quarta-feira, 25 de maio de 2011

II Workshop Internacional “Tecnologia Social e Políticas Públicas na

Acontece nos dias 13 e 14 de junho, no Auditório do Centro de Convenções da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), o II Workshop Internacional “Tecnologia Social e Políticas Públicas na América Latina”. O evento, organizado pelo Grupo de Analise de Políticas de Inovação (GAPI/UNICAMP), busca fomentar o debate sobre desenvolvimento científico e tecnológico voltado para a inclusão social nos países da região.

O II Workshop Internacional Tecnologias Sociais e Políticas Públicas na América Latina tem como objetivo dar continuidade às discussões teórico-metodológicas desenvolvidas no âmbito do projeto de pesquisa de mesmo nome (Social Technologies and Public Policies in Latin America), financiado pelo International Development Research Center (IDRC/Canadá), além de pretender constituir um espaço de socialização dos resultados preliminares da pesquisa, de expansão da equipe do projeto e de constituição de uma rede latino-americana de pesquisadores envolvidos com o tema das tecnologias para a inclusão social. Teve sua primeira edição em julho de 2010, realizada na Universidade Nacional de Quilmes (UNQ/Argentina), sob coordenação do Prof. Dr. Hernán Thomas. Decorre de uma parceria entre o GAPI/ UNICAMP com o Instituto de Estudos sobre a Ciência e a Tecnologia (IEC) da UNQ.

O evento, financiado pelo CPNq e com o apoio da UNICAMP, contará com a participação de pesquisadores da Argentina, Chile e Uruguai, além de convidados como Susan Cozzens (EUA/GeorgiaTech) e Hugh Lacey (EUA/Swarthmore College).

O Grupo de Análise de Políticas de Inovação (GAPI), vinculado ao Departamento de Política Científica e Tecnológica da UNICAMP, vem há mais de uma década dedicando-se ao estudo das relações ciência-tecnologia-sociedade, a partir do emprego de enfoques como os de História e Sociologia da Ciência e da Tecnologia, de Economia da Tecnologia e de Análise de Política. Tem produzido uma extensa literatura sobre o tema das tecnologias para inclusão social, com destaque para os livros Tecnologia Social: ferramenta para construir outra sociedade (2009) e Estudos Sociais da Ciência e Tecnologia & Política de Ciência e Tecnologia: Alternativas para uma Nova América Latina (2009).

Professores, pesquisadores, estudantes, gestores públicos e representantes da sociedade civil do Brasil e de outros países latino-americanos podem fazer as inscrições até a data do evento por e-mail (gapi@ige.unicamp.br), enviando as seguintes informações: nome completo, instituição de origem e contato. A entrada é franca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário