segunda-feira, 26 de março de 2012

El Chorro: O Caminho do Rei na Espanha



O Caminho do Rei, para os que não tenham vertigem

"El Caminito del Rey" é uma passagem cravada nos desfiladeiros de Los Gaitanes perto de Alora (Málaga).

A rota conhecida como Caminho do Rei esta situada em um lugar chamado O Chorro, no desfiladero dos Gaitanes. É um passo peatonal de uns 3 Quilómetro e é uma rota bem conhecida entre escaladores, se chegando a criar uma lenda negra depois de ter perdido a vida excursionistas tratando do cruzar. Faz parte da nova tendência turística de viver experiências de risco.

A história conta que no ano 1921, o rei Alfonso XIII passou por ali quando abriu as reservas de água do embalse e este acontecimento deu o nome ao caminho: “O Caminho do Rei”.

É uma senda aérea construída nas paredes do Desfiladero dos Gaitanes no Chorro. É um caminho adosado ao citado desfiladero com uma longitude de 3 quilómetro, que conta com longos trechos e com uma largura de mal 1 m., o alguns ponto têm até 400 metro de profundidade com paredes praticamente verticais. O caminho acha-se muito deteriorado e quase todo o percurso está sem corrimão, inclusive, e como poderemos ver no vídeo, há segmentos que se afundaram.

Encontra-se fechado desde o ano 1992 por causa de perigo por seu mau estado. Hoje em dia sozinho é atravessado por escaladores. Um caminho que só é apto para as pessoas mais experimentadas e atrevidas.

Um comentário: