quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Festival de Fotografia Floripa na Foto 2011

O Festival de Fotografia Floripa na Foto toma conta do Centro Histórico de Florianópolis de 25 a 30 de outubro de 2011 reunindo fotógrafos e apaixonados por fotografia de todo o Brasil.

A programação propõe um panorama da fotografia latino-americana por meio de múltiplos olhares que formam o mosaico cultural que se estende pelo continente.

Palestras, fóruns, workshops, leitura de portfólio, debates, exposições e projeções estabelecem uma gama de atividades durante os seis dias do festival.



Itinerância
Um Festival em circuito


O Festival de Fotografia Floripa na Foto 2011, além de reunir em Florianópolis fotógrafos e apaixonados por fotografia de diversas regiões do Brasil e da América Latina, traz a proposta de estabelecer um estreitamento das relações como o interior do Estado de Santa Catarina.

Esta proposta pretende consolidar a cultura fotográfica em Santa Catarina e contribuir para que através deste intercâmbio cultural seja constituído em Santa Catarina um lugar onde se pense a fotografia em sua forma mais ampla abrangendo a produção, a realização e a reflexão sobre a imagem fotográfica; valorizar a produção Catarinense e contribuir para que haja um intercâmbio cultural entre os fotógrafos e pensadores do Estado.

Esta proposta será efetivada através de parceria entre a coordenação do Festival Floripa na Foto com a Fundação Catarinense de Cultura – FCC, e levará para 10 regiões do estado exposições, palestras, workshops, projeções, leitura de portfólio e ações educativas.

O circuito do Festival de Fotografia Floripa na Foto vai passar por dez regiões catarinenses, além da Capital, contemplando as cidades de Lages, Treze Tilias, Xanxerê, Descanso, Itapema, Pomerode, São Bento do Sul, Laguna, Araranguá.

O circuíto acontecerá em novembro e dezembro de 2011 e em cada cidade serão realizados Exposição fotográfica; Workshop para fotógrafos; Formação de educadores; Ação educativa; Leituras de portfólio; Palestras;Leitura de Portfólio e Projeção em espaço público.
PalestrasAs palestras gratuítas acontecerão nos períodos matutino e noturno, no antigo Cine Ritz, localizado na Rua Arciprestes Paiva, 110, Centro. Entrada pelo calçadão da Rua Padre Miguelinho.


Dia 25
19:00 – Palestra de Abertura – Claudi Carreras. Laberinto de Miradas: A Fotografia contemporânea na América Latina

Dia 26

09:00 – Julieta Escardó. 10 anos da Feira do Livro de Fotos de Autor na Argentina

10:00 – Caio Oliveira. Reprodução artística em substratos museológicos

11:00 – Roberto Huarcaya. Una mirada a la fotografia Peruana Contemporanea

19:00 – José Roberto Comodo. IMAGENS QUE COMUNICAM: Um paralelo entre a linguagem fotográfica e a linguagem gramatical.

Dia 27

09:00 – Ayrton de Magalhães. A trajetória de um fotógrafo e seu trânsito entre a subjetividade individual e a consciência coletiva.

10:00 – Paulo Cezar Boni, Fernanda Capibaribe e Antônio Carlos Mafalda. Fórum de Fotojornalismo: O Estado da Arte no Ensino do Fotojornalismo

20:00 – Eduardo Gil . Siglo XXI. El fin de la fotografia?



Dia 28

09:00 – Orlando Azevedo. A saga da paixão: Expedição ao universo da emoção

10:00 – Boris Kossoy, Rosely Nakagawa e Diógenes Moura.

Mesa: Tramas curatoriais: Por onde transita o olhar do curador?

19:00 – Daniel Sosa. Polìticas pùblicas en fotografía: Experiencia del Centro de Fotografía de Montevideo.

20:00 – J. R. Ripper. Fotografia Compartilhada.



