quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

“INSURGÊNCIAS EM ANGOLA…”

Aconteceu no dia 09 de janeiro de 2013, no CEPESI numa parceria com o Nucleo Afrodescendentes Manoel Martins dos Passos, o lançamento do novo livro escrito por José Bento Rosa da Silva, professor da Universidade Federal de Pernambuco e coordenador do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros da UFPE (Neab), “Insurgências em Angola: resistência ao colonialismo e ao imperialismo (1897-1917)”.
Este livro descreve um curto período de vinte anos (dentro dos 400 passados como colônia de Portugal, 1675-1975) na história desse país cuja importância para o entendimento do Brasil e dos brasileiros é de grande importância. Apesar de retratar esse curtíssimo período de Angola, o livro veio provar que “Ao contrário do que afirmaram alguns teóricos do século XIX e XX, que na África não teria história, os ensaios nos mostraram o contrário”, como escreve José Bento na conclusão de sua obra.
No prefácio, o moçambicano Elísio Macamo, professor da Universidade da Basileia, resume bem a função de Insurgência em Angola “um brasileiro que conta o mundo ao mesmo tempo em que interroga a História”. Para aqueles que desejarem adquirir o livro, informamos que o mesmo estará à venda no CEPESI ao preço de R$ 20,00 o exemplar.

Um comentário: