segunda-feira, 2 de maio de 2011

A literatura catarinense

Ítalo Puccini*

Desde o dia 30 de outubro está acontecendo, em Porto Alegre, a 55ª Feira do Livro. Uma das maiores feiras do livro do país conta, nesta edição, com a participação de 170 autores e ilustradores de literatura infantil e juvenil. E, para os adultos, acontecem 38 oficinas e 173 mesas redondas dividindo a atenção com quase 200 expositores-livreiros.
Este ano a feira tem como país homenageado a França, integrando a programação do Ano da França no Brasil. E, como Estado convidado, Santa Catarina.
Dessa forma, a Fundação Catarinense de Cultura convidou, para participar da Feira do Livro de Porto Alegre, alguns escritores catarinenses que têm se destacado, estadual e nacionalmente, não só por suas produções literárias, mas pela disseminação da literatura produzida no Estado.
Fazem parte deste grupo, entre outros, os escritores Marco Vasques, Cristiano Moreira, Fábio Brüggemann, Dennis Radünz e Carlos Henrique Schroeder, que por lá estão autografando seus livros e conversando sobre a literatura catarinense em diferentes momentos da feira. Um fato que orgulha a nós, catarinenses, sem dúvida, pela abrangência que a literatura produzida por aqui tem alcançado. Uma literatura com nomes já consagrados, como Salim Miguel e Cristovão Tezza, que prima pela qualidade estética e narrativa, e que, ano após ano, põe em evidência nacional novos autores e suas obras.
E para nós, de Jaraguá do Sul, a satisfação não se deve somente ao destaque literário do Estado, mas, em particular, ao fato de termos um autor, senão oriundo daqui, que nesta cidade produz e dissemina a literatura, que é o Carlos Henrique Schroeder, organizador das últimas edições da Feira do Livro de Jaraguá do Sul, responsável pela formação e pelo lançamento de novos autores jaraguaenses que, por que não acreditar, daqui alguns anos poderão representar o Estado e a cidade em outras feiras do livro espalhadas pelo país.

* Ítalo Puccini - Professor de literatura e escritor.

blogs: www.um-sentir.blogspot.com
www.rabiscosfutebolisticos.blogspot.com

"Suponho que me entender não é uma questão de inteligência, e sim de sentir, de entrar em contato" (Clarice Lispector).

Nenhum comentário:

Postar um comentário