terça-feira, 17 de maio de 2011

LUA CHEIA DE BUDA 17 de maio de 2011


LUA CHEIA DE BUDA - 17/05/2011 - a partir das 08:19hsÉ PRECISO SABER A DIFERENÇA ENTRE O SUPÉRFLUO E O ESSENCIALTambém conhecido como o Festival da Iluminação é o Festival de Buda. Wesak é uma festa da libertação do despertar e da transfiguração, a jornada de volta ao lar. Promove uma ponte entre a humanidade e espiritualidade, e o equilíbrio do ser.

CELEBRAÇÃO FESTIVAL WESAK - Wesak ou Vesak é um feriado público anual tradicionalmente observado pelos budistas no sul e sudeste da Ásia (Nepal, Cingapura, Vietnã, Tailândia, Camboja, Malásia, Sri Lanka, Myanmar, Indonésia, Paquistão e Índia). Às vezes, é chamado de... "o aniversário de Buda", embora compreenda o nascimento, a iluminação (Nirvana), e a passagem (Parinirvana) do Buda Gautama. Como é uma data definida por um calendário lunar, o Wesak é comemorado em datas diferentes a cada ano, mas sempre no 1º dia da lua cheia


As Quatro Nobres Verdades - Parte 4
Carlos Alberto Iglesia Bernardo
III - Visão Geral
As Quatro Nobres Verdades
- Budismo
1.a Verdade: Da existência do sofrimento (Impermanência, Insatisfatoriedade, Impessoalidade);
As quatro nobres verdades constituem a base do Budismo, tendo a constatação da existência do sofrimento e de que todos os seres viventes estão sujeitos a ele como o ponto inicial de sua estrutura lógica.
Desde o instante em que nascemos neste mundo, estamos sujeitos ao sofrimento. Se crianças necessitamos do amparo dos adultos para nossas mínimas necessidades, se adultos temos que lutar por nossa sobrevivência e daqueles que nos são caros, se atingimos avançada idade, sentimos o declínio das forças físicas e a aproximação da morte. Durante a vida, passamos pelas mais diversas situações, pela perda dos entes queridos, pelas doenças e estamos sujeitos a sermos vitimas de acidentes e violências diversas.
2.a Verdade: Da origem do sofrimento
Para Buda, a origem do sofrimento está relacionada a ignorância, sofremos porque tomamos o mundo material a nosso redor como realidade última e objeto de nossas ambições. Sofremos porque, em nosso egoísmo, nos apegamos aos objetos exteriores e queremos eternizar o que é transitório. Tanto quanto o sofrimento, o mal é resultado da ignorância do ser. Mal é tudo que causa sofrimento ao próximo e próximo no sentido mais amplo possível, abrangendo todos os seres viventes.
3.a Verdade: Da cessação do sofrimento
O sofrimento pode ser extinto, extinguindo-se o motivo que o gera, a ignorância e a ilusão de um "eu". Com o fim do "eu" termina o egoísmo e o apego aos objetos passageiros. Em lugar do egoísmo, surgem a Sabedoria e a Compaixão. Não haverá mais sofrimento para o ser iluminado, e um mundo composto de uma maioria de seres iluminados, será um mundo feliz.
4.a Verdade: O caminho que conduz a extinção do sofrimento
De nada vale conhecer uma verdade se não for vivenciada. E as regras práticas do Budismo, expressas no Caminho Óctuplo, levam diretamente a vivenciar o desapego ao eu e ao egoísmo. Não são dogmas, mas regras de vida que se bem aplicadas tornarão o ser, um ser compassivo e sábio:
1. Palavra Correta (ser verdadeiro e justo no falar)
2. Ação Correta (agir sempre de acordo com o bem de todos, ser compassivo)
3. Meio de Vida Correto (viver corretamente, sem prejudicar a ninguém e fazendo o bem sempre que possivel)
4. Esforço Correto (procurar sempre melhorar-se a si mesmo e buscar a verdade)
5. Plena atenção Correta (prestar atenção em tudo o que se faz, para ter a visão correta do que se faz e se passa)
6. Concentração Correta (aprender a concentrar-se, para chegar ao conhecimento de si mesmo e da essência das coisas)
7. Pensamento Correto (saber pensar e pensar de maneira correta de maneira a controlar a si mesmo)
8. Correta Compreensão (procurar compreender verdadeiramente, procurar ser sábio)
Em resumo, a vivência pessoal que pode ser resumida em:
Conduta Ética (palavra correta, ação correta e meio de vida correto);
Disciplina mental (Esforço Correto, Plena Atenção e Concentração);
Sabedoria (Pensamento correto e correta compreensão);

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