quinta-feira, 14 de abril de 2011

Exposições “On y Off. Paisagens Urbanas” e “Fotopinturas”



ABERTURA DAS EXPOSIÇÕES








FOTOPINTURAS




Dia: 14 de abril de 2011
Hora: 19:00



O Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa apresenta duas exposições individuais no mês de abril. A primeira é “On y Off. Paisagens Urbanas”, de Ana Alvarez Ribalaygua. A segunda mostra é “Fotopinturas”, de Dirce Körbes. Ambas permanecerão abertas à visitação de 14 de abril a 15 de maio.



Ana Alvarez Ribalaygua é artista multimídia e fotógrafa. Para ela a fotografia é um pretexto para construir sonhos, a imagem é o ponto de partida onde começa uma aventura. O papel é o suporte físico a partir do qual se propõem temas que chegam ao espectador através do filtro da intervenção da imagem com a incorporação de elementos habitualmente estranhos para a fotografia como leds, suportes audiovisuais, etc.

As obras ganham uma nova dimensão e a imagem estética passa a ter vida.



Em ON Y OFF cria-se um cosmos fantástico com a incorporação de centenas de LEDs nas fotografias gerando uma viagem que nos transporta do céu quase inexistente de Nova York, oculto pelos arranha-céus a cruzar pela ponte Hercílio Luz iluminada que podemos ligar e desligar com um simples click.

Um universo onírico onde as fotografias nos convidam a vislumbrar o que está acontecendo através das janelas: A vida, com seus gritos e risos, seus sucessos e suas dificuldades. Algo que acontece em qualquer lugar do mundo ao ritmo em que se ascendem e apagam as luzes da cidade, as luzes da vida.



Nascida em Santander, Espanha, estudou fotografia e desenho em Londres, escultura em madeira e em pedra no atelier do Japonês Dao Misono. Desde seus primeiros trabalhos como fotógrafa pela América Central e América do Sul realiza colaborações para revistas de viagens, edição de postais. Fez diversas exposições individuais e itinerantes pela Espanha desde os anos 90 e exposições coletivas na Itália e em feiras de arte em Madrid e Santander.





Dirce Körbes, é catarinense. Pintora e desenhista, iniciou suas atividades artísticas na década de 80 e sua trajetória inclui participações de exposições, workshops e simpósios no Brasil e Exterior. Nesta exposição apresenta 10 obras com interferências sobre fotos de sua própria autoria, sobrepondo camadas de fotografias plotadas, mescladas com serigrafias e pintura acrílica sobre tela.



Desde 2007 Dirce vem incorporando a fotografia à pintura e usa a câmera fotográfica como uma extensão do olhar, fazendo fotos como recortes de motivos que sua percepção captura entre cenas cotidianas e urbanas a paisagens de lugares visitados, fixa-se por vezes nas luzes ou a imagens refletidas em vitrines e fachadas envidraçadas dos grandes centros.



As sombras humanas são recorrentes em seu trabalho, como sombras de cidadãos apressados que rumam no mesmo sentido, retirando dali elementos que passam a povoar sua imaginação e sua temática. A artista faz uma leitura muito particular das sombras humanas que chamam a sua atenção, especialmente porque ela as usa, como uma referencia subjetiva para falar do coletivo de cidadãos ou da humanidade.



Formada e pós-graduada em Artes Plásticas pelo Centro de Artes da UDESC em Florianópolis, onde reside. Fez mostras individuais no Museu de Artes de Santa Catarina (1991), no Museu Histórico-Palácio Cruz e Sousa (2008) e na Alemanha, Akademie Kues em Bernkastel (2009) e no Parlamento de Mainz (2010). Participou de várias exposições coletivas, as mais recentes foram em Florianópolis, Paris, Buenos Aires, Itália e Estados Unidos.







Serviço: Exposições “On y Off. Paisagens Urbanas” e “Fotopinturas”

Local: Museu Histórico de Santa Catarina - Palácio Cruz e Sousa

Abertura: 14/04, às 19h

Aberto ao público







Visitação: 15/04/11 a 15/05/11, de terça a sexta, das 10h às 18h
sábado e domingo, das 10h às 16h.


MUSEU HISTÓRICO DE SANTA CATARINA
Palácio Cruz e Sousa - Praça XV de Novembro, 227 - Centro - 88010-400 - Florianópolis - SC
Fone:(48)3028-8091 - mhsc@fcc.sc.gov.br
mhscconvida@fcc.sc.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário