terça-feira, 24 de maio de 2011

Livro provoca um outro olhar sobre a obra de Meyer Filho

O Instituto Meyer Filho lança no dia 26 de maio, às 19h, na Fundação Cultural Badesc, o livro Meyer Filho - Exercício de Imaginação, organizado por Sandra Meyer, Kamilla Nunes e Teresa Siewerdt. Contemplada pelo FUNCULTURAL, a publicação revisita a obra de Meyer Filho estabelecendo um diálogo contemporâneo com o seu trabalho. Dividido em quatro eixos - (Com), (Sobre), (A Partir) e (Arquivos Implacáveis) - o livro tem o propósito de provocar uma reflexão sobre a produção do artista entre as décadas de 1950 e 1990. Para isso, reúne textos históricos, ensaios, ficções, obras e narrativas produzidas por autores convidados.
Na primeira parte, (Com), sã ;o apresentados três textos do próprio Meyer Filho. Em (Sobre) há uma reunião de artigos críticos e históricos que exploram os diversos olhares gerados pela e para a produção de Meyer. O eixo (A partir) agrupa textos ficcionais e visuais. Finalizando, (Arquivos Implacáveis) é uma cronografia dividida em duas partes - a primeira com notas do artista e a segunda com textos da época sobre ele.

Convidados
Débora Pazetto
No texto “Eros e Poiesis na obra de Meyer Filho” propõe uma discussão filosófica sobre a obra do artista.

João Evangelista de Andrade Filho
Em “Meyer Filho, filósofo das alegorias provocadoras - Temas e assuntos no repertório de um artista plástico”, o crítico e curador analisa a trajetória de Meyer Filho desde quando ele “se descobriu” artista.

Maria Amélia Bulhões
No ensaio “Uma poética ingênua e ousada”, a historiadora e crítica de arte faz referência aos desenhos em preto e branco de Meyer.

Marlen de Martino
No ensaio “As maravilhosas peripécias literárias de Meyer Filho: Orson Welles em Florianópolis”, a teórica e historiadora da arte parte de uma investigação no acervo pessoal do artista e amplia a compreensão das inúmeras aventuras e histórias fabulosas lidas por ele.


(A Partir)
Christiano Aguiar - escritor - e Marta Martins - pesquisadora
Escrevem ficções homenageando a inventividade poético-narrativa de Meyer.

Salim Miguel
No texto “Fantasia e (é) realidade”, o escritor cria um diálogo atemporal com Meyer Filho.

Fernando Lindote
O artista elaborou três pinturas a partir de uma série de desenhos de galos de Meyer Filho.

Rafael Campos Rocha
O artista e ilustrador utiliza quadrinhos para remontar às viagens de Meyer ao planeta Marte.

Walmor Corrêa
O artista criou um retrato de Meyer Filho com um coração de galo. Ao redor da obra, Corrêa reproduziu o mapa astrológico de Meyer, onde se podem vislumbrar as interferências do planeta Marte.

(Arquivos Implacáveis)

Kamilla Nunes e Teresa Siewerdt elaboraram a cronografia a partir de pesquisa no acervo disponibilizado pela família Meyer.

SERVIÇO
O que Lançame nto do livro Meyer Filho - Exercício de Imaginação
Quando 26 de maio, 19h
Onde Fundação Cultural Badesc. Visconde de Ouro Preto, 216. Centro, Florianópolis
Quanto Entrada gratuita

CONTATOS Instituto Meyer Filho - (48) 3234-8024 - Sandra Meyer - (48) 9911-6534
Kamilla Nunes - (49) 9114-6111

Nenhum comentário:

Postar um comentário