segunda-feira, 31 de outubro de 2011

TESOUROS DO GRANDE IMPÉRIO ROMANO

A Casa Fiat de Cultura expõe mais de 300 peças, todas originais e inéditas no Brasil, capazes de reavivar fatos, tradições e personagens da Roma Imperial
Recontar a trajetória do povo e dos imperadores romanos por meio da arte, da arquitetura triunfal, das cerimônias de poder, da vida cotidiana, das célebres conquistas e da opulência do Império. Eis o desafio de Roma – A Vida e os Imperadores, exposição gratuita que pode ser apreciada na Casa Fiat de Cultura até o dia 18 de dezembro. São mais de 300 objetos que, cada um a seu modo, representam fatos e personagens da sociedade romana nos primeiros três séculos do Império.
Na Mostra – cuja curadoria é assinada por Guido Clemente, professor de história romana na Universidade de Florença, em parceria com uma comissão científica formada por renomados estudiosos e historiadores dos principais museus italianos de arqueologia –, há 370 obras originais, entre esculturas, mosaicos, joias, cerâmicas, afrescos, adornos, vestimentas e objetos do dia a dia, provenientes de importantes instituições da Itália, como o Museu Arqueológico Nacional de Florença, o Museu Nacional Romano, o Museu Nacional de Nápoles, o Antiquário de Pompeia, o Museu Arqueológico de Fiesole e a Galleria degli Uffizi.

Entre os objetos expostos, destacam-se as três paredes com afrescos da Vila de Pompeia; as estátuas de Júpiter, Lívia (esposa de Augusto) e da deusa Isis; a cabeça colossal de Júlio César em mármore; além de máscaras teatrais; escultura de Calígula; armadura de gladiador; lamparina de ouro; desenhos do Coliseu e cerca de 60 joias. “Esta exposição é um sonho de cinco anos, agora realizado pela Casa Fiat de Cultura. Trouxemos ao Brasil um acervo deslumbrante, que nunca havia saído da Itália”, ressalta José Eduardo de Lima Pereira, presidente da entidade.

Retrato colossal de Júlio César. Esculpido entre 98 d. C. e 117 d. C
O professor Guido Clemente explica que a curadoria buscou privilegiar a abordagem dos imperadores de Roma do ponto de vista do exercício do poder e das diferentes personalidades. “Augusto, por exemplo, foi o modelo de respeito pela tradição; ao contrário de Nero, que quebrou todas as regras e fez do papel imperial símbolo de tirania e crueldade, um verdadeiro obcecado pelo luxo”, explica o curador, para quem a variedade de peças é a verdadeira riqueza da exposição, pois permite ao visitante o acesso a um mundo complexo. “Tentamos colocar o poder imperial em perspectiva e lidar com o que o império realmente foi. Nesse sentido, tratamos da vida social e familiar, da escravidão, da economia, dos hábitos diários, da religião, dos costumes, do trabalho, das casas dos ricos e da forma como os menos afortunados viviam”, afirma.

Núcleos e módulos

Em Roma – A Vida e os Imperadores, a narrativa à mostra busca, de forma cronológica, dar ênfase ao cotidiano da sociedade à época, com destaque para os principais eventos e personagens. Além disso, pretende descrever as cerimônias do poder e os festivais de ritos e deuses. Em tal “viagem”, se o ponto de partida é o processo de estabelecimento do Império - período revivido por meio da vida e obra de seus fundadores, César e Augusto -, o destino final é o terceiro século, considerado o apogeu do domínio de Roma.

Formado por riqueza cultural que abrangeu toda a Europa e parte da Ásia e da África, o Império Romano fundiu costumes e tradições que se propagaram pelo mundo ao longo dos séculos. De modo a estimular o visitante a uma “viagem no tempo”, a exposição foi estruturada em torno de quatro núcleos expositivos – O mundo de César e Augusto; O mundo de Nero; Vida no Império: o cotidiano das famílias romanas e O império multiétnico –, subdivididos em módulos. Para cada núcleo, selecionaram-se os mais representativos exemplares arqueológicos para contextualização da narrativa em exposição. Mapas, fotos e documentos ajudam o público a compreender, com facilidade, o traçado museográfico. Recursos interativos permitem que o visitante vivencie a força e o legado histórico do Império Romano em sua plenitude. Por fim, uma apurada seleção de documentários e filmes vem sendo pensada, de modo a resgatar Roma com extraordinário interesse e beleza.

FONTE - http://www.novalimaperfil.com.br/site_nlperfil/index.php?option=com_content&view=article&id=313:tesouros-do-grande-imperio&catid=14:arte-a-cultura&Itemid=16

REVISTA PERFIL - Matérias Publicadas - Arte & Cultura
Por Sonayde Borges
Ter, 18 de Outubro de 2011 15:46

Nenhum comentário:

Postar um comentário