sexta-feira, 22 de outubro de 2010

"Semeando Leitores e Escritores Competentes"

Formação Continuada Grafia Braille
"Semeando Leitores e Escritores Competentes" - 120hs

Autora e Professora: Luciane Maria Molina Barbosa

Vídeo de Apresentação do Curso:
http://www.youtube.com/watch?v=VPcLVKDS1Qw

Inscrições Abertas

Início em 25 de Outubro
Plano especial Gpec para
Rede Pública - Consulte-nos!


Descrição
É cada vez mais forte a presença de alunos com deficiência visual em escolas regulares. O professor compromissado com uma educação de qualidade, muitas vezes, não se sente preparado para atender, de forma plena, as necessidades inerentes dessa ausência da visão e, por isso, investe seus esforços na procura de um caminho que lhe proporcione suporte para esse atendimento, já que não podemos considerar a alegação de que não existem profissionais para tal trabalho, o que caracterizaria discriminação, preconceito e exclusão.

Ao tentar empregar um conjunto de signos convencionais usados pelos membros de uma mesma comunidade, o homem utiliza a linguagem como sendo a capacidade de comunicar-se por meio de uma língua. Toda essa atividade comunicativa revela a necessidade de estabelecer um contato mais direto com as regras que a língua oferece. No caso dos deficientes visuais, cujo contato com a palavra escrita fica comprometido, como podemos viabilizar essa comunicação partindo da necessidade de empregar uma linguagem acessível às suas condições? De que forma podemos garantir a sua inclusão educacional, profissional e social por meio da utilização de ferramentas que os permitem exercer, plenamente, sua atividade comunicativa e de alfabetização?

Em atendimento a Portaria nº. 2.678;02 MEC, que aprova diretrizes e normas para o uso ,ensino, produção e a difusão do Sistema Braille em todas as modalidades do ensino, compreendendo o Projeto da Grafia Braille para Língua Portuguesa, este curso vem cumprir o papel de difundir o conhecimento do Sistema Braille entre os profissionais da educação e saúde, visando uma ação inclusiva no trato com deficientes visuais.
Objetivos
Capacitar professores/multiplicadores do Sistema Braille e a utilização de recursos básicos para leitura e escrita, discutindo sua utilização por pessoas com deficiência visual, bem como os benefícios na sua Inclusão sócio-educacional.

Serão abordados:
- Dados sobre cegueira e baixa visão – dados estatísticos;
- Dicas de relacionamento com deficientes visuais - dinâmica;
- Jogos e materiais adaptados;
- Visão Histórica do Sistema Braille - Criação aos dias de hoje;
- Código Braille - Simbologia, estrutura e aplicação;
- Técnicas de escrita e leitura;
- Transcrição Braille;
- Adaptação de aulas e materiais;
- Áudio-descrição na sala de aula - oficina e elaboração de roteiro escrito;
- Formas de leitura - o áudio-livro e o livro falado.

Público
Pedagogos, psicopedagogos, professores, educadores, coordenadores pedagógicos,diretores de escolas, pais, estudantes de pedagogia e licenciaturas, estagiários na área de educação, fonoaudiólogos, estudantes de fonoaudiologia, terapeutas ocupacionais, arteterapeutas, psicólogos, estudantes de psicologia e demais profissionais interessados em aprimorar seus conhecimentos sobre o assunto.

Conteúdo Programático – 120 horas
Módulo 01 - A Escola Inclusiva e o Deficiente Visual
Módulo 02 - Acessibilidade e Deficiência visual
Módulo 03 - Sistema Braille: um pouco de história
Módulo 04 - Sistema Braille: primeiros aprendizados
Módulo 05 - Sistema Braille: o alfabeto
Módulo 06 - Sistema Braille: mais representações
Módulo 07 - Sistema Braille: o texto
Módulo 08 - Sistema Braille: Tabela de Sinais
Módulo 09 - A áudio-descrição e a Educação: elaboração de roteiro escrito
Módulo 10 - Formas de Leitura: Vantagens e desvantagens

Formas de Inscrição e Pagamento dúvidas ou maiores esclarecimentos, envie um e-mail para: gpec@gpeconline.com.br

“ Pouco a pouco.....transformando a educação”

GPEC - GRUPO DE PRODUÇÃO EM EDUCAÇÃO & CULTURA LTDA
Tel/Fax. 11 - 3782-0635 – 7040 -4042
São Paulo - SP
www.gpeconline.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário