quinta-feira, 8 de setembro de 2011

A infância de Pedro Souza através da cultura pernambucana

Um dos quadros do artista plástico Pedro Sou­za será sorteado em Evento de Comemoração dos 10 anos de Projeto Juventude Luzes do Amanhã.

Sobre a Obra e o Artista: O quadro assim como outras obras do pintor retratam uma idealização da cultura pernambucana. A intenção do artista foi usar tons lúdicos e de forte expressão para reprocessar imagens de sua infância, passada na zona rural de Camaragibe, assim co­mo nos veraneios de Casa Caiada, em Olinda.


O saudosismo é parte integrante da sua obra, junto à lem­brança de folguedos infantis e do folclore nordestino, como as burrinhas, as bruxinhas de pano e o pastoril. Essas imagens são aliadas a técnicas de iluminação, aliadas ao colorido e ao figurativo das telas. Pedro alega não se interessar pelas máquinas e suas tecnologias, preferindo aguçar a imaginação. “Não gosto de mostrar a vulgaridade do mundo de hoje. Minha intenção é levar o carinho e a poesia que estão em falta hoje para a casa das pessoas. Uso muito das minhas lembranças, mas não faço retratos do que vi. Retrato nossas tradições de maneira não fotográfica, e sim, intimista”. Seus quadros não são titulados, pois o artista não gosta da idéia de rotular suas obras.
A história de Pedro Souza, antes de enveredar pelas artes plásticas, teve uma passagem pelo Direito. Depois de se formar, o pintor abandonou a profissão para exercer sua veia artística, fazendo um curso de desenho e pintura na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Participou de diversas exposições individuais e coletivas, sendo uma delas na “Semana do Folclore, Fidias Artes e Objetos” na Espanha. Sua mais recente mostra individual foi em 2010 na Galeria Arte Maior.

A Campanha Arte Fraterna pretende arrecadar recursos para finalizar a Obra de Construção do Espaço Cultural do Projeto Ponto de Cultura Juventude Luzes do Amanhã desenvolvido pela Instituição Espirita Casa da Fraternidade, fundada há 23 anos.

Localizada num dos bairros mais carentes de Araranguá, desde 2001 a Instituição Espirita Casa da Fraternidade vem promovendo o “Projeto Ponto de Cultura Juventude Luzes do Amanhã”, um projeto de promoção social através da arte, que se divide em três Sub-programas: Ações Sócio Educativas e de Complementação Escolar, Ações Culturais e Ações Comunitárias e Sócio-Familiares, que interligadas geram um resultado promocional da população em situação de risco social, favorecendo a construção da ética e da cidadania.

O Ponto de Cultura vem oferecendo um espaço alternativo de criação e produção de cultura para 150 crianças e adolescentes (de 06 a 16 anos) e jovens de 16 a 24 anos em situação de risco social, integrando as dimensões do conhecer, do pensar, do vivenciar e do agir do ser humano, usando como ferramenta a Arte-Educação através de atividades sócio-educativas diversas como aulas de teatro, dança, capoeira, artesanato, música, informática, recreação, entre outras.

Desde 2010 iniciamos a Construção de um Espaço Cultural que possa melhor atender nossas crianças.Estamos na fase dos acabamentos como forro, piso e pintura, parte eletrica e hidraulica.
Abaixo anexamos a lista dos principais materiais e seus respectivos valores.
A cada doação de R$ 20,00 em materiais ou deposito bancário, lhe enviaremos um cupom para concorrer ao Sorteio do quadro no dia 05 de Novembro.

Conta: Caixa Economica Federal - agência: 0427, operação 003 - c/c 451-7
Maiores informações no site www.projetojuventude.com.br - ou pelo telefone 48-3527.0214

Nenhum comentário:

Postar um comentário