Dia 29

09:00 – Alex Villegas. Retoque – excessos e processos

10:00 – Milla Jung, Cris Bierrenbach, Rosana Paulino e Silvana Leal . Imagens Contemporâneas

20:00 – Claudio Feijó. O olhar na construção dos sentidos

Workshops■“Auto-retrato: da concepção à finalização de um projeto” – Cris Bierrenbach – 28 e 29/10 das 14h às 18h. O workshop destina-se a pessoas com projetos de fotografia em andamento ou em estado embrionário voltados para o auto-retrato. O objetivo do encontro é discutir o processo, da idéia inicial, conceitualização até as diversas possibilidades de finalização: que material usar, qual o tamanho e formato, como tratar as imagens, como apresentá-las. A artista vai apresentar algumas de suas produções explicando a processo pelo qual passou para chegar ao resultado final e em seguida fará uma analise, juntamente com o grupo,dos trabalhos dos participantes.


■ Fotografia em Transe: Fotografia autoral” – Orlando Azevedo – 25, 26 e 27/10 das 14h às 18h – Workshop prático/teórico onde Orlando Azevedo mostrará um grande painel que sintetiza questões fundamentais à formação de um fotógrafo abordando essencialmente as múltiplas informações do universo da fotografia quer em caráter formativo e informativo como também filosófico: história, autores, livros, curadorias, projetos. O resultado final gera um debate onde se estabelece a cumplicidade regida pela ética e pela estética na imagem fotográfica. Requisito: Ter iniciação em fotografia e já estar envolvido com a profissão.



■ “Descondicionamento do Olhar” – Claudio Feijó – 28/10 das 09h as 18h – As técnicas de desenvolvimento artístico e expressivo se compõem de três grandes universos: o aspecto objetivo (a técnica), o aspecto subjetivo (a visão pessoal) e a interação entre os dois, ora a técnica possibilitando o desenvolvimento da linguagem, ora a linguagem buscando e transformando o uso dessa técnica. A facilidade de se entender o aspecto objetivo, estudá-lo e comunicá-lo se contrapõe à subjetividade angustiante decorrente da dificuldade de expressão de uma visão de mundo através das técnicas artísticas. Saber o que se quer, olhar sem a contaminação dos modelos existentes, buscar dentro d’alma um olhar mais significativo e tocante, são questões essenciais do Descondicionamento do Olhar.

■“Edición de imágenes y construcción de narrativas visuales” - Claudi Carreras – 27 e 28/10 das 14h às 18h – Sin duda el proceso más complejo en el medio fotográfico contemporáneo es el de la edición. Hoy en día, no es suficiente con hacer buenas fotos. Se necesita generar, construir narrativas y investigar entre las posibilidades de difusión para encontrar el lugar apropiado de nuestras imágenes. En este taller se plantea revisar los portafolios de todos los participantes y pensar juntos en distintas posibilidades de edición, los mecanismos de difusión y visibilidad y la construcción de narrativas visuales. Requisitos: Fotógrafos o estudiantes que ya tengan ensayos visuales. Se tendrá que traer al taller una edición (preferiblemente impresa) de 12 a 20 imágenes de un mismo proyecto. Tradução: Sem dúvida, um dos processos mais complexos no meio da fotografia contemporânea é a edição. Hoje, não é suficiente fazer boas fotos, é necessário construir narrativas e pesquisar entre as possibilidades e meios de difundir para encontrar o lugar apropriado em nossas imagens. Este workshop pretende estudar os portfólios dos participantes e pensar juntos em possibilidades de edição, mecanismos de divulgação e visibilidade e construção de narrativas visuais. Requisitos: Fotógrafos ou estudantes que tenham ensaios fotográficos.Requisito: trazer uma edição (de preferência impressa) de 12-20 imagens de um mesmo projeto.)


■“Metodologías para o desenvolvimento de processos para projetos Fográficos de longo alcance” – Roberto Huarcaya – 25/10 das 10h às 18h e 26/10 das 14 as 18h - Consistió en pedirle al grupo seleccionado una producción o selección de imágenes en función a un concepto determinado que designo, allá fue ” El Borde ” . Se comienza el trabajo un par de semana antes por interent y se genera algún tipo de retorno a los trabajos presentados, antes de llegar uno , en donde ademas de la lectura del trabajo Se incide en distintas metodología de pro cesos parta desarrollar proyectos personales. Tradução: O worshop consiste em pedir ao grupo uma produção ou seleção de imagens em função de um conceito particular designado. O trabalho começa duas semanas antes via interent e gera algum tipo de retorno para os trabalhos, de forma que antes de chegar a o seu próprio trabalho, o participante se inclue na leitura dos demais trabalhos, é afetado pela divisão de diferentes metodologia e processos para desenvolver projetos autorais.


■ “Produccion personal y construccion de sentido” - Eduardo Gil – 28 e 29/10 das 14h às 17h – Trabalho teórico e practico con los participantes a partir de sus propios trabajos. Se aconseja que los participantes tengan como minimo dos años de experiencia fotografica. Los participantes deberan presentar una carpeta con un minimo de 15 fotografias y un maximo de 25 en un tamaño minimo de 20 x 25 cm. No encuadernadas. Tradução: Aula teórico e prático com os participantes a partir de seu próprio trabalho. É aconselhável que os participantes tenham pelo menos dois anos de experiência em fotografia. Os participantes devem apresentar um portfólio com um mínimo de 15 fotografias e um máximo de 25 em um tamanho mínimo de 20 x 25 cm (não encadernados).


■“Gerenciamento de cores e fluxo de pré-impressão para fotógrafos” - Clicio Barroso – 28 e 29/10 das 13h às 18h – Nível do participante: intermediário / avançado 10% de desconto para associados Fototech. A fotografia contemporânea exige como pré-requisito o conhecimento técnico de procedimentos digitais, e saber transferir a imagem para o papel com fidelidade de cores e resultados de qualidade é hoje fundamental. Clicio Barroso mostra de forma simples e lógica os caminhos da imagem por todos os dispositivos, explica suas limitações e demonstra que a cor pode sim se manter visualmente inalterada desde a captura até a impressão. Desmistificando o gerenciamento de cores e a conversão de cor para P&B, e preparando fotografias para impressão fineart em papéis de algodão Canson, Clicio se beneficia dos perfis ICC e das suas interações para extrair o que há de mais profundamente rico nas altas e baixas luzes das imagens digitais. Objetivos: Pensar e preparar a fotografia desde a sua captura, para que o produto final do fotógrafo, que é o impresso, tenha toda a qualidade possível. Conteúdo Programático: Curso demonstrativo (hands-on, com notebooks dos participantes) que aborda o gerenciamento de cores e workflow da imagem digital, até a sua impressão. Serão trabalhados os cuidados na captura digital, calibragem de monitores e câmeras, perfis ICC, arquivo master RGB, modo LAB, RGB para P&B, falsos perfis, calibragem de impressoras, o Color Settings do Photoshop, ingestão das imagens no Lightroom, processamento dos arquivos RAW, interpolação, conversão dos arquivos e pré-impressão.

■“Still Life ( fotografia de produto)” – Cláudio Brandão – 26 e 27/10 das 13h às 17h – Pré-requisito câmeras com regulagem de exposição manual. Tipos de fontes luminosas. Qualidade da Luz/White Balance/Fotometragem/Objetivas ideais/Design fotográfico. Prática e demonstração. Garrafas, produtos especulares, jóias.

■“Fotografia documental humanista” – J.R Ripper – 25 a 29/10 das 14h às 18h – Proposta da oficina – Discutir a fotografia documental humanista, a comunicação e os Direitos humanos a partir de uma conversa sobre história da fotografia, fotógrafos humanistas, formatação de um projeto de documentação e experiências com fotógrafos populares. Exercício da fotografia compartilhada atrás da documentação da família ou de alguém querido. 1 dia – A comunicação e a fotografia como direito humano fundamental. Conversa sobre a história da fotografia, a comunicação oficial, única e os estereótipos. O processo de estigmatização e marginalização dos moradores das favelas e demais espaços populares. As fotos “limpas” de Roger Fenton na Criméia (1855) escondem os conflitos e introduzem a censura na reportagem fotográfica. As fotos de Mathew Brady mostram os horrores da Guerra de Secessão (1865). A fotografia documental da Farm Security Administration: Roy Striker, Walker; Evans e Dorothea Lange – A idéia da foto compartilhada e o desafio de fotografar alguém da família ou alguém querido e partilhar com os fotografados e demais fotógrafos a experiência. 2 dia – Conversando sobre o trabalho de fotógrafos humanistas Cartier Bresson , Eugene Smith , Sebastião Salgado , Leus Hime e Dom Mac CullingO homem como elemento principal , a edição no discurso político , a mudança do olhar e o aprendizado com o próprio trabalho. Como foi o primeiro dia da fotografia compartilhada. 3 dia – Conversa com autor – A documentação de Ripper – Como foram documentados alguns temas – discussão de conteúdo , composição e técnica e retorno do trabalho aos fotografados – . Discussão sobre segundo dia da fotografia compartilhada. 4 dia – Como realizar um trabalho autoral humanista . Desde o pensar o tema, o que levar nas viagens até o destino do trabalho discussão sobre o terceiro dia da fotografia compartilhada. 5 dia – Apresentação dos trabalhos feitos durante o período da oficina e leitura coletiva de portfólios . Trabalhos e projetos dos participantes serão apresentados e discutidos por todos.



■ “Ver e Olhar” – Rogério Ferrari – 26 e 27/10 das 10h às 18h - A oficina/palestra ver e olhar não está orientada para uma formação estrita sobre técnica fotográfica, mas para enfatizar a importância de que anterior à técnica é preciso perceber o mundo e o lugar onde vivemos. Para isso, resgatar a atenção diante do que vemos e sobre como estamos vendo. Nessa perspectiva, saber que a fotografia e qualquer tipo de expressão artística,documental e noticiosa,corresponde a um ponto de vista e à conceitos culturais que não devem ser tomados como universais ou como um a priori. A fotografia pode ser um meio através do qual, além de refletir, é possível propor outra realidade. Considerando esse aspecto, levaremos em conta a necessidade de perceber sobre até que ponto o nosso olhar desatento e condicionado está reforçando uma existência e uma estética padronizada. Um fotógrafo, então, poderá afirmar e ressaltar identidades culturais como também a nossa condição comum que exige associar ética com estética.. Discutir e identificar a corrupção da nossa sensibilidade quando nada mais nos indigna. Perceber o papel da imagem na transmissão de valores e interesses. E, diante disso, o quanto um olhar atento define a maneira de ver, olhar e fotografar.

■“WORKSHOP DE RETRATO DOCUMENTAL” – Com ênfase no uso do flash eletrônico (strobe flash) – Fábio Elias – 25 e 26/10 das 13h as 18h – Neste workshop o fotógrafo e professor Fabio Elias, especialista em expedições e retratos documentais elaborou um workshop com seu material didático fotografado em mais de 140 países. Nele será tratado um dos temas mais comuns e ao mesmo tempo mais desafiadores da fotografia: Retratar uma pessoa contextualizada num ambiente seja ele externo ou interno, isto é, dar ao mesmo tempo importância tanto para a pessoa (em um primeiro plano) quanto para paisagem ou arquitetura ou qualquer outro ambiente que a mesma se encontre. Além disso desmistificar o uso do flash eletrônico criando imagens diferenciadas e grande impacto. Independentemente se a luz é natural (onde usaremos técnica de fill flash) ou se totalmente controlada através de flashes strobes, rebatedores e outros acessórios. 1a Parte: Teoria: O participante poderá melhorar suas fotografias de viagens, documentais, de família, comerciais, books, catálogos, editoriais etc. Serão abordados temas como: Abordagem fotográfica & Antropologia da imagem – Técnicas de composição. Linguagem & Estilo fotográfico. Uso e escolha de objetivas. Uso de acessórios de iluminação (flashes , rebatedores, snoots, radio transmissores etc). Montagem de sets de iluminação com unidades Canon e/ou Nikon. Direção de fotografia & Direção de Modelos. 2a Parte: Prática: Locação a ser definida onde os participantes colocarão em prática com um(a) modelo os ensinamentos os ensinamentos e técnicas discutidas no encontro teórico. Material necessário dos participantes: Câmeras e objetivas e flash (para quem tiver).

■“Direito autoral” – JOSÉ ROBERTO COMODO – 25, 26 e 27/10 das 14h as 18h – MÓDULO 01: DIREITOS DO FOTOJORNALISTA - As Leis que nos protegem: Constituição, Código Civil e Lei de Direitos Autorais; Quais são as obras fotográficas protegidas? Nem tudo é protegido; Direitos Patrimoniais; Direitos Morais; Prova de autoria em fotografia digital; Co-autoria; Direitos dos assistentes em fotografia social; O crédito na publicidade; O uso em portifólio; Como receber em dia os valores combinados com as agências de publicidade; Plágio e releitura; Como usar o Poder Judiciário; Estudo de “cases”; Rodada de perguntas. ■MÓDULO 02: DIREITOS DO FOTÓGRAFO PUBLICITÁRIO - Fotografar pessoas desconhecidas na rua: o que pode e o que não pode; Usando a imagem de modelos; Usando a imagem de pessoas comuns; Pessoas em um lugar X Um lugar com pessoas; A fotografia autoral e a imagem das pessoas; A liberdade de imprensa e o uso da imagem; Como prevenir processos por uso indevido de imagem; A imagem das pessoas e o portifólio do fotógrafo: resolvendo conflitos; Estudo de cases; Rodada de perguntas.
■ MÓDULO 03: DIREITOS DO FOTÓGRAFO SOCIAL - O que é um contrato; Diferença entre licença e cessão; Licença ou Cessão: total ou parcial; Licença ou Cessão: com ou sem exclusividade; Contratos do mundo da fotografia: com modelos, com fornecedores, com assistentes, com agências, com cliente final; Como redigir você mesmo seus contratos com segurança; Cláusulas que fazem a diferença; Rodada de perguntas.


■ ”LA ERA DE LOS FOTOGRAFOS AUTOEDITADOS: Claves para la edición y producción de Libros de Fotos de Autor ” – Julieta Escardó – 25/10 das 9h ás 18h e 26/10 das 14h às 18h – El interés por los libros de fotografía nunca ha sido tan importante como en estos tiempos. Los fotógrafos encuentran que es uno de los mejores soportes para transmitir ideas y experiencias. Hacer un libro supone un largo proceso de conceptualización, edición, diseño y producción. Y una vez listo, darlo a conocer, ponerlo en circulación, venderlo. Este taller ofrece claves para quienes están interesados en editar sus propios libros de fotografías. La propuesta del taller está orientada básicamente a la producción de libros o maquetas de libros y será desarrollada en dos ejes: 1. Parte teórica o expositiva: Amplio panorama de libros de fotógrafos realizados bajo diferentes técnicas y enfoques. Proyección de imágenes. 2. Trabajo de producción: El objetivo es que cada participante pueda plasmar su idea en un libro o maqueta de libro para su posterior edición. Requerimientos: 1. El taller está dirigido a fotógrafos que tengan un proyecto de libro en mente y quieran desarrollarlo en este marco. 2. Se invita a los participantes a presentarse la primera clase con el material con el que quieran trabajar: un trabajo o ensayo fotográfico ya avanzado o concluido, fotografías u objetos que tengan valor afectivo sobre los que quieran trabajar y materiales o herramientas que quieran utilizar. Plan de trabajo: Charla de introducción. Diferencias entre el libro de artista y prototipos de edición. Nuevas tecnologías de impresión digital. Estéticas y posibilidades. Panorama sobre los libros argentinos. Presentación de los proyectos de los participantes. (media jornada); Trabajo de taller sobre los proyectos presentados por los participantes. Edición, diseño, puesta en página, posibilidades de producción, difusión.(dos jornadas); Cierre de los trabajos, análisis grupal sobre los procesos recorridos y los resultados alcanzados, exposición de los trabajos realizados. (media jornada). Tradução“A ERA DOS FOTOGRAFOS AUTOEDITADOS: Chaves para edição e produção de livros de fotos de autor” O interesse em livros de fotos nunca foi tão importante como nos últimos tempos. Para os fotógrafos é um dos melhores meios de comunicação para transmitir idéias e experiências. Fazer um livro é um longo processo de concepção, edição, design e produção. E uma vez feito, torná-lo conhecido, colocá-lo em circulação e vendê-lo. Este workshop oferece sugestões para os interessados ​​em publicar seus próprios livros de fotografias. A oficina centra-se principalmente na produção de livros ou de modelos de livros e será desenvolvida em dois: 1. Teórica ou expositiva: Amplo panorama de livros de fotografias realizados sob diferentes técnicas e abordagens. Projeção de imagens. 2. Trabalho de produção: O objetivo é que cada participante possa traduzir sua idéia em um livro ou em um modelo de livro para posterior edição. Requisitos:1 O workshop é destinado a fotógrafos que têm um projeto de livro em mente e que desejam desenvolve-lo. 2 Os participantes são convidados a apresentar-se na primeira aula com o material que querem trabalhar: um trabalho ou ensaio fotográfico já avançado ou concluído, fotografias ou objetos de valor sentimental para serem trabalhados e materiais ou ferramentas que queiram utilizar. Plano de trabalho – A oficina será realizada durante 3 dias, em jornadas de 4 horas diárias.
1.Aula introdutória. Diferenças entre livro de artista e prototipos de edição. Novas tecnologías de impressão digital. Estéticas e possibilidades. Panorama de libros argentinos. Apresentação dos projetos dos participantes. (Meio dia)
2.Oficina sobre os projetos apresentados pelos participantes. Edição, design, make-up, posibilidades de produção e difusão. (Dois dias).
3.Encerramento dos trabalhos, análise do grupo sobre processos percorridos e resultados alcançados, tours, exposição dos trabalhos realizados (Medio dia).■“Retrato Autoral : ESPELHO/JANELA” – Scott MacLeay – 26, 27 e 28/10 das 13:30h às 17:30h – Este workshop é uma versão concentrada do workshop Creative Process “RETRATO AUTORAL” criado em Paris pelo fotógrafo canadense Scott MacLeay. Este workshop será centrado em retrato não-comercial como um poderoso meio de expressar noções sobre a natureza humana e sobre nós mesmos – como uma janela para o mundo e / ou como uma imagem espelhada do fotógrafo. A ênfase será no desenvolvimento de novas linguagens gestuais (códigos e atitudes) e estruturas composicionais assim como na importância conceitual da cor na arte do retrato autoral. Também será abordado o uso do retrato como um veículo para expressar noções mais abstratas, tais como “a presença de quietude e silêncio”. Tanto o controle da qualidade da luz como da cor serão exploradas no contexto desses temas diversos. Um curso prático, com um tempo considerável sendo dedicado a demonstrações e sessões de retratos de estúdio. O objetivo é dar ao aluno uma base conceitual sólida na arte do retrato fotográfico não-comercial – isto é, retratos, cujo objetivo é apresentar a percepção do fotógrafo sobre o assunto ou usar o assunto como um veículo autobiográfico para dizer algo específico sobre si mesmo ou talvez sobre outros – o tema constitui uma espécie de espelho ou uma janela que revela o que e como o fotógrafo vê e sente. Há sempre uma dose de auto-retrato em qualquer retrato.

Leituras de PortfólioA Leitura de Portfólio é um momento de troca de idéias que proporciona ao leitor a oportunidade de conhecer a produção fotográfica atual, ao mesmo tempo que tem como objetivo dar mais visibilidade aos trabalhos dos fotógrafos, que terão a oportunidade de apresentar seus portfólios a um reconhecido profissional da área.

Dia 27

Das 9 às 12 horas

Claudi Carreras
Das 14 às 18 horas

Rosely Nakagawa

Das 14 às 16 horas

Diógenes Moura

Dia 28

Das 14 às 16 horas

Diógenes Moura

Dia 29

Das 14 as 18 horas
Boris Kossoy

Orlando Azevedo

ExposiçõesRosane Cechinel

Daniel Herrera e André Costantin

Henrique Pereira

Alessandro Gruetzmacher

Álvaro de Azevedo Diaz e marco Giacomelli

Cláudio Brandão

Coletivo 6 x 6

Cris Bierrenbach

Floripa na Foto – Intervenção Urbana

João Abreu

Joyce Mussi
Orlando Azevedo

Otávio Nogueira

Scott Macleay

Virginia Yunes

Rogério Ferrari

ContatoSecretaria / Inscrições:

contato@floripanafoto.com

Horário: 13h às 19h

(48) 99351534 (tim) – (48) 84293325 (oi) – (48) 91420233 (vivo)

Coordenação:

Lu Renata / lurenata@yahoo.com.br / (48) 99011334

Lucila Horn / lucilahorn@duoarte.com / (48) 99351533

Produção:

Duo Arte e Produção (48) 33652324

Assessoria de imprensa:

FIFO LIMA – fifolima@gmail.com

(48) 4141-2116 / 9146-0251

FONTE http://floripanafoto.com/

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