quarta-feira, 1 de junho de 2011

Novos recursos da pintura com Leda Catunda no Museu Victor Meirelles, Florianópolis

O Projeto Agenda Cultural do Museu Victor Meirelles promoverá nos dias 13 e 14 de junho, das 19 às 22h, a oficina “Novos recursos da pintura”, com Leda Catunda.
Nos encontros serão discutidas as características da pintura tal como era desenvolvida e compreendida no decorrer do século XX. A partir disso, será trabalhada a ampliação do conceito de pintura através de dois exercícios práticos. Serão avaliadas também as possibilidades de trabalhar a linguagem da pintura sem a utilização de tinta, através de procedimentos como colagem e montagem. Paralelamente será proposta a análise dos portfólios dos próprios participantes.
13 e 14 de junho, segunda e terça, 19-22h
Pré-inscrição até 7 de junho de 2011
Museu Victor Meirelles
Rua Victor Meirelles, 59 - Centro - Florianópolis
(48) 3222 0692 e mvm.ac@museus.gov.br
Programa da oficina
13 de junho
Prática do exercício de “pintura sem tinta”; introdução teórica, observação na história da arte recente de novas atitudes frente à pintura; início da parte prática;
*** Material requisitado aos alunos(as): tela ou pedaço de eucatex ou compensado, cola branca e materiais variados, coloridos, com imagens, com texturas ou superfícies impressas.
14 de junho
Pintura com procedimento indireto; realização de pinturas que se utilizem de procedimentos indiretos para a criação de imagens e campos de cor, tais como monotipia, carimbo, máscaras, grafite ou impressões.
*** Material requisitado aos alunos(as): tela e tinta, papel cartão, estilete, esponjas, papelão, plástico pvc cristal (0,30 ou 0,40), estêncil, chapa de linóleo e goivas, rolo de esponja.
Ministrante: Leda Catunda é nascida em São Paulo, onde se formou em 1984 em Artes Plásticas na FAAP. Expõe desde 1981 em museus e galerias no Brasil e em diversos países, tendo participado de três edições da Bienal de São Paulo. Vêm desenvolvendo recentemente trabalhos que oscilam em definição entre o que se poderia chamar de pinturas ou de objetos moles, utilizando vários tipos de tecidos e materiais para dar textura e volume. Com procedimentos próximos aos da colagem, através da soma de materiais, recortes, sobreposições e entrelaçamentos, reestrutura a superfície das pinturas em busca de uma poética da maciez. O amolecimento de formas em seus trabalhos decorre da soma de imagens não agressivas orgânicas com o uso da característica mole dos materiais empregados.
A oficina é gratuita e tem como público-alvo artistas, professores e interessados em artes visuais. Serão 30 vagas disponibilizadas. O critério de seleção será a análise das respostas enviadas pelo candidato ao questionário que segue abaixo. O processo seletivo e os critérios adotados são de responsabilidade da equipe da Agenda Cultural do Museu Victor Meirelles. Interessados em participar devem encaminhar até o dia 7 de junho de 2011 seu pedido de inscrição com os dados abaixo para mvm.ac@museus.gov.br. O resultado da seleção será divulgado por e-mail até o dia 8 de junho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário