terça-feira, 12 de outubro de 2010

8ª Bienal do Mercosul anuncia curador-geral



11/08/2010 por Denis Nicola

José Roca é o curador-geral da 8ª Bienal do Mercosul, que deve acontecer em Porto Alegre/Brasil, entre os meses de setembro e novembro de 2011. A proposta curatorial criada por ele para a 8ª edição do evento pretende abordar a territorialidade a partir das perspectivas geográfica, política e cultural, e vai compreender noções de localidade, território, mapeamento e fronteira, o Mercosul como construção geopolítica, as organizações supranacionais de região e a cidade de Porto Alegre como lugar a ser descoberto e ativado através da arte. O curador-geral pretende aplicar esta temática em exposições e outras estratégias de ativação.

O projeto, aprovado por unanimidade pela diretoria da Bienal do Mercosul, está em fase de viabilização e orçamentação. Até o final do mês de agosto serão definidas as ações educativas, a composição da equipe curatorial – que deve contar com três curadores adjuntos, um curador pedagógico e um curador convidado – e a data para a apresentação pública do projeto completo.

José Roca nasceu em Barranquilla/Colômbia, em 1962. Formado em arquitetura (Universidad Nacional de Colombia) com especialização em Estudos Críticos (Whitney Independent Study Program, New York) e mestrado em Design e Gestão de Edificações Culturais (Ecole dArchitecture Paris-Villemin, Paris), tem 47 anos e trabalha entre Bogotá (Colômbia) e a Filadélfia (EUA). Atualmente, é diretor artístico da Philagrafika 2010: The Grafic Unconscious – um festival de artes gráficas contemporâneas que acontece simultaneamente em vários espaços expositivos da Filadélfia. (www.philagrafika2010.org)

Durante uma década dirigiu o programa artístico do Banco de La República em Bogotá, transformando-o em uma das mais respeitadas instituições no circuito da América Latina. Roca foi cocurador da I Trienal Poli/gráfica em San Juan/Puerto Rico (2004), da 27ª Bienal de São Paulo/Brasil (2006), do Encuentro de Medellín MDE07 (2007) e da Cart[ajena], uma série de intervenções urbanas em Cartagena/Colômbia (2007). Participou do Júri da 52ª Bienal de Veneza (2007).Ainda em 2011, Roca estará à frente da curadoria de uma exposição da artista gaúcha Regina Silveira na Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre/RS. Seus outros recentes projetos curatoriais incluem: Muntadas: Mecanismos da Imagem, a ser realizada em 2010 na Pinacoteca do Estado de São Paulo/Brasil; Välparaíso, uma série de intervenções urbanas em Valparaíso/Chile (2010); Otras Floras, na Galeria Nara Roesler, em São Paulo/Brasil (2008) e Phantasmagoria: Espectros da Ausência, uma exibição itinerante organizada por iCI e pelo Museo de Arte del Banco de la República (2007-2009).

O curador foi escolhido pela nova diretoria da Bienal, eleita no início do mês de julho pelo Conselho Administrativo da Fundação Bienal do Mercosul. Os novos dirigentes, que serão responsáveis pela gestão 2010/2011, são:

Luiz Carlos Mandelli, presidente.
Beatriz Bier Johannpeter, vice-presidente.
Ana Luiza Mottin, diretora de publicações.
André Jobim de Azevedo, diretor jurídico.
Anete Abarno, diretora representante do Município de Porto Alegre.
Antonio Tigre, diretor de marketing.
Cláudio Teitelbaum, diretor de qualidade.
Heron Charneski, diretor do Núcleo de Documentação e Pesquisa.
José Paulo Soares Martins, diretor de captação.
Justo Werlang, diretor-conselheiro.
Laura Fróes, diretora representante do Estado.
Léo Iolovitch, diretor de relações institucionais.
Mathias Kisslinger Rodrigues, diretor administrativo-financeiro.
Renato Nunes Vieira Rizzo, diretor de espaços expositivos.
Simone Flores Monteiro, diretora representante do Estado.
Telmo Netto Costa Júnior, diretor de Redes Sociais e TI.

FONTE
http://panoramacritico.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário