DE SANTA CATARINA
Palácio Cruz e Sousa - Praça XV de Novembro, 227 - Centro - 88010-400 - Florianópolis - SC
Fone:(48)3028-8091 - mhsc@fcc.sc.gov.br e mhscconvida@fcc.sc.gov.br
http://www.mhsc.sc.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário