quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Exposição mostrará 30 anos de vida artística de Xiko Bracht

Os 30 anos de atividade artística de Xiko Bracht serão mostrados em uma exposição que iniciará em Chapecó na próxima semana. Com o título “Xiko Bracht, 30 anos de vida artística – Série Os Guerreiros” a mostra será realizada no Centro Executivo Empresarial (Cesec), onde estão instaladas a Associação Comercial e Industrial de Chapecó (Acic), a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e o Sindicato do Comércio da Região de Chapecó (Sicom). Essas três entidades apoiam a mostra e com ela oficializam o Espaço Cultural Cesec, através da abertura dos corredores do centro para eventos artísticos.
A abertura da exposição será na quinta-feira, 20 de outubro, às 20h. Através de retrospectiva em painéis e também com peças inéditas, ficará aberta até 4 de novembro. Nos painéis, segundo Xiko, serão mostradas suas criações de três décadas, como esculturas, painéis em madeira, murais e troféus.
O público poderá visitar a mostra das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira. Além disso, poderão ser feitas visitas monitoradas, mediante agendamento no Sicom ou pelo telefone (49)3319-4600.
Atuação artística
Nascido em 1959, Xiko Bracht começou cedo sua vida artística, através da música e do desenho. As primeiras esculturas foram elaboradas em geso, quando tinha 15 anos, e depois passou para os entalhes em madeira. À produção de esculturas passou a dedicar-se em 1979 e a primeira encomenda, o painel em madeira “Os Dragões”, foi executada em 1981. Já no ano seguinte desenvolveu seu primeiro troféu, para o então prefeito Ledônio Migliorini, e no mesmo período participou da exposição “Jornada Médica”.
Em 1983 o artista integrou uma exposição coletiva dos artistas chapecoenses e no ano seguinte executou os troféus da Convenção Estadual da CDL, realizada em Chapecó. Já em 1984 apresentou criações na Expoarte, realizada em Chapecó.
Em busca de aperfeiçoamento, em 1986 Bracht fez estágio no Atelier Livre Escultura da Fundação Cultural de Curitiba, onde trabalhou em escultura de bronze, alumínio e resinas de poliéster e acrílicas. Em Florianópolis, no ano seguinte, fez o curso de iniciação a arte-educação, nas oficinas de artes do Centro Integrado de Cultura (CIC), da Fundação Cultural de Santa Catarina. Também em 1987 o artista participou do curso de reconhecimento e restauro de mobiliário, promovido pela Fundação Cultural de Joinville. Um ano depois integrou a exposição Grupo Chap 88, em Chapecó, e participou do projeto Nossa Terra Nossa Gente, em parceria com Antônio Chiarello.

Coletivas e murais
O artista integrou, em 1989, a coletiva de Natal no Museu Municipal Selistre de Campos, em Chapecó. Dois anos depois participou em Florianópolis do projeto Nossa Terra Nosssa Gente, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, e em 1992 criou e executou o troféu “Funcionário Padrão da Celesc”. Nesse mesmo ano criou os troféus da Convenção Nacional de Câmaras Júniors, realizada em Chapecó, e participou da Coletiva Táxi-Bar.
Em 1993 Bracht venceu o concurso para criação do troféu “Nelson Galina – Empresário do Ano”, promovido pela Associação Comercial e Industrial de Chapecó. Em 1998, o artista criou e executou o monumento aos 25 anos da Unoesc Chapecó e participou de exposição conjunta com Agostinho Duarte, no hall da Câmara de Vereadores de Chapecó. Em 1999, criou e executou o “Monumento à Bíblia”, na Praça Coronel Bertaso, o mural “Etnia”, na Estação Rodoviária de Chapecó, em parceria com o argentino José Kura, e coordenou o projeto de restauração do “Monumento O Desbravador”.
Bracht participou, em 2000, da construção do mural “Batalha de Punta Cuevas”, na Argentina, dos murais da Igreja Nossa Senhora Aparecida, no Bairro Bela Vista, em Chapecó, e da criação e execução do troféu “O Desbravador”. Esse mesmo troféu foi desenvolvido pelo artista em 2001, 2002, 2003, 2004, 2005, 2008 e 2010. Em 2001, o artista criou e executou o mural “Ciclo da Madeira”, na Praça Coronel Bertaso, em parceria com José Kura e Daniela Almeida. Também criou e executou a obra “Alegoria à Liberdade de Expressão”, na Praça Coronel Bertaso. Já em 2002 foi responsável pela criação do mural na sede do Senac e do troféu “Empresa Destaque”, do município de Saudades. No mesmo ano, participou de coletiva de artistas chapecoenses realizada como atividade inaugural da Galeria Municipal de Artes Dalme Rauen, instalada na Praça Coronel Bertaso, e da criação do troféu “Destaque Empresarial” de Cordilheira Alta.
Em parceria com Marcos Brescovici, em 2003 o artista criou e executou o mural de entrada da Casa da Cultura de Santa Bárbara do Sul (RS). No mesmo ano, desenvolveu o monumento ao milho, em Xanxerê, e em 2004 criou o mural histórico de Videira e murais na biblioteca da Faculdade de Teologia da Umesp, em São Bernardo do Campo (SP), em parceria com Marcos Brescovici. Os dois também desenvolveram, em 2005, o mural em homenagem à Salvador Arena, em São Bernardo do Campo, e no ano seguinte murais do auditório da Umesp. Já no ano de 2007, o artista fez, para a CDL de Xanxerê, o troféu “Lojista do Ano”. Em 2011, criou o “Monumento ao Imigrante”, em Itapiranga, e o troféu da Convenção Estadual do Comércio Lojista, realizada em Chapecó.


Fonte da notícia: Extra Comunica

Nenhum comentário:

Postar um comentário