sábado, 3 de dezembro de 2011

Regata em Itajaí terá barcos construídos pelos próprios velejadores

Barcos monotipos, bateiras e Shellback estarão na disputa

O evento que a Associação Náutica de Itajaí (ANI) está promovendo com o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) contará com barcos feitos pelos próprios velejadores. A Regata ANI-IFSC será disputada amanhã (sábado), com largada às 14 horas na localidade Saco da Fazenda, na cidade portuária catarinense de Itajaí.

Além de vários monotipos e bateiras, os barcos Shellback também estarão na disputa, construídos na oficina da ANI pelos alunos adultos que passaram pelo curso de construção naval amadora ao longo de seis meses. O custo total, entre material e aula, foi de R$ 3,2 mil: “Este projeto vem justamente para quebrar o paradigma de que, para velejar, tem que ser rico ou ter muito dinheiro. Muito pelo contrário, basta ter vocação, vontade e determinação”, diz o diretor-presidente da ANI, Claudio Copello.

A Regata ANI-IFSC marca o encerramento das atividades da Associação em 2011 e será disputada com o mesmo espírito que norteia o trabalho da entidade: entrosar a comunidade local no meio náutico. “Estamos resgatando a cultura marítima da cidade e aproximando a população do mar”, completa Copello.

A ANI foi fundada em 2001 e desenvolve um trabalho de inclusão social através da vela. Procura desenvolver a mentalidade náutica em crianças e jovens da rede de ensino municipal, através de uma série de atividades.

Classes e categorias em disputa na Regata ANI-IFSC:

Bateira Casal - para casais com o objetivo de agregar a família em torno da vela
Bateira Iniciante - para os alunos da rede municipal de ensino que estão no projeto Navegando pela Cidadania e ainda não participaram de regatas
Bateira Veterano - para os alunos, ex alunos e adultos que já velejam e participam de regatas
Shellback - classe especial para os alunos do curso de construção naval amadora, com a participação de todas as turmas que concluíram seus barcos nos anos anteriores
Monotipos - para os velejadores mais experientes que competem com barcos Laser, Dingue, Holder, Hobie Cat, etc.

http://www.nautica.com.br/noticias/viewnews.php?nid=ult96bc8455a55cf353cec2845a34ffc907

Nenhum comentário:

Postar um comentário