terça-feira, 6 de março de 2012

projeto Estação da Música recebe o Duo de Piano e Viola para o recital Intermezzo Musical

O Museu Victor Meirelles abre mais uma vez as suas portas para a música. Desta vez o projeto Estação da Música recebe o Duo de Piano e Viola para o recital Intermezzo Musical. No programa obras de Fauré, Massenet, Gounod, Saint-Saëns e Villa-Lobos.
O concerto será nesta quinta-feira, dia 8 de março, às 20 horas, com entrada franca, na Sala de Exposições Temporárias do MVM e será dedicado ao Dia Internacional da Mulher.
O Duo é formado por Isabel Duschitz e Fernando Pabst, ambos com suas formações musicais ligadas à Universidade do Estado de Santa Catarina – Udesc.
Iniciando os estudos com o violino, Isabel Duschitz optou pela viola ao ingressar no curso de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Desde então integrou o naipe de violas de várias orquestras pelo Brasil, além de colaborar regularmente como artista convidada em grupos sinfônicos e camerísticos. Possui experiência na docência musical, tendo lecionado violino e viola no Conservatório Carlos Gomes, de Belém/PA e no Projeto Sinos Acorda, promovido pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS, em São Leopoldo/RS.
Fernando Pabst atualmente cursa graduação em Bacharelado em Piano na UDESC onde é orientado pela professora Dra. Maria Bernardete Castelan Póvoas. Tem participado de diversos masterclasses com conhecidos profissionais do instrumento, entre eles Réne Lecuona, Paulo Álvares, Hamilton Tescarollo, Ney Fialkow, Catarina Domenici, Marcelo Balat e Luiz Medalha. É bolsista de iniciação científica CNPq no grupo voltado a estudos biomecânicos e de movimento, como o Técnica, Movimento e Coordenação Motora - Conceitos e Aplicações Interdisciplinares na Ação Pianística, que desenvolve pesquisas relacionadas à prática do piano.
Se apresentando em Duo a pouco mais de um ano, Isabel Duschitz e Fernando Pabst dedicam-se desde então ao estudo do repertório para viola e piano. Em dezembro de 2011 apresentaram a sonata Op. 147 do compositor russo Dmitri Schostakovich e para o ano de 2012 preparam um inédito repertório que inclui obras de Darius Milhaud, Faustas Latenas e Valentin Silvestrov.
O projeto Estação da Música do Museu Victor Meirelles foi criado no ano passado com o objetivo de promover a música clássica, os grupos e os músicos que atuam em Florianópolis. A ideia é oferecer um local no centro da cidade, onde o público pode apreciar obras e programações de qualidade, gratuitamente, e ainda conhecer um pouco mais da música dos grandes mestres, sua história, seus personagens, autores e intérpretes, e ainda as tendências e as influências por ela geradas.
Por questões técnicas o recital será apresentado com um piano elétrico, uma vez que o Museu Victor Meirelles não possui ainda um piano acústico.

Um comentário: