terça-feira, 19 de abril de 2011

curso de palhaço Noturno do Ospália

- Coletivo de palhaços em pesquisa, com o apoio do Espaço Arya Yoga
Será toda quarta feira das 19h até as 22h. Ínicio no dia 20 de abril

Totalizando 39horas/aula
O curso é para iniciantes, a idade minima para fazer o curso é de 16 anos.
Investimento: 60 reais mensais - Com um limite de 14 vagas
Local: Arya Yoga - Rua Dinah Queiroz, 120, praia dos Amores. Entre Itajai e Balneario Camboriú
Mais informações: http://www.ospalia.blogspot.com/

Inscrições podem ser feitas pelo e-mail ospalia@gmail.com ou pelo fone 99466070 (Charles)

Sobre o Clown - Federico Fellini
“O clown encarna os traços da criatura fantástica, que exprime o lado irracional do homem, a parte do instinto, o rebelde a contestar a ordem superior que há em cada um de nós.É uma caricatura do homem como animal e criança, como enganado e enganador. É um espelho em que o homem se reflete de maneira grotesca, deformada, e vê a sua imagem torpe. É a sombra.O clown sempre existirá. Pois está fora de cogitação indagar se a sombra morreu, se a sombra morre.Para que ela morra, o sol tem de estar a pique sobre a cabeça. A sombra desaparece e o homem, inteiramente iluminado, perde seus lados caricaturescos, grotescos, disformes. Diante duma criatura tão realizada, o clown, entendido no aspecto disforme, perderia a razão de existir. O clown, é evidente, não teria sumido, apenas seria assimilado. Noutras palavras, o irracional, o infantil, o instintivo já não seriam vistos com o olhar deformador que os torna disformes.Por acaso São Francisco não definiu a si mesmo como jogral de Deus?Lao Tsé afirmava: Quando produzas um pensamento, te ri dele.”

*Este texto é um excerto do comentário que fez Fellini a seu filme I Clowns, feito para a televisão em 1970. In ""Fellini por Fellini", L&PM Editores Ltda., Porto Alegre, 1974, págs. 1-7. Tradução de Paulo Hecker Filho.

O curso:
Partindo dessa reflexão o curso visa estimular o contato do índividuo com seus aspectos ingênuos e rídiculos que normalmente são escondidos no cotidiano tendo como principal objetivo a relação desses aspectos (rídiculos e ingênuos) com o espectador. Tudo isso num ambiente de coletividade.
O curso também tem como objetivos.
1-Incentivar a relação de confiança entre o grupo e promover um ambiente de descontração, espontaneidade através de jogos e brincadeiras
2-Despertar o corpo para o jogo cênico através de exercícios corporais que viabilizem um estado de atenção e espontaneidade própio para o trabalho.
3- Experimentar príncipios essenciais ao trabalho de palhaçaria como a triângulação (Foco-Percepção-Ação), a entrega, a relação direta com público. Além do contato com a menor máscara do mundo ( o nariz vermelho).

O trabalho prático de experimentação é a base do curso embora também seja trabalhado referências teóricas e discussões a partir delas. As discussões teóricas podem ser acompanhadas de quitutes, café, chá, suco...O Trabalho prático será exercitado através de Exercícios corporais, jogos e brincadeiras, atividades de exposição pessoal, sensibilização e improvisações cênicas.

Ospália - www.ospalia.blogspot.com - Fone- (47)9946-6070(TIM) - Charles

Nenhum comentário:

Postar um comentário