terça-feira, 8 de novembro de 2011

1º Itajaí Arte e Mídia

Na primeira edição do evento serão apresentadas performances de várias partes do Brasil com foco em novas tecnologias na cidade de Itajaí, assim como a promoção de workshops gratuitos e uma mesa redonda. A proposta do 1º Itajaí Arte e Mídia é fomentar a produção em arte com novas tecnologias, contribuir para o acesso a estas produções, assim como com a formação e discussão sobre processos artísticos que utilizam novas tecnologias em toda a sua multiplicidade.
O Itajaí Arte e Mídia é um festival independente produzido por Coletivo Terceira Margem e Lima Produções Culturais, foi contemplado com o “Edital do Programa de Apoio a Eventos Culturais Comunitários”, da Fundação Cultural de Itajaí e recebe o apoio cultural do SESC Itajaí.

Toda programação é aberta ao público e gratuita

Oficinas do 1º Itajaí Arte e Mídia:

Módulo 1 - “Tecnologias digitais de interação musical
para instalações, dança e performance” - Ministrante: Eufrásio Prates (DF)
Oficina de introdução a novas tecnologias computacionais baseadas no ambiente Max/MSP/Jitter para o desenvolvimento de processos criativos artísticos com ênfase na interação musical em tempo real utilizada em instalações multimídia, dança, teatro e performance contemporâneos. A oficina se conclui com a produção e apresentação de trabalhos práticos da turma.
Público: músicos e artistas em geral.
Pré-requisito: conhecimento básico em artes e multimídia digital. Leitura prévia dos textos da bibliografia.
Opcionais: Desejável que o participante traga seu NoteBook (com Max instalado), iPhone, Android Smart Phone, iPod Touch ou iPad com o programa TouchOSC pré-instalado (hexler.net/touchosc), Nintendo Wiimotes ou joysticks USB. Roupas claras (para facilitar a interação com o sistema por webcam).
Data: 12 e 13 de novembro – Matutino e Vespertino
Local: SESC Itajaí

Módulo 2 - “Performance Multimídia” - Ministrante: Coletivo Terceira Margem (SC)
Oficina em que os artistas participantes desenvolverão individualmente ou em equipe uma performance de caráter multimídia utilizando os conhecimentos adquiridos no módulo 1 assim como repertório técnico/ artístico pessoal.
Público: Artistas em geral
Pré-requisito: Ter participado do módulo 1
Data: 15 e 16 de novembro – Matutino e Vespertino com apresentação de encerramento no dia 16 à noite

PROGRAMAÇÃO

Dia 12/11 à partir das 20h30min - Local Rua Hercílio Luz(lado do Museu Histórico)

Improviso holofractal #18 | Eufrásio Prates (DF)
A série de improvisos holofractais foi iniciada em 2006 por Eufrasio Prates, em Paris, com a cantora tunisiana Imen Tnani, tendo por objetivo traduzir conceitos paradigmáticos da física contemporânea para a linguagem da música digital e das artes da performance. Depois de diversas parcerias com artistas da Eslováquia, Venezuela, Polônia, EUA e Brasil, essa versão #18 será desenvolvida em parceria com o Coletivo Terceira Margem, colocando os movimentos corporais de performers e da própria audiência como fonte geradora de sons e de imagens processadas e projetadas em tempo real.

ROUNIN | Coletivo Terceira Margem (SC)
O espetáculo narra a história de um artista de rua, estátua-viva vestido de samurai, que vê monstros nas paredes das ruas e corajosamente tenta dizimá-los. A luta deste Rounin, anti-herói que transita num universo quixotesco, se passa entre os limites da realidade e loucura, decorrente de sua incapacidade de adaptar-se ou de ser aceito numa sociedade convencional. Rounin é um homem comum, destituído de virtudes em busca de um ato heróico. O espetáculo faz uso de elementos multimídia operados via computador e projetados em ambientes urbanos.

Dia 13/11 - À partir das 9h - Local: SESC Itajaí

Instalação “timeLandscape – paths” | Juliana Mori (SP)
timeLandscape é uma investigação sobre a multilinearidade em vídeo. O projeto consiste em retratar espaços urbanos a partir de múltiplos registros de tempo e recombiná-los em panoramas multi-janela interativos. Navegando em uma rede de fragmentos temporais, os usuários podem experimentar a fragmentação, multiplicidade e simulação como parte das complexas possibilidades de representação videográfica documental.

20h30min - Mesa Redonda mediada por Carlos Franzoi (SC)
Tema: A performance e as novas tecnologias

Dia 14/11 - 20h30min - Local: Mister Miles

Novamusic – Live Performance | Emmanuel Schmidt (SC)
Criação musical em tempo real. A música, seu arranjo e forma são criados,registrados ,executados e apresentados ao publico simultaneamente e em tempo real. A performance se executa através de recursos digitais como software de gravação e sequenciamento, alem de recursos de captação e conversão de sons analógicos de uma Guitarra para o formato MIDI.

Equações | MICRA (ZoomB Laboratório Audiovisual) (SP)
O trabalho EQUAÇÕES é uma performance audiovisual realizada ao vivo a partir da interação entre dois programas. Um dos programas é responsável por gerar o áudio, que é manipulado pelo artista em tempo real. O áudio, por sua vez, alimenta um segundo programa que transforma essa informação em imagens. O áudio e as imagens são gerados exclusivamente por padrões matemáticos simples, que são familiares ao público e ao mesmo tempo capazes de criar um universo infinito de possibilidades e combinações. Sons sintéticos produzidos pelo primeiro programa são captados e analisados pelo segundo por meio da transformada de Fourier, que por ser um fundamento matemático rígido gera dados perfeitos para a construção de peças de extrema precisão geométrica. O objetivo dessa performance é estimular os sentidos da visão e audição ao criar uma relação de causa e efeito entre duas linguagens.

Dia 15/11 - 20h30min - Local: Itajaí Shopping

Esforço | Fernando Ribeiro (PR)
Quais são os sons de nossos esforços? Como potencializar esses sons? Como o som de nossas ações se misturam com demais sons que produzimos? São essas as questões que movem Fernando Ribeiro na sua performance Esforço. Na busca da ampliação dos sons que suas ações produzem, assim Ribeiro buscará compartilhar com o público os sons que produzirá ao respirar, ao se mover, ao agir. Para ampliar o alcance dos seus sons, o artista utilizará o seu “Capacete para uma mesma visão”, um objeto/aparato técnológico onde o artista compartilhará dos seus sons e a sua visão com o público local e da internet. Por meio de transmissão ao vivo pela internet, com este Capacete, o que o artista verá será o mesmo que estará sendo transmitido pelo seu site. Deste modo, o público local poderá ver a ação ao vivo assim como a projeção da visão do artista.

Dia 16/11 - À partir das 18h Local: UNIVALI

Apresentação de performance desenvolvida durante workshop

Contato: Leandro – 47 9975.7270 - Marcelo – 47 9946.3388
Ou pelo e-mail: coletivoterceiramargem@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário